Sugestões
de atividades
Atividade 1
Após uma etapa de Jogo livre, quando o professor observa que as crianças estão percebendo as regularidades do material, podem ser montadas sequências de atividades, a partir das sugestões abaixo – as ordens podem ser dadas oralmente para as crianças.
1. Pegar uma barrinha
de cada cor do Material de Cuisenaire.
2. Colocar na mesa
essas barras pela ordem de tamanho, da menor até a maior.
3. Dizer a cor da
barra menor.
4. Dizer a cor da
barra maior.
5. Identificar as
cores das barras que são menores do que a amarela.
6. Dizer a cor da barra
imediatamente menor do que a amarela.
7. Dizer quais são as
barras maiores do que a preta.
8. Identificar a
barra imediatamente maior do que a preta.
9. Dizer qual a barra
que está entre a verde-escuro e a marrom.
10. Dizer quais as
barras que estão entre a amarela e a verde escuro.
Atividade 2
1. Tomar a barra
vermelha e verificar quantas barrinhas brancas são necessárias para formar uma
barra do mesmo tamanho da vermelha.
2. Usar a barrinha
branca como unidade de medida e dizer quanto vale a barra vermelha.
3. Tomar a barra
verde-clara e ver quantas barrinhas brancas são necessárias para formar uma
barra do mesmo tamanho da verdeclara.
4. Usar a barrinha
branca como unidade de medida e dizer quanto vale a barra verde-clara.
5. Tomar a barra rosa
e ver quantas barrinhas brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo
tamanho da rosa.
6. Usar a barrinha
branca como unidade de medida e dizer quanto vale a barra rosa.
7. Usar a barra
amarela e ver quantas barrinhas brancas são necessárias para formar uma barra
do mesmo tamanho da amarela.
8. Usar a barrinha
branca como unidade de medida e dizer quanto vale a barra amarela.
Atividade 3
Usar uma folha de
papel quadriculado e, com lápis da mesma cor das barrinha do Material de
Cuisenaire, pintar alguns quadradinhos da seguinte maneira:
como a barra branca
vale 1, pintar apenas o contorno de um quadradinho com lápis preto;
como a barra vermelha
vale 2, pintar 2 quadradinhos com a cor vermelha;
como a barra
verde-clara vale ......., pintar ....... quadradinhos com a cor verde-clara;
como a barra rosa
vale ......., pintar ....... quadradinhos com a cor rosa;
como a barra amarela
vale ......., pintar ....... quadradinhos com a cor amarela;
como a barra
verde-escura vale ......., pintar ....... quadradinhos com a cor verde-escura;
como a barra preta
vale ......., pintar ....... quadradinhos com a cor preta;
como a barra marrom
vale ......., pintar ....... quadradinhos com a cor vermelha;
como a barra azul
vale ......., pintar ....... quadradinhos com a cor azul;
como a barra laranja
vale ......., pintar .......... quadradinhos com a cor vermelha
Atividade 4
Como se pode observar nas representações abaixo, a barrinha de número 1 é a única que cabe um número inteiro de vezes em qualquer das outras barrinhas do material.
Como se pode observar nas representações abaixo, a barrinha de número 1 é a única que cabe um número inteiro de vezes em qualquer das outras barrinhas do material.
Atividade 5
Entretanto, existem algumas barrinhas que cabem um número inteiro de vezes em outras.
Vamos, agora, fazer algumas descobertas através de certas combinações:
Entretanto, existem algumas barrinhas que cabem um número inteiro de vezes em outras.
Vamos, agora, fazer algumas descobertas através de certas combinações:
*usar a barrinha de
cor vermelha e procurar outras barrinhas do material onde ela cabe um número
inteiro de vezes.
1×2 = ....... 2×2 = ....... 3×2 = ....... 4×2
= ....... 5×2 = .......
Sugestões de jogos
1. Memorizando a cor das barrinhas
- 4 a 6 participantes
Com as barrinhas de
uma caixa do Material Cuisenaire espalhadas na mesa, um dos participantes fecha
os olhos, pega uma barrinha, segura-a nas costas e a apalpa. Tenta, então,
descobrir a cor da sua barrinha, podendo, se precisar, olhar o material que
está sobre a mesa. Se ele acertar, fica com a barrinha. Se errar, a barrinha
fica refugada. Cada participante, na sua vez, procede da mesma maneira. Ganha
aquele que, ao final, ficar com mais barrinhas.
Observação: Este jogo
pode ser precedido da seguinte atividade: o grupo faz uma escada com as
barrinhas (uma que somente sobe, outra que somente desce ou uma que sobe e
depois desce – o que estaria associado aos conceitos de ordem crescente ou
decrescente). Nesta atividade, os
participantes podem
estar de olhos abertos ou fechados e nomeiam as cores na sequência da escada.
