O material Cuisenaire ou Escala Cuisenaire: Um pouco de história
O
Material Cuisenaire leva o nome de seu idealizador e criador Emile Georges
Cuisenaire Hottelet (1891-1980).
Cuisenaire era professor de Matemática
na cidade de Thuin, Bélgica e, ao perceber a dificuldade de muitascrianças no
entendimento de conceitos básicos em Matemática, resolveu criarum material para
ser utilizado como apoio. O mesmo foi criado a partir de algumas réguas
cortadas em 10 tamanhos diferentes e pintadas de cores também diferentes,
conforme o tamanho da peça. Surgiu, assim, a Escala Cuisenaire.
Este
material foi estudado e experimentado por 23 anos e, somente depois deste
tempo, é que ele foi divulgado com a ajuda de um professor egípcio, radicado na
Inglaterra, Caleb Gattegno. Gattegno dedicava-se à pesquisa em Educação
Infantil e foi convidado para conhecer o trabalho do belga que ensinava os
números com o auxílio de barrinhas coloridas, com o qual se encantou e disse: “esse
homem mostra técnicas às crianças que são um milagre para a
educação”.
Conhecendo o material
O Material de Cuisenaire, que tem 294
peças, é formado por barras (ou prismas) de 10 tamanhos diferentes, sendo que
cada tamanho possui uma cor específica.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Existe uma relação entre comprimento
da barra / cor / número natural.
Observação: O Material de
Cuisenaire poderá ser construído em papel ou EVA, desde que as barrinhas sejam
múltiplas da primeira, tomada como unidade, e que sejam observadas as cores de
cada barrinha conforme o quadro acima.
Objetivos de trabalho com o material
Com uma adequada
utilização do Material Cuisenaire pode-se:
* conduzir a
criança ao entendimento dos conceitos de: antes de, depois de, estar entre,
maior que, menor que, antecessor de sucessor de;
*estudar as
operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, incluindo frações;
* levar a
criança à descoberta da propriedade comutativa da adição e da multiplicação;
*reconhecer
números primos;
* trabalhar o
sistema de numeração;
*trabalhar áreas e volumes.
Como utilizar o Material
Para atingir os
objetivos propostos, a utilização do material deve seguir algumas etapas que
citaremos a seguir.
)Deixar as
crianças livres para brincar e manipular o material, construindo figuras diferentes
tais como: escadinhas, trenzinhos, casinhas. Nesse processo, elas fazem o
reconhecimento físico das peças e começam a discriminar tamanhos e cores,
trabalham intuitivamente os conceitos de antes, depois, maior do que, menor do que,
crescente e decrescente.
2) Realizar
jogos, atividades e fichas didáticas que levem ao desenvolvimento das percepções,
à familiarização das cores e tamanhos do material, o que é essencial para a
compreensão da Escala de Cuisenaire.
3)Associar os
números às cores e aos tamanhos. Nessa etapa, as crianças começam a perceber
que as barrinhas, além de ter cores diferentes, também têm tamanhos diferentes,
mas se dão conta que existe uma proporção entre os seus tamanhos.
4)Realizar a
adição através de combinações aditivas. Nessa fase, além de compreender a
adição, as crianças concluem sobre as propriedades dessa operação.
5)Realizar a
subtração, usando a decomposição de um número em diferentes combinações.
6)Realizar a
multiplicação e a divisão, incluindo frações. É nessa fase que a criança começa
a desenvolver o raciocínio mais abstrato.
7)Usar as
barrinhas para a resolução de equações com incógnitas, uma vez que fará adições,
subtrações, multiplicações e divisões. Nessa etapa, como a criança já é capaz
de fazer abstrações, ela passa a utilizar o Material de Cuisenaire simplesmente para conferir seu raciocínio.
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