Sapucaia
do Sul é um município pertencente à Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre,
tendo como limites os limites de São Leopoldo (Norte), Novo Hamburgo
(Noroeste), Gravataí (Leste) Cachoeirinha (Sudeste), Esteio (Sul) Nova Santa
Rita (Oeste) e Portão (Noroeste).
Em
se tratando de informações quanto à sua constituição histórica, recomenda-se
que seja visitado o site da própria prefeitura sapucaiense, disponível em http://www.sapucaiadosul.rs.gov.br/historia.
Visitando-o, podemos encontrar fotos históricas, inclusive das primeiras
fundações da linha ferroviária.
Agora,
para sabermos informações quanto a aspectos socioespaciais e geográficos, os
mesmos podem ser encontrados em http://www.encontrasapucaiadosul.com.br/sobre-sapucaia-do-sul/, tendo a vantagem de falar em uma linguagem
clara e direta, de fácil entendimento por parte do leitor.
Pedagogicamente
falando, há uma apresentação em Power Point (disponível em http://pt.slideshare.net/FabianeM/historia-de-sapucaia-do-sul)
que ilustra de maneira bastante convidativa a conhecer a história do povo e da
constituição da identidade do povo de Sapucaia do Sul.
Há
um pequeno vídeo (em média, 3 minutos), produzido pela TVE-RS (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=wcZFxmHqPE0
) que ilustra um pouquinho desta história, pois afinal de contas, desde a sua
emancipação em 1961, a cidade se encontra em significado crescimento.
A
cidade é conhecida como “A terra do Zoo” e para conhecer um pouco mais sobre a
Fundação Zoobotânica de Sapucaia do Sul e as atividades que costuma desenvolver
em seu cotidiano, basta acessar: http://www.zoo.fzb.rs.gov.br/.
Interessante lembrar que a Instituição atende a grupos, sejam escolares ou não,
mediante pré-agendamentos.
Falando
em conhecer, outro lugar recomendado para visitação é a RPPN Morro Sapucaia (http://rppnmorrosapucaia.blogspot.com.br/
). A propriedade também atende a grupos, mediante pagamento de taxas e
agendamento. Então, são feitas visitações guiadas por trilhas que dão acesso a
uma nascente de córrego (onde se pode tomar água, literalmente, diretamente da
fonte, uma experiência incrível) e depois, em meio à mata nativa e escalas,
pode-se chegar até o topo do Morro, tendo-se uma visão panorâmica de grande
parte dos municípios limítrofes, dependendo das condições climáticas no dia.
Para
entrar em contato com os proprietários, também é possível neste endereço: https://www.facebook.com/RPPN-Fazenda-Morro-Sapucaia-336914649793366/.
Abaixo,
seguem algumas sugestões de atividades pedagógicas:
a)
Analisar fotos antigas de Sapucaia do
Sul, desafiando os alunos que recriem em desenhos:
|
b)
Entrevistar personalidades importantes do município como
Prefeito Municipal, Vereadores, representantes de organizações populares, etc,
para que relatem suas experiências;
c)
Promover a visitação dos alunos à rádios
e outras mídias informativas locais, a fim de que reconheçam o caráter dinâmico
da história, a simultaneidade entre passado, presente e futuro;
d)
Desafiar os alunos a realizarem uma
pesquisa sobre um local ou monumento local que, em suas opiniões, poderia
simbolizar as características do povo sapucaiense e de sua história;
e)
Saída de campo com transporte passando
pelos limites do município.
f)
Realizar o antes e o depois de
determinadas ruas, prédios, praças, utilizando fotos e depoimento de moradores
mais antigos.
REFERÊNCIAS
VASCONCELOS. Lícia; CAETANO, Vitor. Diálogos
entre representação social e identidade: considerações iniciais.
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