segunda-feira, 1 de maio de 2017

Ser um professor reflexivo...


Reflexão, ato ou efeito de refletir-se, concentração do espírito sobre si próprio, suas representações, ideias, sentimentos.
Partindo dessa  significação e do texto da Alarcão ser reflexivo é analisar criteriosamente  de forma intensa , intrínseca, situações ou algo que estamos envolvidos ou não, mas que indiferentemente do acontecimento nos faz pensar e agir sobre.
No que se refere a pratica educativa  a reflexão torna-se primordial para o  educando, pois a partir deste ato o mesmo analisa todos os norteadores que envolvem o papel que desempenha  no contexto de educação que está inserido diariamente. Esse processo exige muita atitude e ação acerca de inspecionar com afinco todas as tomadas de decisões que entrelaçam  objetivos, metodologias, suportes pedagógicos, avaliações e tudo mais que envolve o processo de ensino e aprendizagem no qual desenvolvemos com e junto dos alunos.
          A educação atualmente necessita que além dos conteúdos trabalhados na escola a mesma propicie situações diárias que tornem nossos  alunos seres reflexivos, que possam pensar e agir sobre as problemáticas propostas e vividas, elaborando  soluções, analisando  com criticidade os processos de aprendizagem que estão inclusos. Para que o professor consiga instigar seus alunos a este ato, o mesmo precisa tornai-o constante em sua própria prática o que não é nada fácil, pois exige uma postura de desacomodar, questionar, pensar e repensar  o que até pouco tempo tinha como correto, levantando hipóteses e alternativas que possam colaborar com a proposta de trabalho que será  construída. Esse processo individualizado requer muita boa vontade, esforço e profissionalismo da parte do educando,  levando–o a autonomia em sua prática, se for realizado com dedicação e conhecimento na área.
            Diariamente penso, repenso e questiono minha pratica, nas escolhas de dinâmicas, técnicas, jogos e atividades. Estou sempre  analisando as situações em sala de aula, se meus alunos corresponderam aos objetivos propostos, mas independente do resultado obtido, reflito sempre por que o resultado se deu e o que poderia ser feito diferente, afim de cada vez mais ver meus alunos desenvolvendo se adequadamente. Minha reflexão gira em torno de como meu aluno aprende, pois acredito que ao entender como esse processo se dá, identificando suas facilidades e dificuldades, consigo traçar objetivos que os levam a ultrapassar essa etapa avançando adequadamente em sua formação. Por isso, todo professor segundo Alarcão ( 1996): [...] tem de ser capaz de interpretar o que vê fazer, de imitar sem copiar, de recriar, de transformar. Só o conseguirá se reflectir sobre o que faz e sobre o que vê fazer.  (ALARCÃO, 1996, p. 18).Um olhar atento, crítico e constante sobre a prática  nos proporciona enquanto professores uma autonomia agregada de significações e conhecimentos que como resultado enriquecem  nossas aulas, fazendo que nossos alunos mantenham- se ativos na construção do seu conhecimento.

 REFERÊNCIAS:

ALARCÃO, Isabel. Ser professor reflexivo. In: ___. (Org.). Formação reflexiva de professores – estratégias de supervisão. Porto, Editora Porto, 1996 (páginas 1-16 da adaptação)

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