Ao realizar a leitura do texto “ A
matemática em sala de aula” fiquei muito feliz em constatar que utilizo em minhas aulas as dinâmicas
sugeridas no mesmo para introduzir as noções das quatro operações.
Sou
professora alfabetizadora, leciono em turmas de 1° e 2° ano, já no 1° ano após
trabalhar algumas noções de espaço, lateralidade, seriação, classificação
combinação, tamanho, altura, peso, formação da unidade e dezena e outros,
costumo introduzir as 4 operações, iniciando pela adição e subtração, utilizo material concreto para que os alunos realizem a contagem e as situações- problemas costumam ser da
vivencia deles, pois no seu cotidiano sem perceber muitas vezes já realizam
esse tipo de operação.
O registro no início deixo de livre escolha, geralmente eles o fazem por desenho. Em sala de aula proporciono diferentes momentos que estimulam variadas formas de pensar e agir sobre adição e subtração, já que a adição pode ser representada com vários significados (juntar, adicionar, misturar, agrupar, somar, acrescentar, etc.) bem como a subtração ( tirar, comer, usar, gastar, emprestar, perder, etc.).
O registro no início deixo de livre escolha, geralmente eles o fazem por desenho. Em sala de aula proporciono diferentes momentos que estimulam variadas formas de pensar e agir sobre adição e subtração, já que a adição pode ser representada com vários significados (juntar, adicionar, misturar, agrupar, somar, acrescentar, etc.) bem como a subtração ( tirar, comer, usar, gastar, emprestar, perder, etc.).
As dinâmicas e jogos envolvendo a
subtração e adição também variam, utilizo além do diversificado material de
contagem, o material dourado, jogo das bandejas, gráfico, quadro valor lugar
(Q.V.L), jogo do macaco, ábaco, cuisenaire e outros.
Inicio sempre com a formação dos números
unidade e dezena utilizando o material dourado com a brincadeira nunca 10, á
medida que vou avançando nesta construção, sigo avançando também nos valores
que envolvem as situações problemas das quatro operações. Depois que os alunos já estão dominando estas
noções de adição e subtração, apresento a eles o registro da conta armada.
No 2° ano como eles já tem essa noção
de adição e subtração, geralmente só é necessário avançar na dificuldade
realizando cálculos e situações problemas que envolvam dezenas, introduzo esse
processo utilizando o material dourado, na adição com reserva e subtração com
retorno, até mesmo na multiplicação e na divisão.
Por este motivo, acredito ser de suma importância os alunos terem utilizado o material dourado no inicio da formação dos números, não será o único material utilizado, porém um dos únicos que os acompanhará em todas as etapas desta formação.
Por este motivo, acredito ser de suma importância os alunos terem utilizado o material dourado no inicio da formação dos números, não será o único material utilizado, porém um dos únicos que os acompanhará em todas as etapas desta formação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário