sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Trabalhando Espaço e Forma na Alfabetização



                 
        Segundo os PCNs  (  Parâmetros Curriculares Nacionais ) os conceitos geométricos constituem importante parte do currículo de matemática no ensino fundamental, porque, por meio deles, o aluno desenvolve um tipo  especial de pensamento que lhe permite compreender , descrever e representar de forma organizada, o mundo em que vive.
Partindo deste viés, oportunizo aos meus alunos no decorrer do ano letivo, variadas situações situações de aprendizagens que oferecem condições para que eles possam explorar aplicar e apropriar se da linguagem e dos conteúdos que contemplam forma e espaço. Proporcionar práticas pedagógicas centradas no estudo e exploração do ambiente que nos cerca, fazendo uso então, de conhecimentos geométricos. Pois os educandos necessitam do desafio e de recursos que o levem a pôr em prática o que sabem, desenvolvendo tentativas que o levem a construir novos conhecimentos. 
As crianças aprendem observando, manipulando e representando, ou seja, as crianças aprendem geometria transformando objetos ou construindo ideias, hipóteses, visualizando, mexendo, criando representações escritas, mentais etc.

Na fase de alfabetização o professor deve proporcionar aos alunos situações que desenvolvam noções de lateralidade (esquerda, direita), noções topológicas, como dentro e fora, para isso poderá utilizar o próprio corpo e outros objetos como ponto de referência.
Ao trabalhar com a localização no espaço, a localização é apontada como um fator fundamental de apreensão do espaço e está ligada inicialmente à necessidade de levar em conta a orientação. Para orientar-se no espaço é preciso começar por se orientar a partir do seu próprio corpo.

Segue a descrição de algumas atividades propostas, a fim de que a aprendizagem aconteça: construção de itinerários, exploração e criação de situações que envolvam formas geométricas, exploração da sala de aula e os objetos que a compõem, atividades envolvendo as figuras planas e sólidas: construção dos sólidos geométricos, comparar a forma de objetos aos sólidos  geométricos, tangram, dobraduras , releitura de obras, confecção de maquetes e plantas baixas, localização a partir de mapas, jogos e brincadeiras como cabra cega,  representação no papel quadriculado, simetria, atividades envolvendo perímetro, espelho de classe,  representação gráfica, blocos lógicos, mosaico, caça ao tesouro, sequência, etc.


                

Nenhum comentário:

Postar um comentário