Os Parâmetros Curriculares: Alfabetização X Ludicidade
Pensando a partir do marco
regulatório legal que é Os Parâmetros Curriculares, destaco “ que para aprender
a ler e a escrever é preciso pensar sobre a escrita, pensar sobre o que a
escrita representa e como ela representa graficamente a linguagem ” (BRASIL,
1997, p. 82). Entendemos a partir disto, que se faz necessário proporcionar aos
alunos momentos em que eles possam refletir sobre a escrita, levantando hipóteses
e apropriando-se dos códigos.
Os parâmetros curriculares também nos
alertam para importância do ato de o aluno tentar ler, mesmo que essa habilidade
ainda não esteja concreta, pois tentando o mesmo dispõem da possibilidade de
conseguir. É necessário que os alunos manuseiem diversos materiais que expressem
de diferentes formas algo ao leitor, permitindo que o mesmo interprete essas
informações sendo elas desenhos, textos, canções, rótulos, etc. Tudo que faz
parte do cotidiano do aluno, o ajudara na codificação do sistema de escrita.
Compreendi
através das leituras realizadas que devemos respeitar o tempo de aprendiz agem
de cada criança, bem como a relação da educação com o ato de brincar, considerando
nesta caminhada o desenvolvimento contínuo dos alunos no processo de
alfabetização. Pois o espaço do brincar é fundamental nessa etapa e deve estar
presente na sala de aula, bem como no planejamento dos professores. Favorecendo
assim, a apropriação da leitura e da escrita, que acontecerá em um ambiente
rodeado pela motivação e entusiasmo, que os alunos demonstraram ao participarem
de cada situação de aprendizagem proporcionada.
Tratando especificamente da minha
turma de primeiro ano do ensino fundamental I, posso destacar que os alunos ao
brincarem com jogos de montar, memória, quebra – cabeça, desenhar, desperta nos
mesmos momentos satisfatórios de desafios e competitividade. Levando em consideração
esses aspectos positivos o professor pode aliar seus objetivos pedagógicos aos
interesses dos alunos por meio das brincadeiras e jogos, utilizando os diariamente,
proporcionando um ambiente agradável na sala de aula, de modo que o lúdico
esteja alinhado com o processo de alfabetização e letramento, resultando em uma
aprendizagem significativa.
Desta forma,
constatei que proporcionar aos alunos diversas situações que envolvam a escrita
e a leitura de forma dinâmica e diferenciada por meio dos jogos e brincadeiras
alavanca a aprendizagem dos alunos consideravelmente, de forma prazerosa e
motivada.
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