Brincar é coisa séria
"Brincar com crianças não é
perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda
é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem
valor para a formação do homem."
(Carlos Drummond de Andrade)
"Quando observamos as
brincadeiras infantis, não duvidamos que, para as crianças, brincadeira é coisa
séria. Por isso elas detestam ser interrompidas. Se isso acontece, reagem quase
sempre ignorando a interrupção, às vezes irritadas ou até mesmo
agressivas". (...)
Quando observamos crianças brincando
numa praça, as primeiras impressões são de variedade e movimento. Umas correm,
outras se balançam, conversam, disputam brinquedos, brincam em grupo ou
individualmente. É comum vermos que a criança se sente desafiada pela
habilidade com que a outra é capaz de subir no escorregador ou numa árvore.
Observa a altura, a possibilidade de queda, e reflete se deve experimentar a
mesma sensação de coragem, autonomia e satisfação do companheiro.
Assim, através da brincadeira
espontânea, a criança mostra que é naturalmente dotada de criatividade,
habilidade, imaginação, inteligência.
Então, qual seria a função da
brincadeira na escola?
Cabe a você, educador, criar um
ambiente organizado de tal forma que a criança possa explorar e desenvolver ao
máximo estas características que lhe são próximas.
Todo o aprendizado que uma
brincadeira permite é fundamental para a formação da criança em todas as etapas
da sua vida. Através das brincadeiras a criança conhece melhor a si própria.
Além disso, quando se relaciona com outras crianças ela experimenta situações
de vida: competição, solidariedade, acolhimento, cooperação, coragem, medo,
alegria, tristeza. Quer dizer, ela se socializa, compreende o que é ser ela
mesma e fazer parte de um grupo.
A criança também adquire
conhecimentos através da exploração de objetos que encontra no seu ambiente.
Manipulando-os ela percebe suas propriedades físicas, ou seja, que há objetos
redondos, quadrados, macios, ásperos, grossos, etc. Conhecendo as qualidades
dos objetos, ela começa a compará-los e assim relaciona uns com os outros, por
tamanho, cores, formas distintas, etc..
É a partir da manipulação dos objetos
que fazem parte da vida da criança que ela adquire conceitos abstratos. Por
exemplo, um objeto só é considerado "grande" quando comparado
com outros "menores". A partir da compreensão de conceitos de tamanho,
forma, cor, espessura, é que ela vai desenvolvendo seu raciocínio lógico,
fundamental para o aprendizado posterior da matemática.
Manipulando objetos, conversando,
contando histórias, dramatizando, as crianças utilizam a comunicação verbal.
Desta maneira, ampliam sua linguagem, expressando-se e compreendendo melhor o
mundo à sua volta.
Através das brincadeiras, não só
amplia-se o relacionamento do grupo, gera maturação e desenvolve habilidades,
mas também colabora-se ao desenvolvimento intelectual, através de formação de
conceitos, recapitulações e fixação de conteúdos.
(...) Mais que tudo, lembre-se:
Brincar é a melhor expressão de vida da criança."
“Educa a criança no caminho em que
deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” (Provérbios 22:6)
Referencia
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