sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Conceito de Criança segundo Jenks





CRIANÇA
CONCEITO




SELVAGEM

Criança merecedora de ser observada, estudada a partir de novas análises sobre a infância, levando em conta que é “um ser social”. A criança é “diferença potencialmente perigosa e disruptiva” que precisa ser controlada, educada e socializada, uma etapa a ser superada no processo de desenvolvimento, sendo o mundo adulto assumido como a referência positiva de desenvolvimento e completude.




NATURAL

Criança que durante sua infância relaciona – se com outras crianças a partir  de suas vivências sociais que  embasa seu desenvolvimento. Desenvolvimento não só físico e cognitivo, mas também social.



SOCIAL

Criança que  “segue” o padrão desejado, ou seja, o qual define que a infância deve ser um processo de adequação ao “mundo social adulto”.


          Qual conceito de infância baliza minhas práticas pedagógicas (ou mesmo sua relação com a infância, de maneira mais ampla). Por quê?

O conceito de infância que vem de encontro com a minha prática pedagógica é o de “criança natural”, que  desenvolve-se naturalmente a partir das relações com os outros  e interagindo com o ambiente em que vive, porque acredito que aprendendo com  as situações  vividas, é possível formar suas habilidades e competências de forma integral. 

REFERÊNCIAS

 JENKS, Chris. Constituindo a criança. Revista Educação, Sociedade e Culturas, n. 17, 2002. Disponível em: http://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC17/17-arquivo.pdf

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