segunda-feira, 24 de junho de 2019


Os Parâmetros Curriculares:  Alfabetização X Ludicidade




    Pensando a partir do marco regulatório legal que é Os Parâmetros Curriculares, destaco “ que para aprender a ler e a escrever é preciso pensar sobre a escrita, pensar sobre o que a escrita representa e como ela representa graficamente a linguagem ” (BRASIL, 1997, p. 82). Entendemos a partir disto, que se faz necessário proporcionar aos alunos momentos em que eles possam refletir sobre a escrita, levantando hipóteses e apropriando-se dos códigos.

         Os parâmetros curriculares também nos alertam para importância do ato de o aluno tentar ler, mesmo que essa habilidade ainda não esteja concreta, pois tentando o mesmo dispõem da possibilidade de conseguir. É necessário que os alunos manuseiem diversos materiais que expressem de diferentes formas algo ao leitor, permitindo que o mesmo interprete essas informações sendo elas desenhos, textos, canções, rótulos, etc. Tudo que faz parte do cotidiano do aluno, o ajudara na codificação do sistema de escrita.

                  Compreendi através das leituras realizadas que devemos respeitar o tempo de aprendiz agem de cada criança, bem como a relação da educação com o ato de brincar, considerando nesta caminhada o desenvolvimento contínuo dos alunos no processo de alfabetização. Pois o espaço do brincar é fundamental nessa etapa e deve estar presente na sala de aula, bem como no planejamento dos professores. Favorecendo assim, a apropriação da leitura e da escrita, que acontecerá em um ambiente rodeado pela motivação e entusiasmo, que os alunos demonstraram ao participarem de cada situação de aprendizagem proporcionada.

          Tratando especificamente da minha turma de primeiro ano do ensino fundamental I, posso destacar que os alunos ao brincarem com jogos de montar, memória, quebra – cabeça, desenhar, desperta nos mesmos momentos satisfatórios de desafios e competitividade. Levando em consideração esses aspectos positivos o professor pode aliar seus objetivos pedagógicos aos interesses dos alunos por meio das brincadeiras e jogos, utilizando os diariamente, proporcionando um ambiente agradável na sala de aula, de modo que o lúdico esteja alinhado com o processo de alfabetização e letramento, resultando em uma aprendizagem significativa.

                 Desta forma, constatei que proporcionar aos alunos diversas situações que envolvam a escrita e a leitura de forma dinâmica e diferenciada por meio dos jogos e brincadeiras alavanca a aprendizagem dos alunos consideravelmente, de forma prazerosa e motivada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário