sexta-feira, 19 de maio de 2017

Trabalhando cores e quantificações

         Como bem sabemos, os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental ainda possuem algumas dificuldades na identificação de cores e formas.
         Para solucionar estas dificuldades, é fundamental que as crianças manipulem objetos, atentando para descrições de detalhes e formatos, realizem comparações e constatações de forma autônoma.
     




       Com vistas a este desenvolvimento, hoje, propus aos meus alunos que brincassem aleatóriamente com materiais disponibilizados na brinquedoteca de nossa Escola. Então, eles realizaram construções, segundo as suas vontades e, como estavam sentados em grupos, os diálogos fluíram de forma livre, sem que houvesse intervenções de minha parte.

         Depois que já haviam se ambientado com os materiais, iniciamos realizando constagens de forma oralizada, sem nos atermos as simbologias. Para isso, procurei focar as construções na manipulação dos materiais que tínhamos à nossa disposição. Somente depois é que partimos para a devida correspondência entre numeral e quantidade. 



        Considero que foi uma atividade muito produtiva porque não houveram maiores dificuldades da parte dos alunos em agregarem-se à realização. Como os numerais ainda se encontram no campo das unidades simples, considero fundamental que eles visualizem e principalmente, memorizem o traçados dos numerais de forma a desenvolver raciocínios de forma subjetiva quando forem questionados em nossas próximas aulas. Entretanto, as próximas aulas serão desenvolvidas no sentido de que se mantenha a ideia de manipulação e de construções físicas para que internalizem a correspondência entre quantidade e simbologias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário