A partir das leituras realizadas e do vídeo que assisti, percebi a
importância do educador compreender os modelos pedagógicos para analisar em
quais deles sua pratica pedagógica se encaixa, se alia, pois esta união entre
prática e teoria podem vir a enriquecer o trabalho docente em sala de aula, já
que o principal objetivo do professor é oferecer ao aluno uma aprendizagem de
qualidade e significativa, formadora de um ser integral crítico/reflexivo para
conviver na sociedade que está inserido, “... um sujeito pensante que seja
capaz de criar situações novas, capaz de invenção...” nas palavras de Becker.
Os três modelos citados pelo autor e
minuciosamente caracterizados durante o texto, me fizeram refletir sobre a
minha prática, encontrando semelhanças e diferenças entre o que estava sendo
exposto. Afinal, qual deles é o mais adequado para que o ensino-aprendizagem aconteça realmente?
Minha pratica possui resíduos de cada um dos modelos, mas percebo que
nem uma e nem outra é certa ao ponto de dar conta de toda a construção do
conhecimento do aluno.
No decorrer da minha trajetória já vivenciei
todas elas, seja como aluna, seja como professora, pois estes modelos são
reflexos da história da sociedade com seus avanços e lacunas.
Percebo nos dias atuais, alguns pontos fazem a
diferença como facilidade de encontrar informações, de pesquisar e trocar
experiências, fazendo com que o professor consiga cada vez mais, criar situações e ações que não
se atenham apenas em transmitir e acumular conhecimento, mas que vão além
disso, possibilitando a expansão das competências e da capacidade de aprender,
pois “... o aluno se apropria do conhecimento na medida que ele reinventa o
conhecimento para si e nesta reinvenção ele amplia suas capacidades de
conhecer. Talvez em nenhuma outra época da humanidade tanto quanto na
atual, tenhamos necessitado tanto de expandir
nossa capacidade de aprender.”, afirma Becker .
Analisando tudo que foi lido e ouvido, e levando
em consideração a minha pratica pedagógica, penso que ainda teremos trabalhos e
desafios a fazer para conseguirmos a escola de nossos sonhos, já que a escola
que queremos é influenciada por outros aspectos que, muitas vezes, vão além de
nossa capacidade docente.
Acredito que o melhor modelo a seguir, levando em
consideração o que penso ser a escola ideal e enquanto profissional da
educação, é o pedagógico
relacional, pois vem de
encontro com o trabalho que realizo, através de projetos que partem do
interesse do aluno. Em minhas metodologias de ensino, procuro fazer com que
eles aprendam a pesquisar, trabalhar em grupo, cooperar, trocar conhecimento
com colegas e professora, interagindo com o meio que os cerca, já que concordo
com Zabala (2002, p. 28-29),
quando afirma que “nos métodos globalizados, os alunos mobilizam-se para
chegar ao conhecimento de um tema que lhes interessa, para resolver alguns
problemas do meio social ou natural que lhes são questionados, ou para realizar
algum tipo de construção. (...)”
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