quarta-feira, 26 de junho de 2019

Aplicando os conteúdos da Interdisciplina de Matemática


Plano De Aula - Tangram

Atividades para turma de 5° Ano
Construção

 O Tangram pode ser construído com  diversos materiais, mas utilizaremos o papel cartaz, então o professor pedirá  que os alunos levem para a próxima aula:

*Papel cartaz
*Régua
*Lápis preto
*Borracha

1)Passo a passo de como funciona a construção do Tangram:

1º passo: Recorte o EVA ou o papel cartaz em forma de um quadrado:


2º Passo: Trace um segmento de reta que vai do vértice b ao vértice h, dividindo o quadrado em dois triângulos iguais.

3º Passo: Para encontrar o ponto médio do segmento de reta BH, pegue o vértice A e dobre até o segmento BH o ponto de encontro do vértice A e do segmento BH será o ponto médio de BH.

 Agora trace um segmento de reta que vai do vértice A ao ponto D, formando três triângulos.

4º passo: Dobre o vértice J até o ponto D assim formando dois pontos, um no segmento BJ e outro no segmento HJ. Agora trace um segmento de reta do ponto E ao ponto I.

5º Passo: Trace uma reta perpendicular do ponto D ao segmento EI.

6º Passo: Trace dois segmentos de reta paralelos ao segmento DG e outro ao lado AH.

Assim, dizemos que um Tangram possui dois triângulos grandes, três triângulos menores, um paralelogramo e um quadrado. 


Recorte todas essas figuras geométricas e terá as sete peças do Tangram.

 2)Após a construção do Tangram com a turma, questionarei sobre o que eles acham que são as peças formadas.

3)Levarei os alunos até a Sala digital para pesquisar sobre o jogo (origem, peças, utilização, etc.).

4)Em seguida, os alunos compartilharão com a turma as suas descobertas, registrando no quadro os itens com a dinâmica Explosão de ideias” ( registro no caderno)

5)Os alunos terão um tempo pré-estabelecido para brincarem com o jogo livremente. Questionarei os mesmos, sobre o nome das figuras que juntas formam o Tangram.

6)Na Sala Digital laboratório os alunos entrarão no site: Jogar Tangram Online. (http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_291_g_4_t_3.html).
Darei  um tempo para que eles se familiarizem com o programa. Passarei algumas instruções, de como eles poderão girar as formas colocando o mouse nos cantos das figuras onde aparecerá um ponto no qual, segurando com o mouse, pode-se girar a forma. Para rotacionar a forma devem selecioná-la e clicar no primeiro botão do lado direito . Além disso, eles poderão colorir as formas como quiserem, para isso, basta selecionar uma forma e a cor desejada no menu do lado direito.
Após conhecerem o programa, pedirei para que eles identifiquem as formas geométricas nomeando-as verbalmente. A seguir pedirei para que as agrupe de acordo com as mesmas características. Provavelmente eles irão fazer dois grupos um de triângulos e outro de quadrilátero, ou três um com triângulos, um com o quadrado e outro com o paralelogramo. Questionarei quais os critérios utilizados para a classificação. No caso dos dois grupos, é bem provável que a classificação tenha sido pelo número de lados. Já se fizeram três grupos eles podem ter usado os nomes, triângulos, quadrado e paralelogramo, para classificar. Se as duas classificações aparecerem, perguntarei se existe alguma semelhança e/ou diferença nas classificações e qual delas seria a mais adequada para usar na classificação das figuras geométricas usando a nomenclatura pelo número de lados (triângulo e quadrilátero).
Eles deverão compreender que o paralelogramo é um quadrilátero assim como o quadrado. Aproveitarei esse momento para mostrar as características dos triângulos e dos quadriláteros. A seguir colocarei os seguintes problemas:
#“Com quais peças podemos cobrir o quadrado?”
# “Com quais peças podemos cobrir o triângulo maior?”
# “E o paralelogramo?”
 # “Usando apenas o triângulo menor, quantos são necessários para cobrir o quadrado, o triângulo médio, o triângulo maior e o paralelogramo?”
Desafiarei -os a montar o quadrado inicial da história que pesquisaram, para isso, eles poderão usar um modelo que se encontra no menu no inferior da página. Depois deixe que selecionem algumas figuras modelos que são dadas no programa e tentem completá-la com as peças do Tangram.

7)Na sala de aula, pedirei que montem um quadrado, utilizando as peças embaralhadas do Tangram.

8)Em grupo os alunos montaram figuras com as peças, em seguida deverão montar um texto utilizando as figuras formadas. Ou seja, os alunos criam um pequeno texto e algumas palavras do mesmo sãosubstituídas por figuras montadas por eles com o tangram: 


Proponha a produção de uma história coletiva com figuras montadas com as peças do Tangram. 
Na produção dessa história, as crianças devem pensar nos personagens, o lugar onde acontecem as situações, as ações dos personagens. Lembre as crianças que a história deve ter uma sequência lógica. As crianças sugerem ações que se passam no início da história, os conflitos enfrentados pelos personagens e a solução final, ou seja, como termina a história. Veja o exemplo de uma atividade:

Referências
https://pedagogiaaopedaletra.com/tangram/, visita no dia 26/06/2019.














2 comentários: