sexta-feira, 24 de abril de 2015

Minhas Memórias....

        Minhas memórias são marcadas pelas curvas bruscas e delicadas, que a vida dá em nossa história diariamente. Filha única, meus pais eram casados até os meus 14 anos, quando resolveram que para o bem dos envolvidos nesta relação o melhor a fazer era a separação. Passei a morar somente com a minha mãe, as dificuldades começaram a bater na nossa porta, mas graças a Deus já era época de férias escolares o que me possibilitou sair de férias e passar alguns dias na casa dos meus padrinhos em Candelária. A intenção era passar dias, mas o tempo foi passando ,fui ficando. Nesse meio tempo ajudava nos deveres domésticos e auxiliava meu padrinho, pois ele tinha diabetes e já estava na cadeira de rodas por ter sido necessário amputar os membros inferiores.
            O período de inicio do ano letivo estava se aproximando, num belo dia minha prima filha de meus padrinhos que era professora por opção e vocação, sentou para conversar comigo e perguntou se eu tinha interesse em permanecer com eles naquele ano, já que por inúmeros motivos minha mãe estava passando por dificuldades financeiras. Ela me matriculou em uma escola estadual para iniciar o meu ensino médio. Durante o mesmo ano ela perguntou se eu não queria ajuda- lá na escola de educação infantil na qual ela era diretora, auxiliando as professoras quando houvesse falta de um profissional. Eu aceitei, mas o que me fez aceitar primeiramente foi o valor que ela me alcançaria por dia trabalhado, e por segundo o fato de eu gostar de criança. Mas jamais até o momento teria passado em minha cabeça a ideia de ser professora. Passei o ano todo ajudando – a na escola.
 Na virada para o próximo ano me pego surpreendida com um convite que ela me faz, perguntando - me se eu tinha interesse em fazer Magistério, atualmente nomeado como Curso Normal, em uma escola particular do município muito bem quista e requisitada na região. Passei dias e dias pensando se seria uma boa ideia, não estava convencida que seria o melhor a fazer, mas aceitei. E foi neste dia em diante que minha vida tomou outro rumo, e claro para melhor. E foi assim que ingressei e iniciei minha docência.
            Após a conclusão do curso, não parei mais, trabalhei com a educação infantil e logo após comecei a trabalhar com as séries iniciais agora, anos iniciais. E foi paixão e entrega, e hoje ainda, a cada aula parece - me que é a primeira. Passei 9 anos , com contratos temporários do Estado, pipocando de escola em escola. De todo ruim não foi, pois conheci e convivi com inúmeras realidades, pessoas e práticas pedagógicas. O que engrandeceu valiosamente minha trajetória docente.
            Nesse meio tempo casei, tive uma filha e vim morar em Sapucaia do Sul, meu atual paradeiro. Voltei a trabalhar com a educação infantil, passei no concurso do Estado para professores, fui chamada, assumi minha vaga em junho de 2014 na escola na qual continuo atuando até hoje com o 1° e 2° ano do ensino fundamental.

            Acredito que a minha docência nesta escola, vem de encontro com os objetivos que a escola traça todos os anos, já que leva mais tempo para rever o Projeto Politico Pedagógico da mesma. Tento proporcionar aos meus pequenos, situações nas quais eles possam interagir com os colegas e o meio que os cerca, desenvolvendo se gradativamente, dando significado para cada construção do conhecimento realizada, visando sempre trabalhar em grupo para que desde o início adquiram o habito de valorizar a si e ao próximo, respeitando as diferenças das diversas culturais que encontramos na sociedade.
   

                 "Educação não transforma o mundo.
              Educação muda pessoas.
              Pessoas transformam o mundo."

                                                      Paulo Freire

2 comentários:

  1. Kasandra, que bonito seus padrinhos poderem acolhe-la e a filha deles mostrar-lhe o caminho da educação, estão de parabéns. Na realidade com a experiência que ela tinha conseguiu ver que você se tornaria uma profissional competente, como é hoje.. continue assim, a cada dia aprendemos com as diferentes realidades, e você teve essa oportunidade.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Kasandra. Estou passando pelos blogs para conhecer um pouquinho mais de cada uma. Muito bom ver suas reflexões sobre educação como elemento de mudanças pessoais e sociais. Espero poder contribuir nesta tua jornada.
    Conta comigo.
    []'s
    JacqueAguiar

    ResponderExcluir