sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Fichamento do texto "Mídia e Consumo na produção da infância pós-moderna", de Mariângela Momo



MOMO. Mariângela. Mídia e Consumo na Produção da Infância Pós-moderna. REU, Sorocaba, SP, v. 36, n. 1, p. 67-87, jun. 2010.

QUESTÕES
         FICHAMENTO  DO  TEXTO



Caracterizar três marcas do que se entende por “pós-moderno”.

O termo não seria apropriado para descrever a contemporaneidade em função do prefixo pós- o qual remeteria a uma ruptura com a modernidade. Período histórico que seria a periodização  ou uma condição cultural particular. Outras, ainda, dizem respeito ao que o termo remeteria, abarcaria, em termos de configurações do próprio mundo.




O que significa pensar o tempo atual com base no binômio solidez/liquidez?


Bauman cria  o termo “Modernidade Líquida”, uma vez que considera liquidez e fluidez como metáforas adequadas para  captar a natureza da presente fase, nova  de muitas maneiras na história da modernidade. Utiliza o termo para expor  as condições de uma época  em que praticamente  nada mais é sólido, nada mais mantém a mesma forma ,fixada em um espaço, durante longo tempo.

Ele argumenta que a modernidade se ocupa em derreter os sólidos pré–modernos em estado adiantado de desintegração para então  inventar sólidos duradouros, que fossem confiáveis e garantissem um mundo previsível e consequentemente, administrável.


Explique a frase: “a mídia tem sido uma das principais produtoras das representações que compartilhamos” (p. 79). Para construir sua resposta, utilize-se do exemplo da “representação do corpo”, oferecido pela autora (p. 79-80)

Momo (2010), A mídia tem alterado, modificado, os processos de produção, circulação e consumo de significados, compondo uma cultura distinta da cultura de outras épocas.

S “Aprendemos o que é ser belo e ser jovem através das representações que a mídia produz e põe em circulação. Por meio da mídia, das formas de representação e dos discursos colocados em circulação, criamos parâmetros para, por exemplo, avaliar e produzir nosso próprio corpo”.A mídia estabelece padrões de exigência que acabam regulando e promovendo o consumo de alimentos, de roupas, de procedimentos estéticos ou cirúrgicos para atingir o corpo almejado.

Considerando as discussões que o texto oferece, como as crianças se veem por m hoje implicadas numa sociedade do consumo?

 A mídia promove o consumo de diferentes produtos, mas o alvo  de fácil adesão são as crianças, influenciáveis   as mesmas se encontram  num grupo que a  mídia consegue manipular com  seus fantasiosos enredos, movimentando assim  a produção  e a venda ordenada dos produtos, alavancando as empresas e modificando os padrões socioculturais vigentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário