Ao término da leitura do texto “Corporeidade: Uma Complexa Trama
Transdisciplinar” e ao assistir o filme Inteligência Artificial, realizei
diversas reflexões a partir dos pontos abordados tanto no texto como no filme,
inclusive, percebendo vários links importantes e questionadores sobre a minha
própria prática.
Várias cenas
do filme que foi destacado acima, deixam claras a importância do toque e
do afeto entre os indivíduos, mesmo que um deles seja um androide fazendo papel
de um menino.
A máquina,
até então não tinha consciência e nem experiência de como vivenciar e ou sentir
emoções e sensações, portanto era insensível ao toque e ao carinho. Mas, tudo
muda a partir da hora em que a mãe se aproxima e lhe toca delicadamente,
olhando fixamente nos olhos, falando algumas palavras.
A relação de
mãe e filho se inicia naquele momento Os dois passam a fazer uso de diversas
formas de linguagens para, através do corpo, para se comunicar e expressar o
que sentem e o que desejam.
Isso
exemplifica a importância do toque e os demais gestos que o individuo realiza
no meio em que vive, das maneiras que encontra para se comunicar e expôr suas
escolhas, pensar e perceber que o corpo nos revela muitas coisas diferentes e
de diferentes formas.
Nós,
professores devemos estar continuamente sensibiizados para estass
demonstrações, a fim de acolher, entender, desenvolver e aprimorar em nossa
sala de aula, questões que muitas vezes nos passam despercebidas.
O texto nos
faz refletir constantemente, e no decorrer da leitura nos faz perguntas, como:
“Em que medida atividades de sensibilização e corporeidade, tornam-se
significativas para os sujeitos que se envolvem no processo aprendizagem?
Infelizmente,
nos dias atuais, ainda observamos algumas escolas que ainda tem suas
raízes fixadas em paradoxos que tratam o corpo e a mente como algo fragmentado,
inutilizando quaisquer relações que os mesmos possam firmar durante o
desenvolvimento do aluno.
A ideia de
corporeidade trabalhada nos referenciais sugeridos acima, no texto e no filme,
nos faz parar para pensar em relação a ideia de que corpo e mente são
dependentes um do outro, são um só conjunto e devem desenvolver-se
gradativamente, lado a lado, complementando-se uma a outra, fazendo com
que a aprendizagem aconteça por completo, de forma integral e não fragmentada,
como ainda é realizada em muitas escolas da sociedade atual.
Pensando na ideia principal de que devemos trabalhar com o nosso aluno
de maneira integral, envolvendo o corpo e a mente, já que os mesmos estão
continuamente interligados pelos processos contidos em nosso organismo, é
necessária e válido que nos lembremos que o indivíduo se comunica com o
outro e com o mundo que o cerca a partir de diferentes linguagens, de
diferentes formas.
Portanto, o ensino-aprendizagem precisa ser pensado, compreendido,
entendido como desenvolvimento de competências e habilidades que vão sendo
aperfeiçoadas ao longo da caminhada.
Referências:
Filme : A.I. - Inteligência Artificial. Ano 2001.
Direção Steven Spielberg. Tempo:
2h20m.
Nenhum comentário:
Postar um comentário