sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Educar uma infância pós-moderna


Atualmente, vivemos em um mundo  no qual as coisas mudam rapidamente. O que a segundos atrás demonstrava ser de suma importância, neste momento já caiu por terra. Nada mais é sólido, tudo segue o caminho da liquidez e da fluidez. Essa tendência da pós modernidade reflete em nossas vidas de várias formas, prejudicando a nossa percepção acerca das coisas e das relações que nos cercam no mundo, pois diariamente somos desafiados a construir e reconstruir  as coisas, e, pelo modo como elas acontecem, torna-se sem significado e validade, deixando-nos cada vez mais inseguros e cheios de incertezas, fragilizados perante a sociedade em que estamos inseridos, pois a situação social, política, econômica e até mesmo científica transformam-se em relações de instabilidade.
            Toda essa mudança no modo de vida, ditada pela pós-modernidade,  causa em nós, adultos, desconforto, insegurança e certo desequilíbrio.
Essa realidade também se reflete no mundo infantil, na vida das crianças, que apresentam  de certo modo desigualdade na interpretação e julgamento do que ser  o melhor  para elas, pois são seres mais vulneráveis,  que não estão cognitivamente formados para opinar e até escolher em algumas circunstâncias o que for melhor para si, ainda mais vivendo na era  da globalização, onde as informações nos alcançam com uma rapidez indescritível, tornando-nos alvos  das mesmas, dificultando até mesmo o reconhecimento das fontes verdadeiras de informações. 
Não podemos deixar de citar a influência capitalista que a mídia exerce sobre as crianças. Por exemplo, quando se lança ampla variedade de produtos infantis, que instantaneamente, fazem com a criança, queira substituir aqueles já adquiridos por outros “da moda”.
Infelizmente, muitos dos produtos lançados pela mídia, fazem referência à violência e à pornografia,  muitas vezes camuflados. Esta realidade tem feito com que pais, familiares, professores e até mesmo entidades públicas demonstrem-se cada vez mais preocupados, principalmente porque antevem maiores aborrecimentos e consequências para as próximas gerações.
Acredito que está faltando um novo olhar para estas questões que influenciam prejudicialmente o desenvolvimento saudável, livre, digno e respeitoso das crianças.
Somente medidas rígidas e drásticas, pensadas para o bem comum, serão capaz de  traçar metas que salvem esses seres que estão sendo afogados em meio a tantas barbáries, evitando que se tornem  adultos   filhos  de ideologias cada vez mais individualistas e materialistas, dando seguimento a outras gerações perdidas em meio a tanto caos.
Se não preservarmos o desenvolvimento sadio das crianças do presente, como poderemos pensar em vivenciar um futuro com melhores condições socioculturais?

 REFERÊNCIAS

BAUMAN, Zygmunt. A Pós - Modernidade
Link:   https://www.youtube.com/watch?v=58MMs5j3TjA. Acesso 04/10/2015.
FISCHER, Rosa Maria. Dispositivo pedagógico da mídia: formas de educar na (e pela) TV. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.1, p. 151-162, jan./jun. 2002. Texto completo disponível em: http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27882/29654



MOMO, Mariângela.  Mídia e consumo na produção da infância pós-moderna. REU, Sorocaba, SP, v. 36, n. 1, p. 67-87, jun. 2010. https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=34843. Acesso: 04/10/2015.

            

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