sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Adição e subtração


Ao realizar a leitura do texto “ A matemática em sala de aula” fiquei muito feliz em constatar que  utilizo em minhas aulas as dinâmicas sugeridas no mesmo para introduzir as noções das quatro operações.
            Sou professora alfabetizadora, leciono em turmas de 1° e 2° ano, já no 1° ano após trabalhar algumas noções de espaço, lateralidade, seriação, classificação combinação, tamanho, altura, peso, formação da unidade e dezena e outros, costumo introduzir as 4 operações, iniciando pela adição e subtração,  utilizo material concreto  para que os alunos realizem a contagem  e as situações- problemas costumam ser da vivencia deles, pois no seu cotidiano sem perceber muitas vezes já realizam esse tipo de operação. 
          O registro no início deixo de livre escolha, geralmente eles o fazem por desenho. Em sala de aula proporciono diferentes momentos que estimulam variadas formas de pensar e agir sobre adição e subtração, já que a adição pode ser representada com vários significados (juntar, adicionar, misturar, agrupar, somar,  acrescentar, etc.) bem como a subtração ( tirar, comer, usar, gastar, emprestar, perder, etc.).
As dinâmicas e jogos envolvendo a subtração e adição também variam, utilizo além do diversificado material de contagem, o material dourado, jogo das bandejas, gráfico, quadro valor lugar (Q.V.L), jogo do macaco, ábaco, cuisenaire e outros.
Inicio sempre com a formação dos números unidade e dezena utilizando o material dourado com a brincadeira nunca 10, á medida que vou avançando nesta construção, sigo avançando também nos valores que envolvem as situações problemas das quatro operações.  Depois que os alunos já estão dominando estas noções de adição e subtração, apresento a eles o registro da conta armada.
No 2° ano como eles já tem essa noção de adição e subtração, geralmente só é necessário avançar na dificuldade realizando cálculos e situações problemas que envolvam dezenas, introduzo esse processo utilizando o material dourado, na adição com reserva e subtração com retorno, até mesmo na multiplicação e na divisão.
Por este motivo, acredito ser de suma importância os alunos terem utilizado o material dourado no inicio da formação dos números, não será o único material utilizado, porém um dos únicos que os acompanhará em todas as etapas desta formação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário