RESUMO DAS PRINCIPAIS IDEIAS DO TEXTO À
SOBRA DESTA MANGUEIRA DE PAULO FREIRE
O
livro de Paulo Freire, À sombra desta mangueira, apresenta o fundamento da obra
do autor, a dialogicidade, ou seja, o diálogo. Neste texto, observou-se alguns
conceitos importantes para a compreensão desse termo, o autor explica que não há
comunicação sem a dialogicidade, sendo que a comunicação está no núcleo do
fenômeno vital.
Freire
trata da natureza humana constituindo-se social e historicamente e não como a
priori e como o caminho que fazemos é infinito e inconcluso, caracterizando-nos
como seres históricos. Nessa infinitude ocorre a busca permanente, a esperança
de aprender e construir-se. A consciência do inacabamento torna o ser educável.
Chama-se
a atenção para o fato da intencionalidade não se esgota na racionalidade, pois
o ser precisa compreender-se, inserir-se no mundo, fazer parte da totalidade,
razão, sentimentos, emoções e desejos. Assim, há consciência de mim no mundo e
em relação ao outro. Há a necessidade da experiência relacional ao nível de
existência e dos contatos, ao nível de vida.
Na
relação, no contato, Paulo Freire trata da complexidade, da curiosidade em
espantar-se diante das pessoas, o que elas fazem, dizem, o que pensam sobre
determinados fenômenos, na boniteza e na feiura. Quando ocorre a memorização
mecânica, perde-se todo esse contato, essa curiosidade.
Ao
exemplificar uma situação cotidiana, as ações que se desencadeiam desde que uma
pessoa sai de casa para o trabalho, as pessoas que se se têm um diálogo pelo
caminho, o autor fala da curiosidade desarmada, o que difere da sala de aula,
que se configura como um contexto teórico, onde se exige a curiosidade
epistemológica. Mas, não é o espaço do contexto teórico que o faz
necessariamente teórico, mas sim, a postura da mente. Assim, compreende-se que
não é o conhecimento científico que é rigoroso, é a postura de aproximação do
objeto.
Freire
destaca que diante dessa postura tomada, desconsiderando a curiosidade, tendo
como fim a visão técnica e pura, no sentido do treinamento instrumental do
educando, os reduz a meros intelectuais subalternos, no uso de técnicas e materiais
de ensino, assim, transmitindo em sua prática, os conteúdos “indispensáveis”,
aqueles obrigatórios.
Por
fim, Freire afirma que a dialogicidade, a comunicação e a intercomunicação,
abertos à disposição de conhecer e mais conhecer é indispensável ao
conhecimento. Diferentemente, da curiosidade ingênua e epistemológica.
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