sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Sugestão de material concreto para trabalhar conceitos matemáticos




O material Cuisenaire ou Escala Cuisenaire: Um pouco de história

O Material Cuisenaire leva o nome de seu idealizador e criador Emile Georges Cuisenaire Hottelet  (1891-1980). Cuisenaire era professor de  Matemática na cidade de Thuin, Bélgica e, ao perceber a dificuldade de muitascrianças no entendimento de conceitos básicos em Matemática, resolveu criarum material para ser utilizado como apoio. O mesmo foi criado a partir de algumas réguas cortadas em 10 tamanhos diferentes e pintadas de cores também diferentes, conforme o tamanho da peça. Surgiu, assim, a Escala Cuisenaire.

Este material foi estudado e experimentado por 23 anos e, somente depois deste tempo, é que ele foi divulgado com a ajuda de um professor egípcio, radicado na Inglaterra, Caleb Gattegno. Gattegno dedicava-se à pesquisa em Educação Infantil e foi convidado para conhecer o trabalho do belga que ensinava os números com o auxílio de barrinhas coloridas, com o qual se encantou e disse: “esse homem mostra técnicas às crianças que são um milagre para a educação”.

Conhecendo o material


          O Material de Cuisenaire, que tem 294 peças, é formado por barras (ou prismas) de 10 tamanhos diferentes, sendo que cada tamanho possui uma cor específica.

                                                            



                                                         1      2     3    4    5      6     7     8     9     10
               

                      Existe uma relação entre comprimento da barra / cor / número natural.



Observação: O Material de Cuisenaire poderá ser construído em papel ou EVA, desde que as barrinhas sejam múltiplas da primeira, tomada como unidade, e que sejam observadas as cores de cada barrinha conforme o quadro acima.

Objetivos de trabalho com o material


Com uma adequada utilização do Material Cuisenaire pode-se:
* conduzir a criança ao entendimento dos conceitos de: antes de, depois de, estar entre, maior que, menor que, antecessor de sucessor de;
*estudar as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, incluindo frações;
* levar a criança à descoberta da propriedade comutativa da adição e da multiplicação;
*reconhecer números primos;
* trabalhar o sistema de numeração;
 *trabalhar áreas e volumes.

 Como utilizar o Material


Para atingir os objetivos propostos, a utilização do material deve seguir algumas etapas que citaremos a seguir.
)Deixar as crianças livres para brincar e manipular o material, construindo figuras diferentes tais como: escadinhas, trenzinhos, casinhas. Nesse processo, elas fazem o reconhecimento físico das peças e começam a discriminar tamanhos e cores, trabalham intuitivamente os conceitos de antes, depois, maior do que, menor do que, crescente e decrescente.

2) Realizar jogos, atividades e fichas didáticas que levem ao desenvolvimento das percepções, à familiarização das cores e tamanhos do material, o que é essencial para a compreensão da Escala de Cuisenaire.

3)Associar os números às cores e aos tamanhos. Nessa etapa, as crianças começam a perceber que as barrinhas, além de ter cores diferentes, também têm tamanhos diferentes, mas se dão conta que existe uma proporção entre os seus tamanhos.

4)Realizar a adição através de combinações aditivas. Nessa fase, além de compreender a adição, as crianças concluem sobre as propriedades dessa operação.

5)Realizar a subtração, usando a decomposição de um número em diferentes combinações.

6)Realizar a multiplicação e a divisão, incluindo frações. É nessa fase que a criança começa a desenvolver o raciocínio mais abstrato.

7)Usar as barrinhas para a resolução de equações com incógnitas, uma vez que fará adições, subtrações, multiplicações e divisões. Nessa etapa, como a criança já é capaz de fazer abstrações, ela passa a utilizar o Material de Cuisenaire  simplesmente para conferir seu raciocínio.

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