Apontamento da leitura do texto: Nas Tramas da Literatura Infantil:
Olhares Sobre Personagens “Diferentes”,
escrito por Rosa Maria Hessel Silveira
Atualmente os governantes estão promovendo ações que tem
por meta a conscientização da sociedade, no que diz respeito ao direito à cidadania
de cada ser humano. Notasse a mobilização dos mesmos, ao redor dos grupos
citados como diferentes. Diferença essa que de certa maneira compõem cada
um dos indivíduos, pois de diferenças dos nossos semelhantes também somos
feitos.
A partir da leitura da
realidade feita pela autora, ela nos convida a refletir a composição
de algumas obras literárias infanto juvenis que em suas entranhas acolhem
de maneira um tanto perspicaz esses temas essenciais na construção do
caráter do individuo. Os livros analisados pela
autora na sua grande maioria, apresentam a questão das diferenças,
aceitação de si e a dos demais seres, sendo que as
maneiras e obrigações para que isso aconteça de fato, no decorrer
vai modificando –se de acordo com o enredo de cada livro em
questão.
Percebe – se que o assunto permeado nas
obras acabam evidenciando e notavelmente chamando a atenção para a tal
diferença que até então deveria ser “sanada” com a ajuda da leitura.
É de grande valia a ideia que propõem aos leitores
que se coloquem no lugar do personagem principal, oportunizando-se a reflexão,
levando–o a conscientizar-se sobre o protagonismo de todos a frente das injustiças
que ocorrem cotidianamente na sociedade em que vivemos.
Confesso que em meus planejamentos, não utilizo muito essa metodologia pedagógica,
utilizando-se de livros de história para abordar e trabalhar esses “assuntos
tabus”. Acredito que ao evidenciá-los, acabamos enaltecendo os mesmos, muitas
vezes chamando mais atenção para o tal “problema comportamental”, ao invés de
simplesmente nos atermos a questões que contribuam de forma prática para
irradicação deste tipo de problema.
Creio que seja mais eficaz e válido, estipular
tempo e oferecer momentos em que em uma roda de conversa, todos os envolvidos
diretamente consigam expressar-se desconstruindo os tabus apresentado, traçando
estratégias coletivas de combate a estas práticas descriminatórias.
REFERÊNCIAS
SILVEIRA. Rosa Maria Hessel. NAS Tramas da Literatura Infantil: Olhares sobre Personagens
Diferentes. Disponível em http://pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo3/Literatura_InfantoJuvenil_Aprendizagem/bloco8/nas%20tramas%20da%20literatura%20infantil.pdf,
acessado em 28 de maio de 2016.
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