sexta-feira, 7 de outubro de 2016

A construção da identidade sapucaiense


Sapucaia do Sul é um município pertencente à Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre, tendo como limites os limites de São Leopoldo (Norte), Novo Hamburgo (Noroeste), Gravataí (Leste) Cachoeirinha (Sudeste), Esteio (Sul) Nova Santa Rita (Oeste) e Portão (Noroeste).
Em se tratando de informações quanto à sua constituição histórica, recomenda-se que seja visitado o site da própria prefeitura sapucaiense, disponível em http://www.sapucaiadosul.rs.gov.br/historia. Visitando-o, podemos encontrar fotos históricas, inclusive das primeiras fundações da linha ferroviária.
Agora, para sabermos informações quanto a aspectos socioespaciais e geográficos, os mesmos podem ser encontrados em http://www.encontrasapucaiadosul.com.br/sobre-sapucaia-do-sul/,  tendo a vantagem de falar em uma linguagem clara e direta, de fácil entendimento por parte do leitor.
Pedagogicamente falando, há uma apresentação em Power Point (disponível em http://pt.slideshare.net/FabianeM/historia-de-sapucaia-do-sul) que ilustra de maneira bastante convidativa a conhecer a história do povo e da constituição da identidade do povo de Sapucaia do Sul.
Há um pequeno vídeo (em média, 3 minutos), produzido pela TVE-RS (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=wcZFxmHqPE0 ) que ilustra um pouquinho desta história, pois afinal de contas, desde a sua emancipação em 1961, a cidade se encontra em significado crescimento.
A cidade é conhecida como “A terra do Zoo” e para conhecer um pouco mais sobre a Fundação Zoobotânica de Sapucaia do Sul e as atividades que costuma desenvolver em seu cotidiano, basta acessar: http://www.zoo.fzb.rs.gov.br/. Interessante lembrar que a Instituição atende a grupos, sejam escolares ou não, mediante pré-agendamentos.
Falando em conhecer, outro lugar recomendado para visitação é a RPPN Morro Sapucaia (http://rppnmorrosapucaia.blogspot.com.br/ ). A propriedade também atende a grupos, mediante pagamento de taxas e agendamento. Então, são feitas visitações guiadas por trilhas que dão acesso a uma nascente de córrego (onde se pode tomar água, literalmente, diretamente da fonte, uma experiência incrível) e depois, em meio à mata nativa e escalas, pode-se chegar até o topo do Morro, tendo-se uma visão panorâmica de grande parte dos municípios limítrofes, dependendo das condições climáticas no dia.
Para entrar em contato com os proprietários, também é possível neste endereço: https://www.facebook.com/RPPN-Fazenda-Morro-Sapucaia-336914649793366/.
Abaixo, seguem algumas sugestões de atividades pedagógicas:
a)        Analisar fotos antigas de Sapucaia do Sul, desafiando os alunos que recriem em desenhos:
 
                                                     











                                                                  


                                                                    Figueira em Sapucaia do Sul, na década de 1930.

b)     Entrevistar  personalidades importantes do município como Prefeito Municipal, Vereadores, representantes de organizações populares, etc, para que relatem suas experiências;
c)     Promover a visitação dos alunos à rádios e outras mídias informativas locais, a fim de que reconheçam o caráter dinâmico da história, a simultaneidade entre passado, presente e futuro;
d)     Desafiar os alunos a realizarem uma pesquisa sobre um local ou monumento local que, em suas opiniões, poderia simbolizar as características do povo sapucaiense e de sua história;
e)     Saída de campo com transporte passando pelos limites do município.
f)       Realizar o antes e o depois de determinadas ruas, prédios, praças, utilizando fotos e depoimento de moradores mais antigos.
  
REFERÊNCIAS

VASCONCELOS. Lícia; CAETANO, Vitor. Diálogos entre representação social e identidade: considerações iniciais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário