quarta-feira, 17 de janeiro de 2018



RESUMO DAS PRINCIPAIS IDEIAS DO TEXTO À SOBRA DESTA MANGUEIRA DE PAULO FREIRE

O livro de Paulo Freire, À sombra desta mangueira, apresenta o fundamento da obra do autor, a dialogicidade, ou seja, o diálogo. Neste texto, observou-se alguns conceitos importantes para a compreensão desse termo, o autor explica que não há comunicação sem a dialogicidade, sendo que a comunicação está no núcleo do fenômeno vital.
Freire trata da natureza humana constituindo-se social e historicamente e não como a priori e como o caminho que fazemos é infinito e inconcluso, caracterizando-nos como seres históricos. Nessa infinitude ocorre a busca permanente, a esperança de aprender e construir-se. A consciência do inacabamento torna o ser educável.
Chama-se a atenção para o fato da intencionalidade não se esgota na racionalidade, pois o ser precisa compreender-se, inserir-se no mundo, fazer parte da totalidade, razão, sentimentos, emoções e desejos. Assim, há consciência de mim no mundo e em relação ao outro. Há a necessidade da experiência relacional ao nível de existência e dos contatos, ao nível de vida.
Na relação, no contato, Paulo Freire trata da complexidade, da curiosidade em espantar-se diante das pessoas, o que elas fazem, dizem, o que pensam sobre determinados fenômenos, na boniteza e na feiura. Quando ocorre a memorização mecânica, perde-se todo esse contato, essa curiosidade.
Ao exemplificar uma situação cotidiana, as ações que se desencadeiam desde que uma pessoa sai de casa para o trabalho, as pessoas que se se têm um diálogo pelo caminho, o autor fala da curiosidade desarmada, o que difere da sala de aula, que se configura como um contexto teórico, onde se exige a curiosidade epistemológica. Mas, não é o espaço do contexto teórico que o faz necessariamente teórico, mas sim, a postura da mente. Assim, compreende-se que não é o conhecimento científico que é rigoroso, é a postura de aproximação do objeto.
Freire destaca que diante dessa postura tomada, desconsiderando a curiosidade, tendo como fim a visão técnica e pura, no sentido do treinamento instrumental do educando, os reduz a meros intelectuais subalternos, no uso de técnicas e materiais de ensino, assim, transmitindo em sua prática, os conteúdos “indispensáveis”, aqueles obrigatórios.

Por fim, Freire afirma que a dialogicidade, a comunicação e a intercomunicação, abertos à disposição de conhecer e mais conhecer é indispensável ao conhecimento. Diferentemente, da curiosidade ingênua e epistemológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário