sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Analisando propagandas a partir dos conceitos de gênero e sexualidade



Como podemos observar, a campanha publicitária desenvolvida pela marca “Couro Fino” utilizou-se de imagens de uma criança branca, com  traços delicados e angelicais, demonstrando ser bem cuidada, com um bom nível socioeconômico, reproduzindo um contexto histórico cultural em que somente  indivíduos com esta cor de pele e posição social é que teriam condições para serem consumidores dos produtos fabricados por eles.
Tratam-se de fotos apelativas  que nos fazem refletir sobre as vestes da criança e a pose, pois deixa subentendido que ela está  erotizando e sensualizando no contexto, imitando  poses  vistas diariamente em redes sociais.
De forma explícita, a propaganda deixa de levar em consideração a infância e tudo o que a cerca, direitos como: a dignidade, o respeito e o dever de preservar a integridade física e emocional dos menores de idade.
Ridiculariza a infância ao reproduzir na foto um adulto em miniatura. A infância fica esquecida numa imagem de criança que não vê a hora de crescer, para poder usar maquiagens, sapatos de saltos e joias, fazendo transparecer na  cena, um aspecto de futilidade, como se apenas a beleza exterior de uma pessoa fosse o aspecto mais relevante de sua personalidade.

 Acredito que este truque midiático tem o propósito de atingir a criança que habitam dentro das mulheres, sobretudo, na frase utilizada como slogan. Porém, é infeliz ao minimizar e  expor de certa forma a infância, colocando-a no papel que as cenas divulgam.


REFERÊNCIA
SITE: http://lounge.obviousmag.org/so_para_loucos/2014/04/compre-batom-seu-filho-merece.html:

Nenhum comentário:

Postar um comentário