A atividade Mercadinho foi
trabalhada conosco em sala de aula, UFRGS, realizei algumas mudanças, a fim de
adequá-la a realidade e faixa etária dos meus alunos.
Organizei os alunos em duplas,
distribuí um panfleto de supermercado contendo as promoções da semana. Pedi
primeiramente que olhassem com atenção todos os produtos anunciados. Os alunos
citaram nome de produtos conhecidos por eles e suas utilidades/finalidades.
Após essa breve conversação, eles recortaram o desenho dos produtos com seus respectivos preços e a professora solicitou que os mesmos separassem os produtos em grupos, utilizando critérios pré-estabelecidos por eles.
As duplas escolheram critérios bem diferentes para classificar os produtos recortados do panfleto. Segue abaixo a descrição de alguns dos critérios utilizados na atividade.
Após essa breve conversação, eles recortaram o desenho dos produtos com seus respectivos preços e a professora solicitou que os mesmos separassem os produtos em grupos, utilizando critérios pré-estabelecidos por eles.
As duplas escolheram critérios bem diferentes para classificar os produtos recortados do panfleto. Segue abaixo a descrição de alguns dos critérios utilizados na atividade.
· Alimentos saudáveis X
Alimentos não saudáveis
·
Preço dos produtos: produtos mais caros X produtos mais baratos (Obs: os alunos
levaram em consideração o valor de R$ 5,OO, para classificar os produtos neste
critério)
·
Comida X utensílios de limpeza X utensílios de cozinha
· Comida X bebida
·
Produtos comprados por kg X Produtos comprados por l
·
Alimentos de origem animal X alimentos de origem vegetal
· Produtos X Alimentos
· Alimentos perecíveis X
não perecíveis ( neste caso os alunos utilizaram a expressão alimentos que
estragam rápido X alimentos que duram mais )
Foi possível observar
durante o desenvolvimento da atividade alguns pontos importantes, tais como:
* número de grupos realizados a partir do critério de
agrupamento;
* sobra de produtos a serem contemplados pelo critério na
separação;
*nível de dificuldade estabelecida pelo próprio aluno;
*aplicação de diferentes áreas do
conhecimento para estipular o critério a ser aplicado na atividade, resultado
de vivências e aprendizagens construídas e reorganizadas durante o seu
desenvolvimento;
* à escolha de algumas duplas,
comida X bebida e produtos comprados por kg X produtos comprados l, adotaram a
mesma regra, mas deram significados diferentes a sua seleção. Relacionando
bebidas a medida de litros e a comida a kg;
Conclusão
Algumas duplas demonstraram
insegurança, logo que lancei a proposta da atividade não sabiam por onde
começar, qual critério estipular para classificação. Dialogamos, exemplifiquei
situações cotidianas que envolvessem classificação, com intenção de
proporcionar momentos de compreensão e interpretação para a realização
posterior da atividade solicitada.
Quando questionados pela escolha em separar os produtos desta ou daquela maneira, obtive varias respostas, foi o que eu pensei primeiro, queria fazer algo diferente dos meus colegas, lembrei-me dos trabalhos realizados em aula, achei mais fácil, e assim por diante. E todos deixaram bem claro que não gostariam de mudar sua forma de organizar.
Portanto, ao classificarmos utilizamos uma demanda de conhecimento construídos, organizados e reorganizados constantemente que são influenciados por nossas vivencias e aprendizagens a cerca do mundo que nos rodeia e nos fascina. Possibilitando que as conexões de informações adquiridas pelos alunos sirvam de base para escolhas fundamentadas frente à elaboração de critérios de classificação, seriação, ordenação, em diferentes áreas do conhecimento, pois este processo exige do individuo organizar – se para perceber semelhanças e diferenças a partir do critério escolhido para ser aplicado. E com ciências não é diferente, o movimento é o mesmo, ocorrem modificações nas estruturas de acordo com os conhecimentos envolvidos na cadeia de aprendizagem.
Quando questionados pela escolha em separar os produtos desta ou daquela maneira, obtive varias respostas, foi o que eu pensei primeiro, queria fazer algo diferente dos meus colegas, lembrei-me dos trabalhos realizados em aula, achei mais fácil, e assim por diante. E todos deixaram bem claro que não gostariam de mudar sua forma de organizar.
Portanto, ao classificarmos utilizamos uma demanda de conhecimento construídos, organizados e reorganizados constantemente que são influenciados por nossas vivencias e aprendizagens a cerca do mundo que nos rodeia e nos fascina. Possibilitando que as conexões de informações adquiridas pelos alunos sirvam de base para escolhas fundamentadas frente à elaboração de critérios de classificação, seriação, ordenação, em diferentes áreas do conhecimento, pois este processo exige do individuo organizar – se para perceber semelhanças e diferenças a partir do critério escolhido para ser aplicado. E com ciências não é diferente, o movimento é o mesmo, ocorrem modificações nas estruturas de acordo com os conhecimentos envolvidos na cadeia de aprendizagem.
Segue em anexo, algumas fotos das atividades
realizadas
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