Após
realizar e analisar as propostas de atividades envolvendo Campo Multiplicativo,
decidi aplicar na minha turma de primeiro ano a atividade nomeada como
“Camisetas e calções” integrando com a mesma, as atividades de educação física,
na qual seriam praticados jogos que envolvessem o coletivo.
Organizei
os alunos em círculo, mostrei para turma 3 desenhos de camisetas cada uma de uma
cor ( laranja, vermelho e verde) e 3 desenhos de bermudas também cada uma
de uma cor diferente entre elas e entre as camisas ( branca, preta e azul).
Coloquei as
mesmas expostas no quadro branco formando uma tabela.
Expliquei a
proposta da atividade, perguntando:
Quantos
uniformes diferentes, podemos montar, com esse número de peças?
Distribui 3
desenhos de camisetas e 3 desenhos de bermudas para que cada aluno colorisse de
acordo com os anexos na tabela ilustrada acima.
Os alunos
pintaram, recortaram e organizaram adequadamente em um pedaço de papel pardo as
combinações de uniformes possíveis de serem realizadas com aquele número de
peças disponíveis, tomando cuidado para que não houvessem repetições de modelos
de uniformes.
Confecção dos gráficos
Os alunos
demonstraram facilidade na compreensão do entendimento das habilidades
envolvidas na atividade, realizando com empenho atividade proposta.
No decorrer
do ano letivo procuro oportunizar aos alunos variadas atividades com
propostas semelhantes, nas quais eles possam aprimorar seus
conhecimentos a partir de situações problemas concretas.
Aposto
neste tipo de atividades que envolvem noções de multiplicação, com a intenção
de oportunizar cada vez mais situações variadas, preparando os adequadamente
para a resolução de atividades mais complexas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário