sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Sugestão de atividades para desenvolver noção de tempo e espaço

Tic, tac... Passa tempo... Tic, tac... Passa hora!

Presente, passado e futuro. Uma boa maneira para trabalhar o conceito de tempo com os pequenos.


Objetivos:
*Trabalhar as diferenças entre passado , presente e futuro.
*Entender conceitos de temporalidade.
*Estabelecer rotina.

Para os adultos, noção de passado, presente e futuro pode parecer fácil, mas esses conceitos abstratos são um desafio para as crianças. Então, como trabalhar esse conhecimento com alunos da Educação Infantil?
O conceito de passagem de tempo é algo difícil para as crianças pequenas entenderem e isso ocorre porque elas ainda não tiveram muitas experiências em suas vidas para poder medir corretamente o tempo. Há pessoas que dizem que, quanto mais velhos ficamos, o tempo passa mais rápido. Elas têm essa sensação, pois a quantidade de experiências que ficaram para trás é muito grande e nosso banco de memória faz com que tenhamos tal sensação naturalmente. Como a criança tem poucas experiências, não sente o tempo como um adulto. Para que as crianças aprendam os conceitos de tempo, devemos sempre frisar palavras relacionadas a ele quando estabelecemos compromissos e rotinas. Veja algumas sugestões de atividades desenvolvidas por mim:

Rotina com ícones

Estabeleça com seus alunos uma rotina e utilize ícones. Montarei os ícones em um calendário semanal, para reforçar a ideia de ontem, hoje e amanha. Mostro os ícones para os alunos no início da aula, no calendário, e interagindo para que se sintam confortáveis com as atividades e diminuam a ansiedade quanto à próxima atividade.
Relembrando sempre o que foi feito no dia anterior perguntando: Vamos ver o que fizemos ontem? Ao fim da aula da aula, mostro algum ícone de importância para que eles saibam diferenciar o amanha, como por exemplo: vejam só o que temos amanhã? (indique o ícone).
Exemplo de calendário com ícone


Nos primeiros doze meses de vida, a criança já começa a desenvolver a percepção sobre a sequência dos eventos e a duração. Essa percepção se dá por meio da rotina, da qual uma ação é seguida por outra e repete-se no dia a dia. Portanto, a atividade descrita acima pode ser realizada com alunos a partir dos 4 anos de idade.

Eu, em vários momentos da minha vida

A professora apresenta à turma um cartaz com uma cantiga popular descrita, Ela lê com a turma a letra da música e pergunta a eles como é ser nenê/ criança, mocinha/mocinho, mulher/ homem, velhinho/ velhinha.
QUANDO EU ERA NENÊ
NENÊ, NENÊ
EU ERA ASSIM 
EU ERA ASSIM 
QUANDO EU ERA CRIANÇA 
CRIANÇA, CRIANÇA 
EU ERA ASSIM 
EU ERA ASSIM 
QUANDO EU ERA MOCINHO/MOCINHA 
EU ERA ASSIM 
EU ERA ASSIM 
QUANDO EU ERA MULHER/HOMEM 
EU ERA ASSIM 
EU ERA ASSIM 
QUANDO EU ERA VELHINHO/VELHINHA 
EU ERA ASSIM 
EU ERA ASSIM


A professora canta com as crianças que deverão dramatizar a música. Por exemplo: “ Quando eu era nenê”, as crianças podem imitar um balanço de bebê no colo.
Após a professora distribui para cada aluno uma folha sulfite com a seguinte atividade para desenhar:
Quando eu era nenê.... Hoje eu sou assim... Quando eu crescer quero ser assim...
Passado Presente Futuro





Enquanto as crianças fazem ilustrações, a professora faz algumas perguntas explorando as noções de tempo: passado, presente e futuro.
A professora pede que as crianças tragam de casa  fotos  suas de cada faixa etária . Depois disso, juntos construirão um cartaz com uma linha do tempo. No cartaz deixar um espaço de 10 à 15 cm entre cada faixa etária da linha do tempo e nesses espaços devem ser coladas as fotos que os aluno trouxeram de acordo com a idade sugerida.

Atividades envolvendo calendário:

Para reconhecimento e contagem do tempo (dia, mês e ano)
1.      Apontar no calendário o primeiro (início) e último dia do mês;
2.      Mostrar para os alunos que o 1 dia do mês ocorre em diferentes dias da semana;
3.      Ensiná-los a ler o calendário: Na vertical e na Horizontal;
4.      Observar regularidades.
5.      Construção do gráfico de aniversariantes da turma ( É possível problematizar, por exemplo: Aline faz aniversário em junho, Bruno em abril, quem faz primeiro? Quem já fez aniversário?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário