sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Espaço e Forma: blocos lógicos

                    
Atividades realizadas com a turma de 1° ano, utilizando “Os Blocos Lógicos”

Formação:
Alunos sentados no chão em círculo. No meio do círculo a professora espalhará os elementos do conjunto dos Blocos Lógicos, deixando- os explorar  o material  livremente por um determinado tempo. Após, a professora  proponha rá algumas atividades dirigidas com o material, segue a descrição das mesmas.

Observação: Conforme o número de alunos e necessário dividir os mesmos em vários grupos, lembrando que cada grupo deverá ter acesso a um jogo completo do conjunto dos blocos lógicos.

           
Tarefa 1 – Cada componente do grupo deve tomar um elemento qualquer dos blocos lógicos e experimentar caracterizá-lo, isto é, encontrar uma descrição que se aplique somente a ele e a nenhum outro elemento do conjunto dos Blocos Lógicos.  Após, todos os componentes do grupo terem realizado pelo menos uma vez a atividade, o grupo responde:

Para caracterizar um único elemento basta indicar a cor? 
Não, pois possui mais de uma forma com a mesma cor.

A cor e a forma? Também não.

O que mais precisa ser considerado? 
Precisa ser considerado a cor, forma, espessura e o tamanho.

Finalmente, quantas características são necessárias para isso?
São necessárias 4 características.

A cor, a forma, o tamanho e a espessura são atributos do conjunto dos Blocos Lógicos.


Tarefa 2 – Organizem em montes as peças dos Blocos Lógicos, segundo o atributo cor e respondam:
Quantos montes foram obtidos? Foram obtidos 3 montes de cores diferentes.

Cada monte separado corresponde a um valor deste atributo.

Assim, o atributo cor possui quantos valores no conjunto dos Blocos Lógicos? Possui 3 valores.

Escrevam o nome destes valores. Vermelho, azul e amarelo.


Usem outros critérios para classificar as peças do nosso subconjunto dos Blocos Lógicos e organizá-las em montes como fizeram com a cor e respondam:
Quantos atributos existem, além do atributo cor? Mais 3 atributos.

Dêem um nome para cada atributo. Espessura, forma, tamanho e cor.

Quantos montes foram obtidos em cada atributo? 
Espessura: 2 montes; Forma: 4 montes; Tamanho: 2 montes; Cores: 3 montes.

Quantos valores de cada atributo possui o conjunto dos Blocos Lógicos? 
Espessura: 2 valores; Forma:4 valores; Tamanho: 2 valores; Cores: 3 valores.

Escrevam o nome destes valores. Espessura: fino e grosso; 
Forma: triângulo, quadrado, retângulo e círculo.
 Tamanho: grande e pequeno. 
Cores: azul, amarelo e vermelho.



Tarefa 3 – Tenham em mãos 11 cartões (retângulos de papel). Escrevam, em cada um deles, um dos diferentes valores dos atributos dos Blocos Lógicos (vermelho, azul, amarelo, quadrado, retângulo, círculo, triângulo, grande, pequeno, grosso, fino).

Repartam os cartões em quatro pilhas - uma pilha por atributo.
A cada atividade, reponham os cartões nas pilhas originais.
As atividades 3.1, 3.2 e 3.3, abaixo, devem ser feitas, por todos os componentes do grupo.

3.1. Cada um dos participantes do grupo de trabalho toma um cartão em cada pilha e procura sobre a mesa todos os elementos caracterizados por estes quatro valores. (Anotem os cartões e as peças de cada um).
Quantos elementos cada um encontrou? Discutam sobre os resultados com os alunos formulando uma justificativa para as respostas.
        Se considerarmos que devemos pegar a peça que possui todos os valores escolhidos, cada componente do grupo pegará somente 1 peça, se estivermos jogando em um grupo de mais de 2 componentes a partir da jogada o 2° componente devemos recolocar os cartões novamente nas pilhas.

3.2. Cada um dos participantes toma três cartões, um em cada pilha, e procura todos os elementos caracterizados pelos valores desses cartões. Quantos elementos são?
Repitam mais duas vezes a atividade 3.2., tomando sempre cartões de pilhas diferentes.
Escrevam uma justificativa para as respostas.
Todas as escolhas de valores que deixamos as cores de fora encontramos 3 peças, 
já que  não estipula    não estipulamos cores, podemos aproveitar  as peças dos três 
valores escolhidos de todas as cores.as cores. Quando a escolha passa por um dos 
valores cores encontramos 2 peças, pois quando  escolh   escolhemos a cor a quantidade 
de peças é restringida a uma cor só.

3.3. Cada um dos participantes toma dois cartões, em diferentes pilhas de atributos, e procura os elementos caracterizados pelos valores desses cartões. Escrevam uma justificativa para os resultados.
      Os resultados dependeram das combinações das escolhas dos cartões. Conforme a escolha dos cartões que definem os valores, serão encontrados diferentes números de peças.



