sexta-feira, 10 de junho de 2016

O jogo do planejamento e o planejamento do jogo: dança da cadeira


 
Trata-se de uma brincadeira bastante conhecida e comum aos ambientes escolares, principalmente em dias de chuva em que a recreação precisa acontecer dentro da sala de aula.

OBJETIVOS

Com esta atividade, pretende-se que o aluno seja capaz de:
ü  Estar atento à velocidade de seu deslocamento de acordo com a música;
ü  Traçar estratégias a partir da observação das cadeiras vagas.
ü  Expressar suas emoções a partir da probabilidade de ser campeão ou perdedor na atividade.

MATERIAIS
Cadeiras, rádio com cds diversos, espaço suficiente para deslocamento dos alunos envolvidos na brincadeira.

METODOLOGIA 

Colocam-se cadeiras em círculo, cada participante senta-se, sendo que uma criança é destacada para dirigir o jogo, este deve estar vendado. O dirigente da brincadeira grita: já !
Todos levantam e andam em roda das cadeiras. O dirigente retira uma cadeira. À voz de já! , todos procuram sentar. Quem ficar sem lugar comandará a nova volta. Assim, as cadeiras vão sendo retiradas e o grupo vai diminuindo.
Será o vencedor aquele que conseguir sentar na cadeira no último comando.

Variante: As cadeiras são dispostas em duas fileiras (de costas uma para a outra). As crianças sentam nas cadeiras e uma fica responsável por ligar e desligar o rádio e também por retirar as cadeiras. Quando o rádio for ligado às crianças circulam pelas cadeiras quando o rádio é desligado as crianças sentam. A cada parada vai sendo retirada uma cadeira. Quem fica sem cadeira cai fora, é considerado vencedor o participante que conseguir sentar na cadeira, na última disputa.

Na gincana junina da escola  em que trabalho realizamos esta brincadeira com todos os alunos da escola, dividimos os em equipes  para facilitar já que era uma grande quantidade  de participantes. Pedimos para cada turmar escolher um casal de caipira para participar da atividade.
Além de proporcionar aos alunos um ambiente  festivo de diversão, também serviu de integração entre  os alunos e também  entre as turmas.

Foi uma manhã muito prazerosa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário