Trata-se
de uma brincadeira bastante conhecida e comum aos ambientes escolares,
principalmente em dias de chuva em que a recreação precisa acontecer dentro da
sala de aula.
OBJETIVOS
Com esta atividade,
pretende-se que o aluno seja capaz de:
ü
Estar
atento à velocidade de seu deslocamento de acordo com a música;
ü
Traçar estratégias a partir da observação das cadeiras vagas.
ü
Expressar
suas emoções a partir da probabilidade de ser campeão ou perdedor na atividade.
MATERIAIS
Cadeiras, rádio com cds
diversos, espaço suficiente para deslocamento dos alunos envolvidos na
brincadeira.
METODOLOGIA
Colocam-se
cadeiras em círculo, cada participante senta-se, sendo que uma criança é
destacada para dirigir o jogo, este deve estar vendado. O dirigente da
brincadeira grita: já !
Todos
levantam e andam em roda das cadeiras. O dirigente retira uma cadeira. À voz de
já! , todos procuram sentar. Quem ficar sem lugar comandará a nova volta.
Assim, as cadeiras vão sendo retiradas e o grupo vai diminuindo.
Será o
vencedor aquele que conseguir sentar na cadeira no último comando.
Variante: As cadeiras são
dispostas em duas fileiras (de costas uma para a outra). As crianças sentam nas
cadeiras e uma fica responsável por ligar e desligar o rádio e também por
retirar as cadeiras. Quando o rádio for ligado às crianças circulam pelas
cadeiras quando o rádio é desligado as crianças sentam. A cada parada vai sendo
retirada uma cadeira. Quem fica sem cadeira cai fora, é considerado vencedor o
participante que conseguir sentar na cadeira, na última disputa.
Na
gincana junina da escola em que trabalho realizamos esta brincadeira com
todos os alunos da escola, dividimos os em equipes para facilitar já que
era uma grande quantidade de participantes. Pedimos para cada turmar
escolher um casal de caipira para participar da atividade.
Além
de proporcionar aos alunos um ambiente festivo de diversão, também serviu
de integração entre os alunos e também entre as turmas.
Foi
uma manhã muito prazerosa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário