sexta-feira, 27 de novembro de 2015

A importância do "brincar" na fase escolar



   O brincar é uma ação lúdica que deve fazer parte de todas as etapas da nossa vida, mas infelizmente tem sido reservada apenas para a infância, justamente em função dos padrões sociais. O conceito de infância vem se modificando de acordo com as mudanças sócio- históricas e culturais do contexto em que ela esta inserida.
O brincar propicia momentos tanto de aprendizagem para a vida tornando–se elemento inclusivo na potência individual e coletiva deste sujeito. No momento da brincadeira a criança também deixa transparecer características descritivas da sua personalidade. Isso pode ajudar o professor a formular maneiras de intervir no  processo de aprendizagem destas crianças, já que de certa forma, também somos  responsáveis pelo desenvolvimento moral desse indivíduo.
Acredito que ao estimular e garantir o direito de brincar à criança, estamos contribuindo expressivamente para que ela se desenvolva de modo integral, estimulando-lhe a criatividade, alé dos benefícios físicos, como o desenvolvimento de suas habilidades motoras e expressões corporais.
Brincando, as crianças reelaboram criativamente conhecimentos e sentimentos, identificando novas possibilidades de interpretação e de representação do real.
Desta forma, as brincadeiras estimulam o desenvolvimento cognitivo através da realização de ações intelectuais que envolvem as habilidades  perceptuais, como a atenção e a memória. Interagindo uns com os outros, dando asas ao imaginário, simulando situações problemas e criando hipóteses de solução, as crianças vão compreendendo as características dinâmicas das relações sociais. Quando o professor brinca com os seus alunos, cria laços de afinidade, aprende formas de construções diferentes de conhecimento, conforme aponta Andrade (2008):

“ A busca  por  situações favorecedoras de integração entre as crianças, sabendo da sua riqueza para o desenvolvimento humano, deve se estender para as relações docentes, visto que o trabalho docente tem se demonstrado tão  individualizado.” (ANDRADE, 2008, p.62)."

Todo o processo que ocorre nas entrelinhas do “brincar”, pode ser ser um importante facilitador auxiliar para o trabalho pedagógico. Andrade ( 2008 ),  defende que: “quando o professor inicia um trabalho com propostas lúdicas , ele também deve brincar. O lúdico é o espaço de estar com: com as crianças e também com os adultos.”
Desta forma, é impossível pensar o “brincar” na Escola, pensar em brincar com as crianças sem considerar como uma oportunidade também para o professor ter tempo e espaço para o lúdico.
           
REFERÊNCIAS:

Carambola: "O Brincar está na escola". Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=_lQWGDV81Vs
 Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.  Diretoria  de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa.  A criança no ciclo de alfabetização. Caderno 02. Brasília 2015.


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