MOMO. Mariângela. Mídia e Consumo na
Produção da Infância Pós-moderna. REU, Sorocaba, SP, v. 36, n. 1, p.
67-87, jun. 2010.
|
QUESTÕES
|
FICHAMENTO DO TEXTO
|
Caracterizar três marcas do que se entende por “pós-moderno”.
|
O termo
não seria apropriado para descrever a contemporaneidade em função do prefixo
pós- o qual remeteria a uma ruptura com a modernidade. Período histórico que
seria a periodização ou uma condição
cultural particular. Outras, ainda, dizem respeito ao que o termo remeteria,
abarcaria, em termos de configurações do próprio mundo.
|
O que significa pensar o tempo atual com base no binômio
solidez/liquidez?
|
Bauman
cria o termo “Modernidade Líquida”,
uma vez que considera liquidez e fluidez como metáforas adequadas para captar a natureza da presente fase,
nova de muitas maneiras na história da
modernidade. Utiliza o termo para expor
as condições de uma época em
que praticamente nada mais é sólido,
nada mais mantém a mesma forma ,fixada em um espaço, durante longo tempo.
Ele
argumenta que a modernidade se ocupa em derreter os sólidos pré–modernos em
estado adiantado de desintegração para então
inventar sólidos duradouros, que fossem confiáveis e garantissem um
mundo previsível e consequentemente, administrável.
|
Explique
a frase: “a mídia tem sido uma das principais produtoras das representações
que compartilhamos” (p. 79). Para construir sua resposta, utilize-se do
exemplo da “representação do corpo”, oferecido pela autora (p. 79-80)
|
Momo (2010), A mídia
tem alterado, modificado, os processos de produção, circulação e consumo de
significados, compondo uma cultura distinta da cultura de outras épocas.
S “Aprendemos o que é ser belo e
ser jovem através das representações que a mídia produz e põe em circulação.
Por meio da mídia, das formas de representação e dos discursos colocados em
circulação, criamos parâmetros para, por exemplo, avaliar e produzir nosso
próprio corpo”.A mídia estabelece padrões de exigência que acabam
regulando e promovendo o consumo de alimentos, de roupas, de procedimentos
estéticos ou cirúrgicos para atingir o corpo almejado.
|
Considerando
as discussões que o texto oferece, como as crianças se veem por m hoje
implicadas numa sociedade do consumo?
|
A mídia promove o consumo de diferentes
produtos, mas o alvo de fácil adesão
são as crianças, influenciáveis as
mesmas se encontram num grupo que
a mídia consegue manipular com seus fantasiosos enredos, movimentando
assim a produção e a venda ordenada dos produtos,
alavancando as empresas e modificando os padrões socioculturais vigentes.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário