Pensar e descrever sobre minha
identidade docente é relembrar inúmeros momentos vividos
com diferentes pessoas, revivendo variados sentimentos em diferentes
épocas da minha vida. Lembranças felizes e saudosas e outras nem tanto. Iniciei
minha caminha pedagógica muito cedo, passando por muitas escolas estruturadas,
localizadas, frequentadas e princípios norteadores bem distintos. Com essas
peculiaridades aprendi a olhar de diferentes ângulos uma mesma situação,
procurando sempre o lado positivo e os aspectos que agregariam em minha
construção diária como professora.
Confesso que os registros
desses momentos em sua maioria eram feitos pela memória, muitas vezes esquecida,
mas os valiosos, mais importantes carregados de significados e identidade permanecem guardados com carinho.
Confesso quede uns tempos
para cá, estou cultivando o hábito de
registrar através de fotografias todos os momentos e situações que envolvem os
alunos e colegas no ambiente escolar. Sempre procuro participar de todos os
eventos, dos quais acho importante para a comunidade escolar, pois é a história
dela e a minha de certa maneira que se constituem no decorrer desses
acontecimentos, justamente porque entendo que se tratam de registros que nos possibilitarão revisitar
a memória, reviver
aquelas circunstâncias, reconhecer
aqueles personagens que naquela
dada situação, estavam conosco naquele exato instante
de nossa história
e que de alguma forma nos marcaram positivamente ou nem tanto, sinto só não ter
iniciado esse processo de fotografar antes, pois neste momento de minha vida sei o quanto
importante é este registro.
A maioria dos meus comprovantes
de memória docente sem dúvida são registros de documentos em forma de caderno
de planejamento, cartas e cartões presenteados pelos alunos, lembranças de
atividades de feira e saídas de campo, cartas de comunicados de aprovação em
concursos do magistério, certificados de cursos da área, jogos, bem como flash
de momentos vivenciados guardados no consciente.
Após iniciar a
graduação na UFRGS, percebi a necessidade que havia em minha trajetória docente
de registrar em forma de fotografias e vídeos, minha caminhada docente, a fim
de guardar em segurança esses momentos, que fazem e muito ainda farão parte de
mim, para relembrar com alegria ou simplesmente
refletir sobre o que poderia ser conduzido e elaborado de forma diferente.
Em seguida estão dispostas algumas fotografias de momentos
significativos vivenciados no decorrer deste ano, na escola na qual leciono.
Projeto Escolinha de Trânsito
Turma 1° e 2° Ensino Fundamental
De forma lúdica e criativa os alunos
aprenderam como motoristas e pedestres devem portar-se para que o trânsito
seja seguro para todos.
Grupo de Teatro da Escola Vila Prado – Ano 2015.Peça: Releitura da Obra Chapeuzinho Vermelho
Turma do 1° ano do
Ensino Fundamental -Apresentação do dia das mães.
Professores da escola
caracterizados a rigor para a Festa de São João de integração da comunidade
escolar. Momento de muita alegria e descontração.
Acredito que uma memória organizada a partir de fotos possibilita sim inúmeras
maneiras de pensar, repensar, planejar e agir sobre
a mesma, abrindo espaço para propostas nas quais possam oferecer a parte
envolvida variadas oportunidade do fazer diferente proporcionando novas construções e conhecimentos em diversas áreas,servindo para reorganizar as muitas aprendizagens adquiridas até o momento ou até mesmo sendo o limite
para o ponta pé inicial para dar outro rumo a caminhada, sendo ela uma
forma de organizar cronologicamente nossa trajetória levando-nos à reflexões
sobre aprendizados construídos durante o percurso em meio as circunstâncias
vividas e superadas muitas vezes.
REFERÊNCIAS
FELIZARDO, Adair; SAMAIN, Etienne. A fotografia como objeto e recurso de
memória. Discursos
fotográficos. Londrina, v.3, n.3,
p.205-220, 2007. Disponível
em
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/1500/1246, acessado em 28 de
novembro de 2016.
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