sexta-feira, 24 de junho de 2016

As aulas de música na minha concepção

             É inevitável iniciar avaliação do meu processo de aprendizagem da disciplina de Música sem retomar a ocasião em que foi nos proposto que assistíssemos o filme “Minha voz, minha vida”, o qual pretende nos alertar quanto aos cuidados diários que nós, professores, precisamos ter com a nossa voz.
Particularmente, percebi que utilizo minha voz de forma errônea e o quanto sou descuidada para que a mesma se mantenha saudável!
Foi de suma importância este aprendizado, pois já consigo perceber algumas melhorias de minha parte em certos aspectos.
Com relação às aulas presenciais, não posso deixar de destacar a ludicidade com que os encontros aconteceram, voltamos a ser crianças e isso foi muito divertido!
Deixo aqui meu “muitíssimo obrigada” à professora pela gentileza de permitir que eu a gravasse, brincando graciosamente, após ter demonstrado dificuldades em memorizar corretamente as etapas de uma das brincadeiras propostas em aula.
A música está muito presente em minhas aulas. Utilizo-a na entrada diária para dar boas vindas, como forma de aquecimento, para a introdução de conteúdos, por pura diversão, na recreação, nas rodas cantadas, enfim, a música é um importante suporte pois nos possibilita o desenvolvimento de múltiplas habilidades.
Com relação ao acervo de materiais para leitura e embasamento teórico, gostaria que os mesmos tivessem sido ofertados já no início do semestre, dando-nos condições para realizarmos leituras mais aprofundadas, uma vez que todos os títulos são todos muito interessantes!
Segundo Nogueira: “Visto que a música na vida dos seres humanos é inconstentável, ela tem acompanhado a história da humanidade ao longo dos tempos, exercendo as mais diferentes funções”.
Devemos fazer uso incansável desta ferramenta tão simples, mas tão valiosa que é a música!
Uma experiência muito satisfatória que tive com os meus alunos do segundo ano foi a apresentação do dia das mães, onde os alunos escolheram, sem minha interferência, duas músicas para apresentar na festividade
Cada um deles trouxe suas experiências musicais que julgava serem mais apropriadas para a ocasião e foi interessante perceber que eles, ainda tão pequenos, já conseguem realizar escolhas utilizando parâmetros como melodia e letra, que deixassem suas mães emocionadas.
A percepção deles foi a de utilizar a música tanto para alegrar, quanto para emocionar e prestigiar estas pessoas que eles tanto amam.
Para finalizar, compartilho com vocês o vídeo que falei, onde a professora e coordenadora da disciplina, Leda de Albuquerque Maffioletti aparece, realizando a famosa brincadeira “chocolate”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário