Ser educador em tempos de mudanças educacionais é uma tarefa árdua , pois estamos marcados pela resistência e ao mesmo tempo pela esperança.
Navegamos em caminhos desconhecidos e só temos uma saída: a formação continuada, para que possamos nos atualizar constantemente de forma a nos manter na dianteira dos processos inovadores da aprendizagens na área educacional.
Atualmente a educação exige que os educadores sejam multifuncionais, não apenas educadores, mas psicólogos, pedagogos, recreacionistas e muito mais, para que tenhamos condições de desenvolver as habilidades e competências de nossos educandos, para que a aprendizagens seja significativa obtendo também sucesso na sua caminha de vida.
A realidade nos mostra que estamos vivendo na era do "desencanto escolar", na qual muitos de nossos educandos não estão receptivos a aprendizagem, o desinteresse pelo aprendizado em geral, a indisciplina também vem sendo um marco no cotidiano escolar e a frustração que muitos professores sentem por não conseguirem um resultado satisfatório na sua prática diária, por que não conseguem fazer com que seus alunos se interessem pelo processo de sua própria aprendizagem.
Nesse contexto, faz - se necessário reinventar a prática educacional utilizando jogos, brincadeiras e dinâmicas com o objetivo de auxiliar o professor no resgate do interesse do educando pelo processo do seu ensino aprendizagem, fazendo com que o mesmo demonstre entusiasmo e prazer pela ação de aprender.
Acreditamos que a sala de aula deve ser um espaço escolar em que a transformação aconteça , mas para que isso ocorra a prática educacional do professor deve ser algo instigante, prazerosa e agradável, neste contexto entra encena para fortalecer as brincadeiras e jogos que permitam o educador alcançar a plenitude em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário