Colegiados que compõem a Gestão
Democrática
A construção
coletiva da educação deve ocorrer a partir da participação da
comunidade em decisões da escola. Essa participação pode ocorrer através de
órgãos colegiados que devem existir nas
escolas: o Conselho Escolar, o Conselho de Classe, Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil.
O Conselho Escolar é espaço de debate e
tomada de decisões com a participação de
todos os atores da comunidade escolar, como professores, funcionários, pais e
alunos. Funciona como espaço de diálogo e como instrumento de gestão da escola.
Entre os temas debatidos no conselho estão o currículo, a qualidade do ensino,
a inclusão social, o sucesso escolar, entre outros. Além disso, é de extrema
importância a participação do Conselho na elaboração do PPP. (DALBERIO, 2008).
O
Conselho de Classe constitui o espaço de elaboração de
estratégias de ação para a melhoria da
qualidade e dos resultados do processo
de ensino e aprendizagem. Porém, o Conselho de Classe é entendido e realizado
de forma equivocada, apenas como um momento de troca de informação sobre as
notas dos alunos através de aspectos
quantitativos e decidindo as aprovações
ou reprovações.(DALBERIO, 2008).
As
Associações de Pais e Mestres
constituem um espaço de participação geralmente tímida, pois os pais não
possuem conhecimento de questões da educação relacionadas a aportes teóricos e
pedagógicos, assim como desconhecem seu
papel de cidadãos. Esse colegiado deve ser incentivado a debater e refletir
sobre os problemas da escola, buscando formas de solucioná-los, não apenas
através das festas ou outros trabalhados. (DALBERIO, 2008).
E
o Grêmio Estudantil representa uma organização que deve ser
incentivada, pois os alunos não podem ser apenas receptores de conhecimentos
desvinculados de sua realidade. A escola
deve ser o espaço onde o aluno aprende,
além de conteúdos, a ler criticamente o mundo à sua volta , buscar seus direitos,
conhecer seus deveres e construir sua cidadania. (DALBERIO, 2008).
REFERENCIA
DALBERIO, Maria Cecília Borges.
Gestão democrática e participação na escola pública popular. Revista
Iberoamericana de Educación. N.47/3 – 25out.2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário