sexta-feira, 27 de maio de 2016

As aulas de LIBRAS


Através das aulas presenciais e dos textos disponibilizados pela professora da disciplina, tive a oportunidade de conhecer  um pouco mais a fundo a batalha enfrentada  diariamente pelos deficientes auditivos e também alguns fatores peculiares que são indispensáveis para a vida íntegra dessas pessoas.
          Faz-se  necessário destacar que a comunidade surda vem percorrendo uma trajetória um tanto árdua, na qual questionam e solicitam mudanças  que amparem suas necessidades e direitos a muito tempo, mesmo adquirindo algumas conquistas nas últimas décadas em diferentes espaços, tendo como  exemplos o reconhecimento da cultura  e a oficialização da língua de sinais no Brasil no ano 2002, percebemos que ainda há muita a ser feito e melhorado para que os surdo tenham uma vida digna, que possam interagir com todos os seres humanos, não só com os seus pares e bem como em todos os ambientes.
      Então, é importante que seja garantido pelos nossos governantes efetivamente os direitos conquistados por eles até o momento,  não só quanto a diferença linguística e cultural que lhes é devida,  não só nos espaços educacionais, mas em todos os demais espaços.
           No site https://culturasurda.net, é possível encontrarmos vários documentários que tratam sobre o assunto. Um deles, encaminhados para que assistíssemos, nos faz refletir, percebermos que é inaceitável nos dias atuais deficientes surdos ainda encontrem obstáculos que dificultam a acessibilidade até mesmo para estudar, fazer a carteira de motorista, ter  um atendimento médico de qualidade e por aí seguem outros tantos outros exemplos.
É imprescindível destacar a importância da língua de sinais para a comunidade surda, pois é através da língua de sinais que é uma língua gestual – visual que os surdos conseguem  trocar experiências, informações, conversar  e aprender um com os outros. 
É através da língua de sinais que as comunidades surdas se encontram, trocam  experiências adquirem conhecimentos e reafirmam o seu modo de comunicar-se com os indivíduos e com o ambiente. 
São nestes encontros que eles  acabam construindo a identidade surda, percebendo as semelhanças e diferenças, necessidades e construindo artefatos culturas. 

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