Alfabetizar letrando
Porque
alfabetização e letramento são conceitos frequentemente confundidos ou
sobrepostos, é importante distingui-los ,ao mesmo tempo que é importante também
aproxima-los: a distinção se faz necessária por que a introdução, o campo da
educação, do conceito de letramento tem ameaçado perigosamente especificidade
do processo de alfabetização; por outro lado, a aproximação é necessária por
que não só o processo de alfabetização,
embora distinto e especifico, altera-se e reconfigura se no quadro do conceito
de letramento, como também este é dependente daquele. (SOARES, 2003, p.90 apud
COLELLO, 2004).
O
processo de letramento inicia-se quando a criança nasce em uma sociedade grafo Centrica,
começando a letrar – se a partir do momento em que convive com pessoas que
fazem uso da língua escrita, e que vive em ambiente rodeado de material
escrito. Assim ela vai conhecendo e reconhecendo práticas da leitura e da
escrita. Já o processo da alfabetização inicia-se quando a criança chega à
escola. Cabe à educação formal orientar
esse processo metodicamente, mas, segundo Peixoto
(et al, 2004),
não basta apenas o saber ler e escrever, necessário é saber fazer uso do ler e
do escrever, saber responder às exigências de leitura e de escrita que a
sociedade faz, pois: enquanto a alfabetização se ocupa da aquisição da escrita
por um indivíduo, ou grupo de indivíduos, o letramento focaliza os aspectos
sócio históricos da aquisição de uma sociedade. (TFOUNI, 1995, p. 20 apud
COLELLO, 2004)
Depois que iniciaram-se os estudos do
letramento, o conceito de alfabetização foi reduzido à mera decodificação, ao
simples ensinar a ler e escrever. Não devemos desmerecer a árdua tarefa, a
importância de ensinar a ler e a escrever, pois a aquisição do sistema
alfabético se faz necessária para o indivíduo entrar no mundo da leitura e da
escrita.
Na realidade, alfabetização e
letramento, esses dois processos, caminham juntos, ou melhor o processo de
letramento, como vimos, antecede a alfabetização, permeia todo o processo de
alfabetização e continua a existir quando já estamos alfabetizados. Segundo
Soares (2000) deve-se alfabetizar letrando: Alfabetizar letrando significa
orientar a criança para que aprenda a ler e a escrever levando-a a conviver com
práticas reais de leitura e de escrita: substituindo as tradicionais e
artificiais cartilhas por livros, por revistas, por jornais, enfim, pelo
material de leitura que circula na escola e na sociedade, e criando situações
que tornem necessárias e significativas práticas de produção de textos.
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