domingo, 5 de agosto de 2018

Linguagem e educação




A aquisição da Linguagem

Percebe-se que a aquisição de linguagem passa por várias etapas. Ao observarmos os bebês, nota-se que eles emitem sons, isso ocorre através do choro, imitando sons, vogais, consoantes e sílabas. Além disso, observa-se que eles prestam muita atenção na fala dos adultos e ao som ambiente. Destaca-se também, que mesmo antes de falar, as crianças reconhecem as vozes mais conhecidas, como a voz da mãe, elas distinguem as vozes amigas e as hostis.
Já no final do primeiro ano, as crianças conseguem distinguir sons como pa e ba, dessa forma, há necessidade de observar se os bebês reagem aos sons ambientes, caso se perceba essa dificuldade, há de se investigar se ele apresenta problemas de audição.
Uma das experiencias educacionais que tive ao longo da minha carreira foi em uma Escola de Educação infantil, na qual tive a oportunidade de presenciar algum dos itens acima, constatando assim a importância de estimular desde bebê a linguagem, observando atentamente todas as demonstrações de interação e comunicação realizadas por eles.
A fala linguística se inicia no 2º ano de vida, quando há combinação de sons, isso quando ela se refere a uma pessoa, a um objeto ou a um acontecimento. Com um ano e meio a criança apresenta aproximadamente um vocabulário de 50 palavras. Além da linguagem falada, nessa fase, a criança se comunica através de gestos, sinais e linguagem corporal. Observa-se também que as primeiras sentenças são simples, são curtas e não apresentam marcadores gramaticais, nem as terminações verbais.
Já entre 4 e 5 anos, as crianças produzem sentenças que possuem em torno de 5 palavras, incluem todas as classes gramaticais, como substantivos, adjetivos, artigos, numerais, advérbios, etc. Entre 5 e 6 anos, as frases começam a crescer e seguem as normas gramaticais. Assim, acredita-se que a interação com as outras crianças, as brincadeiras de roda, cantar músicas contribuem para que elas se desenvolvam cada vez mais. Nessa fase, torna-se necessário situações mais formais para ampliarem gradativamente o vocabulário, a leitura se torna essencial.
A linguagem participa de todos os processos cognitivos do ser humano, pensamento, memória e atenção. A linguagem contribui para registrar informações, organizar a ação e o pensamento, controlar e influir sobre a conduta dos outros, possibilitar a aquisição de conhecimento, possibilitar a integração da criança ao meio social onde vive.
Para contribuir efetivamente com o desenvolvimento da fala a criança há a necessidade da atenção do adulto e dos educadores com a real intenção da emissão de sons, dos gestos e movimentos da criança, isso entre a idade de 18 meses a 3 anos. Há a necessidade de atenção, pois mesmo não conseguindo falarem sentenças completas, os sons ou até mesmo o choro, manifestam sentimentos e a necessidade de comunicar-se da criança. As situações do cotidiano, a rotina da criança requer total atenção, pois a partir dessa interação, a linguagem irá se desenvolver
Em sala de aula, os alunos devem se sentar em círculo, assim como a professora, dessa forma, a interação se dá de forma direta, ou seja, há uma maior aproximação entre todos, aumentando a comunicação e a possibilidade de interagirem.
Além disso, a prática do professor deve buscar na rotina diária, ao falar sobre higiene,por exemplo, trabalhar com imagens, músicas, ou seja, utilizar todos os recursos disponíveis para que a aquisição da linguagem se desenvolva de forma gradual e efetiva.
Portanto, observa-se que a aquisição da linguagem ocorre desde a mais tenra idade, os bebês emitem sons e gradativamente com o decorrer de seu crescimento, entre 4 e 5 anos se comunicam a partir de sentenças ordenadas utilizando de recursos gramaticais.
Sendo portanto, importantíssimo o papel do professor durante esta aquisição, para que haja um desenvolvimento integral das crianças neste sentindo, trabalhando sempre com a família, sendo está  aliada, de forma uma a complementar a  assessoria da outra.

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