3×2 = ....... 4×2
= ....... 5×2 = .......
2. Batalha
- 2 participantes
Primeiro combina-se o
número de rodadas que serão jogadas. Cada participante coloca parte do material
em uma sacola. O primeiro a jogar põe sobre a mesa uma das barras que tira da
sacola. O outro participante, sem olhar dentro da sua sacola, procura pegar uma
barra que seja do mesmo tamanho da que o seu colega colocou sobre a mesa. Se
acertar, fica com as duas barras, caso contrário, as mesmas ficarão com o
primeiro participante. Em seguida, invertem-se os papéis, que vão se alternando
por tantas rodadas quantas foram combinadas previamente.
Ganha aquele que, ao
final do jogo, ficar com o maior número de barrinhas.
3. Jogo das duplas de barras
- Dois participantes
ou duas duplas de participantes.
Primeiro, combina-se
o número de rodadas que serão jogadas.
- O primeiro
participante coloca uma barrinha de qualquer cor na mesa, por exemplo, a
barrinha laranja. A seguir, o segundo participante descobre uma dupla de
barrinhas que seja de comprimento igual ao da primeira. O primeiro participante
descobre outra dupla diferente da primeira, se houver, e procede da mesma
maneira. Ganha o jogo, quem colocar a última combinação possível. A seguir, o
2º participante reinicia o jogo, pegando uma barrinha de outra cor. Ganha o
jogo aquele que, no final, vencer o maior número de partidas.
4. Jogo das sequências
- de 2 até 6 participantes
Cada participante ganha o mesmo número
de barrinhas e as restantes ficam sobre a mesa.
O primeiro participante propõe um
padrão de sequência com as barrinhas do monte que ficou sobre a mesa.
O participante seguinte coloca uma barrinha
da sequência, o seguinte outra, e assim por diante.
Se algum participante não tiver a
barrinha que segue a sequência, passa a vez de jogar. O jogo termina quando
acabar o monte de um deles ou todos os participantes trancarem.
Cada participante conta o número de barrinhas
que sobrou e registra numa ficha como a que segue:
NOME
|
1° RODADA
|
2° RODADA
|
3° RODADA
|
.....................
|
TOTAL
|
Ganha o participante que totalizar o
menor número de barrinhas.
5. Jogo da tira numérica
Formar filas com 2 barrinhas quaisquer.
Recortar os números de uma tira, cujo modelo será distribuído pela professora,
e escolher aquele que corresponde ao tamanho da fila formada, colocando-o ao lado
da mesma.
Observação: Se as crianças pintarem os
números, verificar se houve
uma relação com a cor das barrinhas
utilizadas nas filas por elas construídas.
6. Baralho Colorido
O Baralho Colorido é constituído de,
no mínimo, 61 cartas. Para confeccioná-lo, recortam-se 30 cartões no tamanho de
cartas de baralho (preferivelmente de papel cartaz que tem um lado de cor parda
e outro de diferentes cores). Do lado A, todos devem ser da mesma cor (a cor
parda, por exemplo) e do lado B, as cartas devem ter as cores das barrinhas do
Material de Cuisenaire, no mínimo, três cartas de cada cor. Confeccionam-se
outras 31 cartas (com papel cartaz bege, por exemplo) com, no mínimo, 3 cartas
de cada um dos números de 1 a 10, e uma outra em branco que, em determinados jogos,
será o “mico” . Com o Baralho Colorido podem ser jogados vários jogos, 13
como Memória, Batalha, Bate-bate, Rouba-monte, Mico, cujas regras estão
descritas no texto do baralho numérico
de 0 a 12.
FACE A FACE B
(papel pardo) (amarelo, azul, verde,
etc...)
(papel bege) ( números ou branca)
Sugestões de fichas didáticas
Ficha 1
Disponibilizar aos alunos o contorno de todas
as barras em uma folha de ofício. Colorir as barrinhas com as cores que elas
têm no Material de Cuisenaire e ligar cada barrinha ao número que lhe é
correspondente:
Ficha 2
a a) Colorir
a escadinha abaixo representada, com as cores do Material de Cuisenaire:
b) Marcar com uma cruz cada uma das
barrinhas que são maiores do que a amarela e menores do que a azul:
c) Marcar corretamente qual o número
de cores que há no Material de Cuisenaire :
8 ( ) 5 ( ) 10 ( ) 7 ( )
d) Desenhar as barrinhas vizinhas da barra
6 e pintá-las com as cores correspondentes.
Bom dia Professora Kassandra. Interesso-me e muito pelo material das atividades: Material Cuisenaire. Deparei-me com seu blog e peço permissão para "copiar" algumas atividades e anexar ao meu trabalho sobre as Barrinhas de Cuisenaire.
ResponderExcluirObrigado pela atenção.
Abraços.
tonhoverdi@gmail.com