sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de 3 a 8 anos: reflexões e descrição de atividades a partir da leitura do texto

 

       Ao realizar a leitura do texto familiarizei-me com as abordagens propostas por Cooper acerca da noção de tempo e espaço. A autora cita inúmeras abordagens exemplificando varias formas possíveis de trabalharmos com nossos alunos, iniciando na educação infantil. Acredito que quanto menores eles são mais curiosos e investigativos se tornam se forem bem estimulados e instigados com propostas interessantes que agucem sua curiosidade, por que para eles não há nada mais atraente do que mostrar aos coleguinhas algo só seu, do seu domínio, empoderamento.

Se quisermos ajudar nossos alunos a se relacionarem ativamente com o passado, precisamos encontrar formas de ensiná-los, desde o começo, que iniciem o processo com eles e seus interesses, que envolvam uma “aprendizagem ativa” e pensamento histórico genuíno, mesmo que embrionário, de maneira crescentemente complexa (COOPER, 2006, p. 174).

         Como atuo em turmas em fase de alfabetização, tendo como referência os alunos do primeiro ano, no qual para eles o contexto é novo (escola, colegas, professores, rotina, etc.), acabo por trabalhar no decorrer desta etapa, principalmente no início inúmeras atividades descritas no texto que envolve de maneiras diferentes a noção de tempo e espaço. Pois, faz- se necessário para o aluno ter o conhecimento da sua própria história, registrando de diversas formas peculiaridades, fatos históricos, acontecimentos e trajetória de seus antepassados, a fim de questionar, criar conexões, entender alguns pontos marcantes em sua caminhada e as especificidades de cada família, e assim de cada criança. O que serve de base para a professora conhecer a realidade em que seus alunos estão inseridos e a partir destas constatações, pensar e planejar ações adequadas que desenvolvam no educando habilidades e competências que contribuem para a construção do conhecimento nas diferentes áreas.

      No projeto intitulado como “identidade”, são realizadas diferentes atividades para reconhecer a identidade dos alunos (preferências, características, história de vida, etc.) em que eles são estimulados a trabalharem com noção de tempo e espaço, tais como: análise e comparação de documentos (registro, carteira de identidade, carteira de vacinação), confecção da carteira de identidade, autorretrato utilizando espelho ( características), construção da linha do tempo (utilizando fotos  e registros significativos colhidos dos pais), motivo da escolha do nome e pesquisa do significado do nome ( sala digital), construção da árvore genealógica ( uso diferentes materiais), caixa de memórias ( dentro de uma caixa colocar objetos significativos na sua trajetória de vida até o momento com um relatório de uma pessoa próxima), cartaz do aniversário, releitura de obras, atividades envolvendo altura e peso dos alunos, reflexão a partir de ilustrações de famílias e entoação de canções, etc.


REFERÊNCIAS


COOPER, Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de 3 a 8 anos. Educar, Curitiba, v. Especial, p.171-190, 2006. Disponível em: <revistas.ufpr.br/educar/article/viewFile/5541/4055> Acesso em: 20 set. 2016.

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