3.4. Repitam as atividades 3.1, 3.2 e 3.3 em seqüência, de forma que cada participante realize uma delas, sem repor os cartões e resolvam a tarefa abaixo.
Duas pessoas tomam um cartão em cada pilha que sobrou e procuram os elementos caracterizados pelos valores desses cartões. Vejam se foi possível, sem intersecção (isto é, sem misturar os conjuntos) cada um separar todos os elementos caracterizados por seus cartões.
Não. No decorrer da classificação das peças em dois valores, nós deparamos com a situação 
que algumas peças servem tanto para um componente como para o outro componente do grupo.

Tarefa 4 – Escolham uma peça qualquer dos Blocos Lógicos. Cada participante deve dizer um valor que não caracterize esta peça, por exemplo, para uma peça grossa diz: " – Não é fina!".  (repitam a tarefa para outras peças).  1° componente escolheu um círculo e disse: - Não é triângulo! 2° Componente escolheu uma peça grande e disse : -Não é pequena!


Tarefa 5 – Um aluno deve escolher mentalmente um elemento dos Blocos Lógicos. Os outros experimentarão identificar este elemento, fazendo perguntas (por ex.: Ele é vermelho? Ele é quadrado?), as quais lhe serão respondidas apenas "sim" ou "não". Cada participante do grupo deve escolher um elemento.

Análise da tarefa 5:
Se cada pergunta se refere a um só valor de atributo (por ex.: Ele é vermelho? Ele é quadrado?...) quantas perguntas se podem fazer?

Podemos fazer até  7 perguntas para descobrir qual a peça.


Que mínimo de perguntas são necessárias para identificar a peça, na melhor das hipóteses, isto é, se só receber respostas positivas? E, na pior hipótese?
Na melhor das hipóteses podemos fazer 4 perguntas e na pior das hipóteses podemos fazer 7 perguntas usando a lógica.


Tarefa 6 – Um participante do grupo retira do jogo, às escondidas, uma peça do conjunto. Os outros procuram identificá-la, olhando atentamente as peças que permaneceram espalhadas sobre a mesa.
Depois que cada participante retirou, por sua vez, uma peça, repete-se a tarefa, retirando-se 2 ou 3 elementos simultaneamente.
 A seguir respondam as seguintes perguntas:

6.1. Qual é o número de peças do conjunto dos Blocos Lógicos (sem contar)?

Quarenta e oito peças.

 6.2. Se suprimíssemos as peças correspondentes a um valor do atributo cor, o amarelo, por exemplo, quantas peças ficariam?

Ficariam 32 peças.


6.3. Se houvesse, ao contrário, uma forma a mais (hexagonal, por hipótese) quantas peças ficariam?

Ficariam 60 peças.


6.4. E, se houvesse um valor suplementar do tamanho quantas peças ficariam?

Ficariam 72 peças.

6.5. Uma maneira rápida de chegar às 48 peças é fazer o seguinte produto

2 x  2  x  3  x  4 

Chamamos esse produto de estrutura dos Blocos Lógicos.


Tarefa 7 – Completem o desenho abaixo, nomeando, em cada retângulo, um atributo referente aos valores colocados em cada traço acima da coluna de retângulos.

Formas                                Cores                           Espessura                     Tamanho


triangulo                         vermelho                         grosso                    grande   
quadrado                          azul                                 fino                       pequeno
círculo                              amarelo                                                                                                      
retângulo                             


Vejam se vocês conseguem construir as 48 peças dos Blocos Lógicos, fazendo todos os cruzamentos possíveis entre as colunas.

Tarefa 8Jogo do Dominó (este jogo é para quatro participantes)
                 Distribuem-se os blocos igualmente entre os quatro participantes. Um jogador coloca uma peça dos Blocos Lógicos sobre a mesa. O jogador seguinte deve colocar uma outra peça dos blocos ao lado daquela, como no jogo do dominó, observando que a sua peça tenha uma única diferença em relação ao anterior. O terceiro jogador, seguindo o jogo do dominó, coloca, numa das duas pontas, uma outra peça dos blocos, seguindo a mesma regra e, assim, sucessivamente. O jogador que puser uma peça errada retira a peça da mesa e perde a jogada. Se o jogador não tiver a peça conveniente, perde a vez de jogar. Ganha o jogo, quem primeiro ficar sem peças dos blocos.  Observação: este jogo pode ser jogado com duas, três ou quatro diferenças.

Tarefa 9 Relação de ordem total
9.1. Façam uma fila com as peças deste material de tal forma que cada peça tenha um lugar bem determinado.
9.2. Peçam aos colegas que fechem os olhos. Troquem duas peças de lugar. Seus colegas devem descobrir, após observar a fila, que mudanças foram feitas.
9.3. Retirem uma das peças da fila e peçam a um colega que responda sem olhar a fila:
        Quais são os vizinhos desta peça?
         2 retângulos do mesmo tamanho e mesma espessura porém com cores diferentes.

Qual é a peça que está cinco lugares antes?
        1 retângulo do mesmo tamanho e cor , porém espessura diferente

Qual é a peça que está três lugares antes?
        1 triângulo pequeno fino da mesma cor

         antes? São vizinhos? Círculo e retângulo e não são vizinhos.

REFERÊNCIAS

Ficha adaptada do acervo do GEEMPA




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