sexta-feira, 15 de julho de 2016

O Brincar, o Jogar e o Movimento


               O jogo e a brincadeira são, por si só, uma situação de aprendizagem. As regras e a imaginação favorecem a criança comportamento além dos habituais. Nos jogos ou brincadeiras a criança age como se fosse maior do que a realidade, e isso, inegavelmente, contribui de forma intensa e especial para o seu desenvolvimento.

              A brincadeira, o jogo e o movimento natural e espontâneo (que ocorre na recreação) são fatores fundamentais em toda e qualquer escola de educação infantil e fundamental, uma vez que os mesmos contribuem e muito na educação e formação geral do educando.

              É por meio do lúdico que ela abandona o seu mundo de necessidades e constrangimentos e se desenvolve, criando e adaptando uma nova realidade a sua personalidade. A infância é, portanto, um período de aprendizagem  necessária à idade adulta. É nesse momento que a brincadeira se torna uma oportunidade de afirmação de seu "eu".

             Brincando a criança se torna espontânea, desperta sua criatividade e interage com o seu mundo interior e exterior.

            Por meio das atividades lúdicas podemos perceber dificuldades motoras, intelectuais e afetivas dos nossos educandos.

           O QUE É BRINCAR?

           Brincar: proposta criativa e recreativa de caráter físico ou mental, desenvolvida espontaneamente, cuja evolução é definida e o final nem sempre previsto. Quando sujeito a regras, estas são simples e flexíveis, e o seu maior objetivo é a prática da atividade em si.

            O QUE É JOGAR?

             Jogar: de comportamento organizado, nem sempre espontâneo, com regras que determinam duração,  intensidade e final da atividade. Importante lembrar que o jogo tem sempre como resultado a vitória, o empate  ou a derrota.
              Lúdico:é tudo aquilo que diverte e entretém, seja em forma de atividade física ou mental.

              O QUE É MOVIMENTO?

               Movimento: espontâneo ou não, é uma sequência  de atividades motoras e físicas  que são realizadas conscientemente.
                O jogo  e a brincadeira permitem ao educando criar, imaginar, fazer de conta, funcionam  como laboratório de aprendizagem, permitem ao educando experimentar, medir, utilizar, equivocar -se  e fundamentalmente  aprender.
               "Nada mais sério do que uma criança brincando" (Claparede).
               "Se a vida é um jogo e o jogo pode se transformar em brincadeira, por que não viver brincando e aprender com a brincadeira?" (João Luiz).
             
               Alexis Leontiev (1988) afirma que a atividade lúdica que o educando desenvolve sua habilidade de subordinar-se a uma regra, mesmo quando um estímulo direto o impele a fazer algo diferente. "Dominar as regras significa dominar seu próprio comportamento , aprendendo a controlá-lo, aprendendo a subordiná-lo a um propósito definido."


              REFERÊNCIA
QUEIROZ, Dias Tania e MARTINS, Luiz João. Jogos e brincadeiras de A a Z. Editora Rideel, 2° Edição. São Paulo, 2009.

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