sexta-feira, 22 de abril de 2016

Os personagens "diferentes" da literatura infantil


Apontamento da leitura do texto: Nas Tramas da Literatura Infantil: Olhares Sobre Personagens  “Diferentes”, escrito por Rosa Maria Hessel Silveira





Atualmente os governantes estão promovendo ações que tem por meta a conscientização da sociedade, no que diz respeito ao direito à cidadania de cada ser humano. Notasse a mobilização dos mesmos, ao redor dos grupos citados como diferentes. Diferença  essa que de certa maneira compõem cada um dos indivíduos, pois de diferenças dos nossos semelhantes também somos feitos.

A partir  da leitura da realidade feita pela autora, ela nos convida a refletir  a composição de algumas obras literárias infanto juvenis que em suas  entranhas acolhem de maneira um tanto perspicaz esses temas essenciais na construção do caráter  do individuo.     Os livros analisados pela autora na sua grande maioria, apresentam a questão das diferenças, aceitação  de si e a dos demais  seres,  sendo que as maneiras  e obrigações  para que isso aconteça de fato, no decorrer vai modificando –se   de acordo com o enredo de cada livro em questão.

Percebe – se  que o assunto  permeado nas obras acabam evidenciando  e notavelmente chamando a atenção para a tal diferença que até então deveria ser “sanada” com a ajuda da leitura.
É de grande valia a ideia que propõem aos leitores que se coloquem no lugar do personagem principal, oportunizando-se a reflexão, levando–o a conscientizar-se sobre o protagonismo de todos a frente das injustiças que ocorrem cotidianamente na sociedade em que vivemos.
Confesso que em meus planejamentos,  não utilizo muito essa metodologia pedagógica, utilizando-se de livros de história para abordar e trabalhar esses “assuntos tabus”. Acredito que ao evidenciá-los, acabamos enaltecendo os mesmos, muitas vezes chamando mais atenção para o tal “problema comportamental”, ao invés de simplesmente nos atermos a questões que contribuam de forma prática para irradicação deste tipo de problema.
Creio que seja mais eficaz e válido, estipular tempo e oferecer momentos em que em uma roda de conversa, todos os envolvidos diretamente consigam expressar-se  desconstruindo os tabus apresentado, traçando estratégias coletivas de combate a estas práticas descriminatórias. 


REFERÊNCIAS

SILVEIRA. Rosa Maria Hessel. NAS Tramas da Literatura Infantil: Olhares sobre Personagens Diferentes. Disponível em http://pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo3/Literatura_InfantoJuvenil_Aprendizagem/bloco8/nas%20tramas%20da%20literatura%20infantil.pdf, acessado em 28 de maio de 2016.





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