CRIANÇA
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CONCEITO
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SELVAGEM
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Criança
merecedora de ser observada, estudada a partir de novas análises sobre a
infância, levando em conta que é “um ser social”. A criança é “diferença
potencialmente perigosa e disruptiva” que precisa ser controlada, educada e
socializada, uma
etapa a ser superada no processo de desenvolvimento, sendo o mundo adulto
assumido como a referência positiva de desenvolvimento e completude.
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NATURAL
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Criança
que durante sua infância relaciona – se com outras crianças a partir de suas vivências sociais que embasa seu desenvolvimento. Desenvolvimento
não só físico e cognitivo, mas também social.
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SOCIAL
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Criança
que “segue” o padrão desejado, ou
seja, o qual define que a infância deve ser um processo de adequação ao
“mundo social adulto”.
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Qual conceito de infância baliza minhas práticas pedagógicas (ou mesmo sua relação com a infância, de maneira mais
ampla). Por quê?
O conceito de infância que vem de
encontro com a minha prática pedagógica é o de “criança natural”, que desenvolve-se naturalmente a partir das relações com os outros e interagindo com o ambiente em que vive, porque acredito que aprendendo com as situações vividas, é possível formar suas habilidades e competências de forma integral.
REFERÊNCIAS
JENKS, Chris.
Constituindo a criança. Revista Educação, Sociedade e Culturas, n. 17, 2002.
Disponível em: http://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC17/17-arquivo.pdf
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