sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Espaço e tempo na educação



            Argumentar sobre tempo e espaço na educação, já é por si um tema bem complexo e desafiador, porque perpassa diversas  realidades em um mesmo contexto muitas vezes, vai do professor que acha que o tempo e o espaço da sala de aula serve somente para passar conteúdo ao  professor que procura enxergar o discente na sua individualidade em meio a pluralidade das interdisciplinaridades que envolvem todas as áreas do conhecimento.

             Olhando do ponto de vista do professor tradicional, o espaço da sala de aula é o tempo no qual o professor dispõe para efetuar o ensino – aprendizagem do seu aluno,  ele  deve escutar as ordens e ensinamentos do mesmo afim de aprender adequadamente tudo o que lhe for passado. O professor age e pensa como se estivessem todos no mesmo nível e se movessem da construção do conhecimento da mesma forma no espaço, de forma reta, linear, todos aprendem da mesma forma, no mesmo tempo e espaço, algo sincrônico.

                Contrapondo a esta realidade vivemos em uma época na qual,  o avanço tecnológico e  o aumento desenfreado de informações nos leva a nos depararmos com  outras situações que nos fazem refletir e questionar sobre a demanda da responsabilidade que o espaço e o tempo escolar tem em meio a uma sociedade e como eles vem estão  sendo aproveitados na atualidade.
                
             É notável que precisamos repensar a escola em outro contexto de espaço e tempo para desenvolvermos nosso aluno integralmente considerando seu desenvolvimento emocional, intelectual e cognitivo. Respeitando acima de tudo o aluno parte integrante e ativa da construção do seu ensino- aprendizagem. Reorganizar também o tempo e o espaço do professor, bem como suas obrigações, preencher tabelas, cadernos e documentos, a fim de permitir ao mesmo maio flexibilidade para um planejamento consciente e eficaz.

                   Planejar o tempo e o espaço do professor x aluno levando em consideração um apanhado de dados que influenciam diretamente a vida social, emocional, econômica, intelectual e cognitiva, de ambos favorecerá na construção de uma aprendizagem significativa, prazerosa e eficaz.


REFERÊNCIAS
OLIVEIRA, Cristiane et al. Questões sobre o tempo no espaço escolar. Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/1766067/mod_resource/content/1/OLIVEIRA%2C%20Cristiane%20et%20al., acessado em 24 de setembro de 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário