domingo, 5 de agosto de 2018

Reflexão : O ato de Avaliar?





A partir das charges apresentadas nota-se que os personagens não estão sendo avaliados da mesma forma, de maneira classificatória, desta maneira nem todos conseguiriam obter “bons resultados” visto que não são levadas em consideração suas especificidades. Segundo Hoffmann


“Na concepção de avaliação classificatória, a qualidade se refere a padrões preestabelecidos, em bases comparativas: critérios de promoção (elitista, discriminatório), gabaritos de respostas às tarefas, padrões de comportamento ideal. Uma qualidade que se confunde com a quantidade, pelo sistema de médias, estatísticas, índices numéricos dessa qualidade. Contrariamente, qualidade, numa perspectiva mediadora de avaliação, significa desenvolvimento máximo possível, um permanente “vir a ser”, sem limites preestabelecidos, embora com objetivos claramente delineados, desencadeadores da ação educativa. Não se trata aqui, como muitos compreendem, de não delinearmos pontos de partida, mas, sim, de não delimitarmos ou padronizarmos pontos de chegada.” (2009, p. 31-32).


As reflexões realizadas ao decorrer das leituras disponibilizadas nos fazem perceber quão importante é o papel do professor no processo de avaliação, como deve estar claro o objetivo da avaliação nesse processo de construção do conhecimento. Tendo como habito realizar reflexões acerca de como está avaliando e o sentido que a mesma tem durante este processo. Revisitando e solidificando a ideia de que a avaliação deve ser contínua com vistas na inclusão. Uma avaliação que contemplem as individualidades de cada aluno, o que ele sabe, o que precisa consolidar para avançar na construção do conhecimento, e o que precisa aprender ao longo do ano.
 Avaliação deve ser um recurso utilizado a favor da educação, avaliar para repensar, e reagir frente aos obstáculos enfrentados pelos alunos, reorganizando através do planejamento estratégias que contemplem e deem conta dessas dificuldades apresentadas ao longo do processo. Motivando cada vez mais os alunos a buscar soluções para as suas duvidas sanando suas dificuldades.


Atualmente mantenho o hábito da "auto reflexão", no qual reflito sobre as tomadas de decisões dentro do meu planejamento, se estou levando em consideração todos os pontos importantes necessários para que os meus alunos obtenham um desenvolvimento pleno.Se os objetivos estão sendo alcançados com êxito, se as aprendizagens estão acontecendo de forma  significativa e prazerosa e se os alunos estão participando ativamente.

A partir do inicio dessa reflexão e dos autores estudados no decorrer do curso,percebo em minha práticas muitas mudanças positivas e na aprendizagem dos alunos.

Acredito ser de suma importância a avaliação mediadora, pois ela serve de parâmetros para avaliarmos de forma positiva o que esta a contento dos alunos e o que pode ser modificado para que haja de fato uma aprendizagem significativa. A avaliação deve ser mediadora, contínua e durante o processo de aprendizagem.


REFERÊNCIAS:
Cipriano Luckesi – o que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem?  Revista Pátio, ano 3 nº 12, p. 11, 2000
 Souza Ferreira Souza Ferreira - Retratos da Avaliação Conflitos, desvirtuamentos e caminhos para superação 
HOFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2009.

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