sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Reflexão sobre a Corporeidade que nos cerca e que nos habita

Ao término da leitura do texto “Corporeidade: Uma Complexa Trama Transdisciplinar” e ao assistir o filme Inteligência Artificial, realizei diversas reflexões a partir dos pontos abordados tanto no texto como no filme, inclusive, percebendo vários links importantes e questionadores sobre a minha própria prática. 
Várias cenas do filme que foi destacado acima, deixam claras a importância do toque  e do afeto entre os indivíduos, mesmo que um deles seja um androide fazendo papel de um menino.
A máquina, até então não tinha consciência e nem experiência de como vivenciar e ou sentir emoções e sensações, portanto era insensível ao toque e ao carinho. Mas, tudo muda a partir da hora em que a mãe se aproxima e lhe toca delicadamente, olhando fixamente nos olhos, falando algumas palavras. 
A relação de mãe e filho se inicia naquele momento Os dois passam a fazer uso de diversas formas de linguagens para, através do corpo, para se comunicar e expressar o que sentem e o que desejam. 
Isso exemplifica a importância do toque e os demais gestos que o individuo realiza no meio em que vive, das maneiras que encontra para se comunicar e expôr suas escolhas, pensar e perceber que o corpo nos revela muitas coisas diferentes e de diferentes formas.
Nós, professores devemos estar continuamente sensibiizados para estass demonstrações, a fim de acolher, entender, desenvolver e aprimorar em nossa sala de aula, questões que muitas vezes nos passam despercebidas. 
O texto nos faz refletir constantemente, e no decorrer da leitura nos faz perguntas, como: “Em que medida atividades de sensibilização e corporeidade, tornam-se significativas para os sujeitos que se envolvem no processo aprendizagem?
Infelizmente, nos dias atuais,  ainda observamos algumas escolas que ainda tem suas raízes fixadas em paradoxos que tratam o corpo e a mente como algo fragmentado, inutilizando quaisquer relações que os mesmos possam firmar durante o desenvolvimento  do aluno.
A ideia de corporeidade trabalhada nos referenciais sugeridos acima, no texto e no filme, nos faz  parar para pensar em relação a ideia de que corpo e mente são dependentes um do outro, são um só conjunto e devem desenvolver-se gradativamente, lado  a lado, complementando-se uma a outra, fazendo com que a aprendizagem aconteça por completo, de forma integral e não fragmentada, como ainda é realizada em muitas escolas da sociedade  atual.
Pensando na ideia principal de que devemos trabalhar com o nosso aluno de maneira integral, envolvendo o corpo e a mente, já que os mesmos estão continuamente interligados pelos processos contidos em nosso organismo, é necessária e válido que nos lembremos que  o indivíduo se comunica com o outro e com o mundo que o cerca a partir  de diferentes linguagens, de diferentes formas.
Portanto, o ensino-aprendizagem precisa ser pensado, compreendido, entendido como desenvolvimento de competências e habilidades que vão sendo aperfeiçoadas ao longo da caminhada. 

Referências:


Filme :  A.I. - Inteligência Artificial. Ano  2001. Direção Steven Spielberg. Tempo: 2h20m.

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