sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Refletindo sobre a minha prática pedagógica

A partir das leituras realizadas e do vídeo que assisti, percebi a importância do educador compreender os modelos pedagógicos para analisar em quais deles sua pratica pedagógica se encaixa, se alia, pois esta união entre prática e teoria podem vir a enriquecer o trabalho docente em sala de aula, já que o principal objetivo do professor é oferecer ao aluno uma aprendizagem de qualidade e significativa, formadora de um ser integral crítico/reflexivo para conviver na sociedade que está inserido, “... um sujeito pensante que seja capaz de criar situações novas, capaz de invenção...” nas palavras de Becker.
Os três modelos citados pelo autor e minuciosamente caracterizados durante o texto, me fizeram refletir sobre a minha prática, encontrando semelhanças e diferenças entre o que estava sendo exposto. Afinal, qual deles é o  mais adequado para que o ensino-aprendizagem aconteça realmente?
Minha pratica possui resíduos de cada um dos modelos, mas percebo que nem uma e nem outra é certa ao ponto de dar conta de toda a construção do conhecimento do aluno.
No decorrer da minha trajetória já vivenciei todas elas, seja como aluna, seja como professora, pois estes modelos são reflexos da história da sociedade com seus avanços e lacunas.
Percebo nos dias atuais, alguns pontos fazem a diferença como facilidade de encontrar informações, de pesquisar e trocar experiências, fazendo com que o professor consiga cada vez mais,  criar situações e ações que não se atenham apenas em transmitir e acumular conhecimento, mas que vão além disso, possibilitando a expansão das competências e da capacidade de aprender, pois “... o aluno se apropria do conhecimento na medida que ele reinventa o conhecimento para si e nesta reinvenção ele amplia suas capacidades de conhecer. Talvez em nenhuma outra época da humanidade tanto quanto  na atual, tenhamos necessitado tanto de  expandir nossa capacidade de aprender.”, afirma Becker.
Analisando tudo que foi lido e ouvido, e levando em consideração a minha pratica pedagógica, penso que ainda teremos trabalhos e desafios a fazer para conseguirmos a escola de nossos sonhos, já que a escola que queremos é influenciada por outros aspectos que, muitas vezes, vão além de nossa capacidade docente.

Acredito que o melhor modelo a seguir, levando em consideração o que penso ser a escola ideal e enquanto profissional da educação, é o pedagógico relacional, pois vem de encontro com o trabalho que realizo, através de projetos que partem do interesse do aluno. Em minhas metodologias de ensino, procuro fazer com que eles aprendam a pesquisar, trabalhar em grupo, cooperar, trocar conhecimento com colegas e professora, interagindo com o meio que os cerca, já que concordo com Zabala (2002, p. 28-29), quando afirma que  “nos métodos globalizados, os alunos mobilizam-se para chegar ao conhecimento de um tema que lhes interessa, para resolver alguns problemas do meio social ou natural que lhes são questionados, ou para realizar algum tipo de construção. (...)”


Nenhum comentário:

Postar um comentário