Como podemos observar, a campanha publicitária desenvolvida pela marca
“Couro Fino” utilizou-se de imagens de uma criança branca, com traços delicados e angelicais,
demonstrando ser bem cuidada, com
um bom nível socioeconômico, reproduzindo um contexto histórico cultural em que
somente indivíduos com esta
cor de pele e posição social é que teriam condições para serem consumidores dos
produtos fabricados por eles.
Tratam-se de fotos apelativas que nos
fazem refletir sobre as vestes da criança e a pose, pois deixa subentendido que
ela está erotizando e
sensualizando no contexto, imitando poses vistas diariamente em redes sociais.
De forma explícita, a propaganda deixa de levar em consideração a infância
e tudo o que a cerca, direitos como: a dignidade, o respeito e o dever de
preservar a integridade física e emocional dos menores de idade.
Ridiculariza a infância ao reproduzir na foto um adulto em miniatura. A
infância fica esquecida numa imagem de criança que não vê a hora de crescer,
para poder usar maquiagens, sapatos de saltos e joias, fazendo transparecer na cena, um aspecto de futilidade,
como se apenas a beleza exterior de uma pessoa fosse o aspecto mais relevante
de sua personalidade.
Acredito que este truque midiático tem o propósito de atingir a
criança que habitam dentro das mulheres, sobretudo, na frase utilizada como
slogan. Porém, é infeliz ao minimizar e expor
de certa forma a infância, colocando-a no papel que as cenas divulgam.
REFERÊNCIA
SITE: http://lounge.obviousmag.org/so_para_loucos/2014/04/compre-batom-seu-filho-merece.html:
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