Reflexão, ato ou
efeito de refletir-se, concentração do espírito sobre si próprio, suas
representações, ideias, sentimentos.
Partindo dessa
significação e do texto da Alarcão ser
reflexivo é analisar criteriosamente de
forma intensa , intrínseca, situações ou algo que estamos envolvidos ou não,
mas que indiferentemente do acontecimento nos faz pensar e agir sobre.
No que se
refere a pratica educativa a reflexão
torna-se primordial para o educando,
pois a partir deste ato o mesmo analisa todos os norteadores que envolvem o
papel que desempenha no contexto de
educação que está inserido diariamente. Esse processo exige muita atitude e
ação acerca de inspecionar com afinco todas as tomadas de decisões que
entrelaçam objetivos, metodologias,
suportes pedagógicos, avaliações e tudo mais que envolve o processo de ensino e
aprendizagem no qual desenvolvemos com e junto dos alunos.
A educação atualmente necessita
que além dos conteúdos trabalhados na escola a mesma propicie situações diárias
que tornem nossos alunos seres
reflexivos, que possam pensar e agir sobre as problemáticas propostas e vividas,
elaborando soluções, analisando com criticidade os processos de aprendizagem
que estão inclusos. Para que o professor consiga instigar seus alunos a este
ato, o mesmo precisa tornai-o constante em sua própria prática o que não é nada
fácil, pois exige uma postura de desacomodar, questionar, pensar e repensar o que até pouco tempo tinha como correto, levantando
hipóteses e alternativas que possam colaborar com a proposta de trabalho que
será construída. Esse processo
individualizado requer muita boa vontade, esforço e profissionalismo da parte
do educando, levando–o a autonomia em
sua prática, se for realizado com dedicação e conhecimento na área.
Diariamente
penso, repenso e questiono minha pratica, nas escolhas de dinâmicas, técnicas,
jogos e atividades. Estou sempre
analisando as situações em sala de aula, se meus alunos corresponderam
aos objetivos propostos, mas independente do resultado obtido, reflito sempre por
que o resultado se deu e o que poderia ser feito diferente, afim de cada vez
mais ver meus alunos desenvolvendo se adequadamente. Minha reflexão gira em
torno de como meu aluno aprende, pois acredito que ao entender como esse
processo se dá, identificando suas facilidades e dificuldades, consigo traçar objetivos
que os levam a ultrapassar essa etapa avançando adequadamente em sua formação. Por
isso, todo professor segundo Alarcão ( 1996): [...] tem de ser capaz de
interpretar o que vê fazer, de imitar sem copiar, de recriar, de transformar.
Só o conseguirá se reflectir sobre o que faz e sobre o que vê fazer.
(ALARCÃO, 1996, p. 18).Um olhar atento, crítico e constante sobre a prática nos proporciona enquanto professores uma
autonomia agregada de significações e conhecimentos que como resultado
enriquecem nossas aulas, fazendo que nossos
alunos mantenham- se ativos na construção do seu conhecimento.
REFERÊNCIAS:
ALARCÃO,
Isabel. Ser professor reflexivo. In: ___. (Org.). Formação reflexiva de
professores – estratégias de supervisão. Porto, Editora Porto, 1996
(páginas 1-16 da adaptação)
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