quarta-feira, 26 de junho de 2019




Alfabetizar letrando

       Porque alfabetização e letramento são conceitos frequentemente confundidos ou sobrepostos, é importante distingui-los ,ao mesmo tempo que é importante também aproxima-los: a distinção se faz necessária por que a introdução, o campo da educação, do conceito de letramento tem ameaçado perigosamente especificidade do processo de alfabetização; por outro lado, a aproximação é necessária por que não  só o processo de alfabetização, embora distinto e especifico, altera-se e reconfigura se no quadro do conceito de letramento, como também este é dependente daquele. (SOARES, 2003, p.90 apud COLELLO, 2004).

        O processo de letramento inicia-se quando a criança nasce em uma sociedade grafo Centrica, começando a letrar – se a partir do momento em que convive com pessoas que fazem uso da língua escrita, e que vive em ambiente rodeado de material escrito. Assim ela vai conhecendo e reconhecendo práticas da leitura e da escrita. Já o processo da alfabetização inicia-se quando a criança chega à escola.  Cabe à educação formal orientar esse processo metodicamente, mas, segundo Peixoto

(et al, 2004), não basta apenas o saber ler e escrever, necessário é saber fazer uso do ler e do escrever, saber responder às exigências de leitura e de escrita que a sociedade faz, pois: enquanto a alfabetização se ocupa da aquisição da escrita por um indivíduo, ou grupo de indivíduos, o letramento focaliza os aspectos sócio históricos da aquisição de uma sociedade. (TFOUNI, 1995, p. 20 apud COLELLO, 2004)

     Depois que iniciaram-se os estudos do letramento, o conceito de alfabetização foi reduzido à mera decodificação, ao simples ensinar a ler e escrever. Não devemos desmerecer a árdua tarefa, a importância de ensinar a ler e a escrever, pois a aquisição do sistema alfabético se faz necessária para o indivíduo entrar no mundo da leitura e da escrita.

            Na realidade, alfabetização e letramento, esses dois processos, caminham juntos, ou melhor o processo de letramento, como vimos, antecede a alfabetização, permeia todo o processo de alfabetização e continua a existir quando já estamos alfabetizados. Segundo Soares (2000) deve-se alfabetizar letrando: Alfabetizar letrando significa orientar a criança para que aprenda a ler e a escrever levando-a a conviver com práticas reais de leitura e de escrita: substituindo as tradicionais e artificiais cartilhas por livros, por revistas, por jornais, enfim, pelo material de leitura que circula na escola e na sociedade, e criando situações que tornem necessárias e significativas práticas de produção de textos.




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