segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS ESCOLARES




A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS ESCOLARES
Com o avanço na tecnologia, hoje na escola, ao conversarmos com os alunos, é raro aquele que não têm acesso às redes sociais. Apesar das disparidades econômicas do nosso país, grande parte dos estudantes possui smartphones, notebooks, tablets, entre outros equipamentos.
Uma pesquisa realizada por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV – SP- 2018) constatou que o número de smartphones nas ruas e casas brasileiras superou a marca de um aparelho por habitante. Os números apontam que o Brasil possui 210 milhões de habitantes, e possui pelo menos 220 milhões de celulares inteligentes ativos, e na categoria de dispositivos portáteis, na qual notebooks e tablets se incluem, temos hoje, uma marca de 306 milhões de aparelhos.
Nesse sentido, a partir dos números apresentados, nota-se que o uso dessas ferramentas não pode ser desconsiderado pelos profissionais da área da educação. Compreende-se que o uso das novas tecnologias, bem como o acesso à internet no planejamento das aulas deve ser uma constante. Mas como os docentes podem utilizar as novas tecnologias?
Acredita-se que o professor possui o papel de mediador do conhecimento, esse pode partir da organização de projetos, incentivando a pesquisa e contribuindo para que os alunos possam escolher entre tantas informações, as mais seguras sobre os temas pesquisados. Incentivar os alunos para que estudem questões sociais, fenômenos da natureza, ou seja, temas que possam contribuir para ampliar a aprendizagem do aluno. Também, os assuntos podem ser divididos por áreas do conhecimento, proporcionando momentos em que os próprios alunos possam optar pela disciplina que mais lhe cause curiosidade.
Sobre os projetos, de acordo com Joibert (1993), o desenvolvimento deve ser elaborado pelos alunos com o auxílio do professor, as temáticas necessitam ser pertinentes à realidade do aluno. Dessa forma, acredita-se que ele irá se sentir desafiado a pesquisar e buscar formas diferenciadas de pesquisa.
Ao contrário das aulas mais tradicionais, as ferramentas tecnológicas que os alunos possuem podem ser utilizadas para as pesquisas, como buscas no Google, para fazer o download de livros, imagens, vídeos, documentários relacionados ao tema de pesquisa escolhido pelos alunos. Dependendo da faixa etária dos alunos, o professor pode explicar sobre buscas em sites acadêmicos. Para a apresentação dos projetos, podem-se fazer vídeos, a criação de blogs, entre tantas outras possibilidades.
Portanto, acredita-se que hoje, com o acesso que os alunos e professores têm a informações. A organização de projetos de pesquisa é uma forma de os professores direcionarem os estudantes há um universo bem maior que as paredes da sala de aula, proporcionando a busca pelo desenvolvimento integral do educando.


 Partindo deste viés, foram utilizados inúmeros recursos tecnológicos nas aulas que compõem o Projeto do Estágio Obrigatório solicitado pelo Curso. Gratificante e enriquecedor perceber o domínio e a rapidez com que os alunos mexem nestes recursos e o tanto de conhecimento que adquirem fazendo uso dessas tecnologias como suporte didático. Abusca e a interação entre os alunos é uma constante, pois sede do descobrir novos horizontes se faz presente arduamente, fazendo com eles ampliem seus conhecimentos tornando os significativos.

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