sexta-feira, 23 de outubro de 2015

As teorias freudianas, as mudanças no mundo e na educação



Freud  contribuiu positivamente nas descobertas  do funcionamento da mente humana e no entendimento dos porquês de certas  reações  frente a algumas situações  vividas pelo indivíduo em sociedade. Descobrindo a conexão entre mente e corpo, criando o campo da psicanálise, no qual direciona seus estudos e investigações científicas, sistematizando os conhecimentos sobre o funcionamento da vida psíquica para desvendar os mistérios da mente.
A investigação enquanto ferramenta da psicanálise tem como objetivo  significar os diferentes manifestos, seja por meio de ações, palavras, sonhos, delírios, etc. A forma de tratamento é a Análise, que busca curar, a partir do autoconhecimento do  indivíduo.
Através  das investigações realizadas durante as análises em seus pacientes, eis que Freud  apresenta a primeira concepção sobre a estrutura  e o funcionamento da personalidade o inconsciente, pré-consciente e o consciente.
O inconsciente é local no qual  está  armazenado   tudo o que não se encontra na consciência atual, tudo aquilo que foi censurado pelas partes internas da mente. Já o pré–consciente é composto por todos aqueles conteúdos que podem ser acessados pela consciência quando necessários pelo indivíduo. E  a consciência   é a parte que recebe a todo momento estímulos/ informações do mundo externo e interno, na mesma permanecem em alerta o raciocínio, atenção e a percepção que nota o mundo ao seu redor.
Outra descoberta importantíssima realizada por Freud foi à sexualidade vista como a principal responsável pelas causas de problemas psíquicos resultados de experiências traumáticas, pensamentos e desejos reprimidos, de cunho sexual.
 A segunda teoria apresentada por ele diz respeito aos três sistemas da personalidade o id, ego e superego. Esses conceitos possuem distintas  características, mas que não deixam de estar ligadas de certa maneira com  a primeira teoria descoberta por Freud. O id é comandado pela sensação de prazer, de contentamento, caracterizado por atributos do inconsciente. O ego é o equilíbrio entre  os demais, controlado pela realidade é o regulador, e trás consigo o armazenamento da memória, sentimento e pensamento, tentando dar conta de todo o interesse do indivíduo. Já o superego é a regência das exigências culturais, sociais e morais. Considera sempre  o sentimento de culpa em primeira estância , por algo que errado que fez ou até mesmo por algo que não fez mas queria ter feito.
Todos estes conhecimentos  apresentados por Freud como resultados da sua vida investigativa, nos dias atuais ainda representam enorme importância em inúmeros campos  que a psicanálise transita, inclusive na educação, pois nos da um suporte grandioso para observarmos e desvendarmos alguns traços problemáticos em nossos alunos. Fazendo com que fiquemos sempre alertas  para as manifestações realizadas pelos mesmos, sendo elas quais forem. Facilitando de certa maneira o papel do professor que deverá reorganizar suas aulas para atender essas lacunas apresentadas pelos alunos. Reconhecendo as dificuldades fica mais fácil o professor interferir e ajudar juntamente com a família responsável.


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