domingo, 5 de agosto de 2018

EJA

Curso de Extensão

           Educação de Jovens e Adultos


Direito, Práticas Pedagógicas e Investigação




Parte II

       Diversidade e contemporaneidade

Assistam ao curta interessantissímo:

Ninguém Nasce Racista - CRIANÇA ESPERANÇA   

(vídeo emocionante)








O racismo está arraigado em nossa sociedade desde muito tempo, mesmo com o advento de uma nova legislação, há a necessidade de uma abordagem e ampla discussão no espaço escolar, a fim de que se encontre caminhos para minimizar ou erradicar situações de constrangimento e preconceito pelos quais passam nossos alunos, não apenas eles, situações de cunho racista permeiam até mesmo entre colegas de profissão. Tratando-se de piadas racistas, observações sobre o "cabelo ruim", a inveja branca, ou até mesmo, o dito "serviço de negro". Observa-se que na EJA, pode-se fazer um trabalho, não no sentido de vitimização do povo negro, mostrar que muitos foram e são importantes na história, em nossa política.O que difere do espaço ocupado pelo negro em nossas novelas, por  exemplo, onde possuem locais sociais, digamos, de menor prestígio social, são empregados que servem o café, motoristas, nada mais dignificante,mas há a necessidade de mostrar que eles precisam e devem buscar a valorização. Este vídeo nos traz uma lição, que  "continuar criança" nos salvaria de sermos preconceituosos ou passarmos por situações complicadas... neste link segue uma história muito curiosa de dois coleguinhas que tentaram "enganar" a professora... vale muito ver. https://extra.globo.com/noticias/mundo/menino-corta-cabelo-igual-amigo-para-tentar-enganar-professora-21005862.html


=>Alguns questionamentos acerca do assunto:

*Os pré conceitos se forjam, inicialmente no âmbito familiar
*A necessidade de problematizarmos as classificações hierárquicas que construímos 
*A EJA como um espaço da diferença
*O avanço na legislação que qualifica o racismo como crime inafiançável e imprescritível.
* As formas sutis de discriminação: o olhar, a piada, expressões como " denegrir", inveja branca ( como boa), lista negra, etc.
* A invisibilidade negra nas histórias infantis.




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