Os contos de fadas são
histórias antigas que possuem mais de um autor, pelo fato
que são criações populares, composições coletivas, levando em consideração que
quem contava um conto aumentava um ponto.
Então cada pessoa que ouvia esta história, ao recontá-la poderia modificar, acrescentar, e assim por diante, pois foram relatos feitos oralmente, por muitos anos, dependendo extremamente da memória e habilidade narrativa dos contadores.
Então cada pessoa que ouvia esta história, ao recontá-la poderia modificar, acrescentar, e assim por diante, pois foram relatos feitos oralmente, por muitos anos, dependendo extremamente da memória e habilidade narrativa dos contadores.
A autora destaca no texto
que as pessoas contavam histórias, pois não havia muitas vezes o
que fazer para passar o tempo, ainda mais a noite já que não tinham
eletricidade. Então como forma de entretenimento, as pessoas contavam e ouviam
histórias que relatavam muitas vezes, conflitos, desafios e
sentimentos que envolviam a vida do narrador.
Ela
posiciona-se criticamente em relação os adaptadores de contos de fada, os quais, segundo ela, acabam por se tornarem "pessoas arrogantes, donos da
verdade, achando se mais sábios e melhores até mesmo dos
que os antecederam, modificando drasticamente o enredo da história
menosprezando todo um trabalho realizado em anos por grupos de pessoas."
Histórias que permaneceram vivas na memória de milhares de pessoas, passando de geração a geração e tão comuns em nosso cotidiano, certamente fizeram parte de nossa infância!
Histórias que permaneceram vivas na memória de milhares de pessoas, passando de geração a geração e tão comuns em nosso cotidiano, certamente fizeram parte de nossa infância!
Em sala de aula...
Costumo utilizar em minhas aulas esse
tipo de texto sob as mais diferentes maneiras: teatro,
o texto xerocado fatiado, a hora do conto utilizando o livro ou fantoches,
sequência de figuras, animações, reescrita, etc.
Acredito que desta forma os alunos conseguem identificar as diferenças dos elementos em cada exposição, expondo seus posicionamentos e preferências através de argumentos consistentes, já que transpassaram por muitas faces da obra.
Gosto muito da ideia deles descreverem os personagens levando em consideração a trajetória do mesmo no enredo, deixando livre para se acharem necessário julgarem com consistência as atitudes tomadas pelos mesmos levando-os muitas vezes a uma reflexão crítica das tomadas de decisões e ações que são incumbidas aos personagens pelo escritos. E perceptível ao realizar estas atividades, a consolidação de alguns valores demonstrados pelos alunos.
Acredito que desta forma os alunos conseguem identificar as diferenças dos elementos em cada exposição, expondo seus posicionamentos e preferências através de argumentos consistentes, já que transpassaram por muitas faces da obra.
Gosto muito da ideia deles descreverem os personagens levando em consideração a trajetória do mesmo no enredo, deixando livre para se acharem necessário julgarem com consistência as atitudes tomadas pelos mesmos levando-os muitas vezes a uma reflexão crítica das tomadas de decisões e ações que são incumbidas aos personagens pelo escritos. E perceptível ao realizar estas atividades, a consolidação de alguns valores demonstrados pelos alunos.
REFERÊNCIAS
ÀVILA. Ivany S. Contos de fadas
e outros clássicos: características, personagens, questões de gênero e
um pouco mais...
MACHADO. Ana Maria. Encantos para sempre. Capítulo
7.
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