A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS ESCOLARES
Com o avanço
na tecnologia, hoje na escola, ao conversarmos com os alunos, é raro aquele que
não têm acesso às redes sociais. Apesar das disparidades econômicas do nosso
país, grande parte dos estudantes possui smartphones,
notebooks, tablets, entre outros
equipamentos.
Uma pesquisa
realizada por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV – SP- 2018)
constatou que o número de smartphones
nas ruas e casas brasileiras superou a marca de um aparelho por habitante. Os
números apontam que o Brasil possui 210 milhões de habitantes, e possui pelo
menos 220 milhões de celulares inteligentes ativos, e na categoria de
dispositivos portáteis, na qual notebooks
e tablets se incluem, temos hoje, uma
marca de 306 milhões de aparelhos.
Nesse
sentido, a partir dos números apresentados, nota-se que o uso dessas
ferramentas não pode ser desconsiderado pelos profissionais da área da
educação. Compreende-se que o uso das novas tecnologias, bem como o acesso à
internet no planejamento das aulas deve ser uma constante. Mas como os docentes
podem utilizar as novas tecnologias?
Acredita-se
que o professor possui o papel de mediador do conhecimento, esse pode partir da
organização de projetos, incentivando a pesquisa e contribuindo para que os
alunos possam escolher entre tantas informações, as mais seguras sobre os temas
pesquisados. Incentivar os alunos para que estudem questões sociais, fenômenos
da natureza, ou seja, temas que possam contribuir para ampliar a aprendizagem
do aluno. Também, os assuntos podem ser divididos por áreas do conhecimento,
proporcionando momentos em que os próprios alunos possam optar pela disciplina
que mais lhe cause curiosidade.
Sobre os
projetos, de acordo com Joibert (1993), o desenvolvimento deve ser elaborado
pelos alunos com o auxílio do professor, as temáticas necessitam ser
pertinentes à realidade do aluno. Dessa forma, acredita-se que ele irá se
sentir desafiado a pesquisar e buscar formas diferenciadas de pesquisa.
Ao contrário
das aulas mais tradicionais, as ferramentas tecnológicas que os alunos possuem
podem ser utilizadas para as pesquisas, como buscas no Google, para fazer o
download de livros, imagens, vídeos, documentários relacionados ao tema de
pesquisa escolhido pelos alunos. Dependendo da faixa etária dos alunos, o
professor pode explicar sobre buscas em sites acadêmicos. Para a apresentação
dos projetos, podem-se fazer vídeos, a criação de blogs, entre tantas outras
possibilidades.
Portanto,
acredita-se que hoje, com o acesso que os alunos e professores têm a informações.
A organização de projetos de pesquisa é uma forma de os professores direcionarem
os estudantes há um universo bem maior que as paredes da sala de aula,
proporcionando a busca pelo desenvolvimento integral do educando.
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