O Papel do educador no letramento
O educador que se dispõe a exercer o
papel de "professor-letrador" considera que: [...] o ato de educar
não é uma doação de conhecimento do professor aos educandos, nem transmissão de
ideias, mesmo que estas sejam consideradas muito boas. Ao contrário, é uma
contribuição "no processo de humanização". Processo este de
fundamental papel no exercício de educador que acredita na construção de
saberes e de conhecimentos para o desenvolvimento humano, e que para isso se
torna um instrumento de cooperação para o crescimento dos seus educandos,
levando-os a criar seus próprios conceitos e conhecimento. (FREIRE, 1990 apud
PEIXOTO et al, 2004).
Mas se faz necessário que o educador,
principalmente o que já se encontra há anos exercendo o papel de
professor-alfabetizador e que confia plenamente na mera aquisição de
decodificação, aceite romper paradigmas e acreditar que as transformações que
ocorrem na sociedade contemporânea atingem todos os setores, assim como também
a escola e os saberes do educador, pois métodos que aprenderam há décadas podem
e devem ser aprimorados, atualizados ou até mesmo modificados. O conhecimento
não pode manter-se estagnado, pois ele nunca se completa ou se finda.
Então, antes de o professor querer
exercer esse papel de "professor-letrador" é necessário que ele se
conscientize e busque ser letrado, domine a produção escrita, as ferramentas de
busca de informação e seja um bom leitor e um bom produtor de textos. Mas para
que se torne capaz de letrar seus alunos, é preciso que conheça o processo de
letramento e que reconheça suas características e peculiaridades. E Soares
(2000) pensa que: Os cursos de formação de professores, em qualquer área de
conhecimento, deveriam centrar seus esforços na formação de bons leitores e
bons produtores de texto naquela área, e na formação de indivíduos capazes de
formar bons leitores e bons produtores de textos naquela área.
Percebemos que a ineficácia na
formação dos professores reflete na formação de um sujeito que seja um bom
leitor e produtor de textos. Atualmente, temos recursos a que o próprio
educador pode recorrer para aprimorar seu conhecimento. Mas ainda não são todos
os que têm essa coragem de reconhecer que precisa aprender e aprender sempre. O
professor, hoje em dia, tem a oportunidade de estudar os Parâmetros
Curriculares Nacionais e cito aqui, em especial, o de Língua Portuguesa que
traz, em linguagem simples, o ensino da língua de forma contextualizada para
auxiliá-lo em sua prática em sala de aula e em seu planejamento.
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