terça-feira, 18 de julho de 2017



Colegiados que compõem a Gestão Democrática

A construção coletiva  da educação  deve ocorrer a partir da participação da comunidade em decisões da escola. Essa participação pode ocorrer através de órgãos  colegiados que devem existir nas escolas: o Conselho Escolar, o Conselho de Classe, Associação  de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil.

O Conselho Escolar é espaço de debate e tomada de decisões  com a participação de todos os atores da comunidade escolar, como professores, funcionários, pais e alunos. Funciona como espaço de diálogo e como instrumento de gestão da escola. Entre os temas debatidos no conselho estão o currículo, a qualidade do ensino, a inclusão social, o sucesso escolar, entre outros. Além disso, é de extrema importância a participação do Conselho na elaboração do PPP. (DALBERIO, 2008).
               
          O Conselho de Classe  constitui o espaço de elaboração de estratégias de ação para a melhoria  da qualidade e dos resultados  do processo de ensino e aprendizagem. Porém, o Conselho de Classe é entendido e realizado de forma equivocada, apenas como um momento de troca de informação sobre as notas  dos alunos através de aspectos quantitativos  e decidindo as aprovações ou reprovações.(DALBERIO, 2008).
               

          As Associações de Pais e Mestres constituem um espaço de participação geralmente tímida, pois os pais não possuem conhecimento de questões da educação relacionadas a aportes teóricos e pedagógicos, assim como desconhecem  seu papel de cidadãos. Esse colegiado deve ser incentivado a debater e refletir sobre os problemas da escola, buscando formas de solucioná-los, não apenas através das festas ou outros trabalhados. (DALBERIO, 2008).
              
          E o Grêmio Estudantil  representa uma organização que deve ser incentivada, pois os alunos não podem ser apenas receptores de conhecimentos desvinculados  de sua realidade. A escola deve ser o espaço  onde o aluno aprende, além de conteúdos, a ler criticamente o mundo à sua volta , buscar seus direitos, conhecer seus deveres e construir sua cidadania. (DALBERIO, 2008).



REFERENCIA

DALBERIO, Maria Cecília Borges. Gestão democrática e participação na escola pública popular. Revista Iberoamericana de Educación. N.47/3 – 25out.2008.

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