Segundo os
PCNs ( Parâmetros Curriculares Nacionais ) os conceitos geométricos
constituem importante parte do currículo de matemática no ensino fundamental,
porque, por meio deles, o aluno desenvolve um tipo especial de pensamento
que lhe permite compreender , descrever e representar de forma organizada, o
mundo em que vive.
Partindo
deste viés, oportunizo aos meus alunos no decorrer do ano letivo, variadas
situações situações de aprendizagens que oferecem condições para que eles
possam explorar aplicar e apropriar se da linguagem e dos conteúdos que
contemplam forma e espaço. Proporcionar práticas pedagógicas centradas no
estudo e exploração do ambiente que nos cerca, fazendo uso então, de
conhecimentos geométricos. Pois os educandos necessitam do desafio e de
recursos que o levem a pôr em prática o que sabem, desenvolvendo tentativas que
o levem a construir novos conhecimentos.
As crianças
aprendem observando, manipulando e representando, ou seja, as crianças aprendem
geometria transformando objetos ou construindo ideias, hipóteses, visualizando,
mexendo, criando representações escritas, mentais etc.
Na fase de
alfabetização o professor deve proporcionar aos alunos situações que
desenvolvam noções de lateralidade (esquerda, direita), noções topológicas,
como dentro e fora, para isso poderá utilizar o próprio corpo e outros objetos
como ponto de referência.
Ao
trabalhar com a localização no espaço, a localização é apontada como um
fator fundamental de apreensão do espaço e está ligada inicialmente à
necessidade de levar em conta a orientação. Para orientar-se no espaço é
preciso começar por se orientar a partir do seu próprio corpo.
Segue a
descrição de algumas atividades propostas, a fim de que a aprendizagem
aconteça: construção de itinerários, exploração e criação de situações que
envolvam formas geométricas, exploração da sala de aula e os objetos que a
compõem, atividades envolvendo as figuras planas e sólidas: construção dos
sólidos geométricos, comparar a forma de objetos aos sólidos geométricos,
tangram, dobraduras , releitura de obras, confecção de maquetes e plantas baixas,
localização a partir de mapas, jogos e brincadeiras como cabra cega,
representação no papel quadriculado, simetria, atividades envolvendo perímetro,
espelho de classe, representação gráfica, blocos lógicos, mosaico, caça
ao tesouro, sequência, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário