A importância da discussão sobre bullying nas escolas
O fenômeno bullying surgiu nos
anos 2000 e vem chamando a atenção de pais, professores, equipe diretiva e
comunidade escolar. O site Brasil Escola define essa expressão:
Bullying
é um termo da língua inglesa (bully= “valentão”) que se refere a todas as
formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas,
que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos,
causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outras pessoas
sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo relacionadas dentro
de uma reação desigual de forças e poder.
Assim,
deve-se considerar que o bullying não corresponde apenas à agressão física,
também é a violência psicológica, que pode passar despercebida a partir de
“brincadeiras”, apelidos, implicâncias e até mesmo brincadeiras normais entre
os alunos.
Pode-se dizer que o bullying é um problema crônico dentro das
instituições e difícil de ser combatido sem um trabalho e diálogo constante
entre os professores e os pais. A conversação entre todos os envolvidos na
rotina da escola é bastante importante para identificar as diferentes formas de
agressão, que podem ser: insultar verbalmente, dar empurrões e pontapés, criar
boatos humilhantes, inventar apelidos que ferem a dignidade do colega, entre
outras formas mais sutis, como excluir um colega das atividades realizadas em
grupo.
Sendo assim,
algumas medidas podem ser tomadas a fim de tratar essas questões e abarcar um
número maior de alunos nas atividades, motivando-os a refletir sobre as suas
atitudes:
-Organização
de apresentação de teatro e criação de paródias na escola (música, dança);
-Atividades
que valorizem a diversidade na escola;
- Palestras
com profissionais da área da psicologia.
Portanto,
compreende-se o bullying como um problema social crônico das instituições
escolares, tratar sobre o assunto a partir do envolvimento de toda a comunidade
escolar pode trazer resultados positivos em longo prazo. Entretanto, calar
diante de um problema tão sério, é deixar o aluno à mercê dos agressores que
causam, muitas vezes, a evasão escolar daqueles que sofrem calados.
Ao observar a
clientela da escola na qual realizarei meu Estágio Obrigatório, percebeu se que
alguns grupos dispõem de algumas atitudes um tanto maldosas e infelizes no que
diz respeito as relações interpessoais dos indivíduos que compõem o grupo
discente da escola. Partindo desse pressuposto, faz se necessário ter um olhar
mais atento e crítico no que diz respeito as relações estabelecidas pelos
alunos neste ambiente. Visto que demonstram uma falta de respeito enorme ao
tratar com os colegas e demais alunos da escola. Afirmo que essas atitudes não
são evidenciadas na turma que farei o estágio e sim nas demais, o que
indiretamente influencia negativamente os demais alunos da escola. Antes que
vire uma epidemia, faz se necessário e importantíssimo estabelecermos alguns
critérios para que a escola não vire palco para esses atos desumanos.
Atividades
cercadas de reflexões serão realizadas semanalmente durante o período
trabalhado com a turma, proporcionando assim aos alunos diferentes formas de expor
suas ideias e opiniões sobre o assunto tratado, estabelecendo momentos de
interação sócio afetiva em meio as atividades lúdicas com cunho pedagógico.
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