A
aquisição da Linguagem
Percebe-se que a aquisição de
linguagem passa por várias etapas. Ao observarmos os bebês, nota-se que eles
emitem sons, isso ocorre através do choro, imitando sons, vogais, consoantes e
sílabas. Além disso, observa-se que eles prestam muita atenção na fala dos
adultos e ao som ambiente. Destaca-se também, que mesmo antes de falar, as
crianças reconhecem as vozes mais conhecidas, como a voz da mãe, elas
distinguem as vozes amigas e as hostis.
Já no final do primeiro ano,
as crianças conseguem distinguir sons como pa e ba, dessa forma, há necessidade
de observar se os bebês reagem aos sons ambientes, caso se perceba essa
dificuldade, há de se investigar se ele apresenta problemas de audição.
Uma das experiencias educacionais que tive ao longo da minha carreira foi em uma Escola de Educação infantil, na qual tive a oportunidade de presenciar algum dos itens acima, constatando assim a importância de estimular desde bebê a linguagem, observando atentamente todas as demonstrações de interação e comunicação realizadas por eles.
A fala linguística se inicia
no 2º ano de vida, quando há combinação de sons, isso quando ela se refere a
uma pessoa, a um objeto ou a um acontecimento. Com um ano e meio a criança
apresenta aproximadamente um vocabulário de 50 palavras. Além da linguagem
falada, nessa fase, a criança se comunica através de gestos, sinais e linguagem
corporal. Observa-se também que as primeiras sentenças são simples, são curtas
e não apresentam marcadores gramaticais, nem as terminações verbais.
Já entre 4 e 5 anos, as
crianças produzem sentenças que possuem em torno de 5 palavras, incluem todas
as classes gramaticais, como substantivos, adjetivos, artigos, numerais,
advérbios, etc. Entre 5 e 6 anos, as frases começam a crescer e seguem as
normas gramaticais. Assim, acredita-se que a interação com as outras crianças,
as brincadeiras de roda, cantar músicas contribuem para que elas se desenvolvam
cada vez mais. Nessa fase, torna-se necessário situações mais formais para ampliarem
gradativamente o vocabulário, a leitura se torna essencial.
A linguagem participa de todos
os processos cognitivos do ser humano, pensamento, memória e atenção. A
linguagem contribui para registrar informações, organizar a ação e o
pensamento, controlar e influir sobre a conduta dos outros, possibilitar a
aquisição de conhecimento, possibilitar a integração da criança ao meio social
onde vive.
Para contribuir efetivamente
com o desenvolvimento da fala a criança há a necessidade da atenção do adulto e
dos educadores com a real intenção da emissão de sons, dos gestos e movimentos
da criança, isso entre a idade de 18 meses a 3 anos. Há a necessidade de
atenção, pois mesmo não conseguindo falarem sentenças completas, os sons ou até
mesmo o choro, manifestam sentimentos e a necessidade de comunicar-se da
criança. As situações do cotidiano, a rotina da criança requer total atenção,
pois a partir dessa interação, a linguagem irá se desenvolver
Em sala de aula, os alunos devem
se sentar em círculo, assim como a professora, dessa forma, a interação se dá
de forma direta, ou seja, há uma maior aproximação entre todos, aumentando a
comunicação e a possibilidade de interagirem.
Além disso, a prática do
professor deve buscar na rotina diária, ao falar sobre higiene,por exemplo,
trabalhar com imagens, músicas, ou seja, utilizar todos os recursos disponíveis
para que a aquisição da linguagem se desenvolva de forma gradual e efetiva.
Portanto, observa-se que a
aquisição da linguagem ocorre desde a mais tenra idade, os bebês emitem sons e
gradativamente com o decorrer de seu crescimento, entre 4 e 5 anos se comunicam
a partir de sentenças ordenadas utilizando de recursos gramaticais.
Sendo portanto, importantíssimo o papel do professor durante esta aquisição, para que haja um desenvolvimento integral das crianças neste sentindo, trabalhando sempre com a família, sendo está aliada, de forma uma a complementar a assessoria da outra.
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