sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Sugestão de atividades: Material Cuisenaire


      Na primeira postagem anterior, ofereci  sugestões de atividades, jogos e fichas didáticas, utilizando o Material de Cuisenaire, que se destinam ao conhecimento do Material (relação da cor das barras com seu tamanho e com os números a elas correspondentes) e à etapa de construção do número.

Sugestões de atividades

      Atividade 1
    
    Após uma etapa de Jogo livre, quando o professor observa que as crianças estão percebendo as regularidades do material, podem ser montadas sequências de atividades, a partir das sugestões abaixo – as ordens podem ser dadas oralmente para as crianças.

1. Pegar uma barrinha de cada cor do Material de Cuisenaire.
2. Colocar na mesa essas barras pela ordem de tamanho, da menor até a maior.
3. Dizer a cor da barra menor.
4. Dizer a cor da barra maior.
5. Identificar as cores das barras que são menores do que a amarela.
6. Dizer a cor da barra imediatamente menor do que a amarela.
7. Dizer quais são as barras maiores do que a preta.
8. Identificar a barra imediatamente maior do que a preta.
9. Dizer qual a barra que está entre a verde-escuro e a marrom.
10. Dizer quais as barras que estão entre a amarela e a verde escuro.

     Atividade 2

1. Tomar a barra vermelha e verificar quantas barrinhas brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho da vermelha.
2. Usar a barrinha branca como unidade de medida e dizer quanto vale a barra vermelha.
3. Tomar a barra verde-clara e ver quantas barrinhas brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho da verdeclara.
4. Usar a barrinha branca como unidade de medida e dizer quanto vale a barra verde-clara.
5. Tomar a barra rosa e ver quantas barrinhas brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho da rosa.
6. Usar a barrinha branca como unidade de medida e dizer quanto vale a barra rosa.
7. Usar a barra amarela e ver quantas barrinhas brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho da amarela.
8. Usar a barrinha branca como unidade de medida e dizer quanto vale a barra amarela.

     Atividade 3

Usar uma folha de papel quadriculado e, com lápis da mesma cor das barrinha do Material de Cuisenaire, pintar alguns quadradinhos da seguinte maneira:
como a barra branca vale 1, pintar apenas o contorno de um quadradinho com lápis preto;
como a barra vermelha vale 2, pintar 2 quadradinhos com a cor vermelha;
como a barra verde-clara vale ......., pintar ....... quadradinhos com a cor verde-clara;
como a barra rosa vale ......., pintar ....... quadradinhos com a cor rosa;
como a barra amarela vale ......., pintar ....... quadradinhos com a cor amarela;
como a barra verde-escura vale ......., pintar ....... quadradinhos com a cor verde-escura;
como a barra preta vale ......., pintar ....... quadradinhos com a cor preta;
como a barra marrom vale ......., pintar ....... quadradinhos com a cor vermelha;
como a barra azul vale ......., pintar ....... quadradinhos com a cor azul;
como a barra laranja vale ......., pintar .......... quadradinhos com a cor vermelha

      Atividade 4
      
     Como se pode observar nas representações abaixo, a barrinha de número 1 é a única que cabe um número inteiro de vezes em qualquer das outras barrinhas do material.









       Atividade 5

      Entretanto, existem algumas barrinhas que cabem um número inteiro de vezes em outras.
      Vamos, agora, fazer algumas descobertas através de certas combinações:
*usar a barrinha de cor vermelha e procurar outras barrinhas do material onde ela cabe um número inteiro de vezes.
1×2 = .......        2×2 = .......                  3×2 = .......            4×2 = .......                  5×2 = .......


Sugestões de jogos

        1. Memorizando a cor das barrinhas

- 4 a 6 participantes
Com as barrinhas de uma caixa do Material Cuisenaire espalhadas na mesa, um dos participantes fecha os olhos, pega uma barrinha, segura-a nas costas e a apalpa. Tenta, então, descobrir a cor da sua barrinha, podendo, se precisar, olhar o material que está sobre a mesa. Se ele acertar, fica com a barrinha. Se errar, a barrinha fica refugada. Cada participante, na sua vez, procede da mesma maneira. Ganha aquele que, ao final, ficar com mais barrinhas.
Observação: Este jogo pode ser precedido da seguinte atividade: o grupo faz uma escada com as barrinhas (uma que somente sobe, outra que somente desce ou uma que sobe e depois desce – o que estaria associado aos conceitos de ordem crescente ou decrescente). Nesta atividade, os
participantes podem estar de olhos abertos ou fechados e nomeiam as cores na sequência da escada.
3×2 = .......             4×2 = .......           5×2 = .......

        2. Batalha

- 2 participantes
Primeiro combina-se o número de rodadas que serão jogadas. Cada participante coloca parte do material em uma sacola. O primeiro a jogar põe sobre a mesa uma das barras que tira da sacola. O outro participante, sem olhar dentro da sua sacola, procura pegar uma barra que seja do mesmo tamanho da que o seu colega colocou sobre a mesa. Se acertar, fica com as duas barras, caso contrário, as mesmas ficarão com o primeiro participante. Em seguida, invertem-se os papéis, que vão se alternando por tantas rodadas quantas foram combinadas previamente.
Ganha aquele que, ao final do jogo, ficar com o maior número de barrinhas.

        3. Jogo das duplas de barras

- Dois participantes ou duas duplas de participantes.
Primeiro, combina-se o número de rodadas que serão jogadas.
- O primeiro participante coloca uma barrinha de qualquer cor na mesa, por exemplo, a barrinha laranja. A seguir, o segundo participante descobre uma dupla de barrinhas que seja de comprimento igual ao da primeira. O primeiro participante descobre outra dupla diferente da primeira, se houver, e procede da mesma maneira. Ganha o jogo, quem colocar a última combinação possível. A seguir, o 2º participante reinicia o jogo, pegando uma barrinha de outra cor. Ganha o jogo aquele que, no final, vencer o maior número de partidas.

        4. Jogo das sequências

- de 2 até 6 participantes
Cada participante ganha o mesmo número de barrinhas e as restantes ficam sobre a mesa.
O primeiro participante propõe um padrão de sequência com as barrinhas do monte que ficou sobre a mesa.
O participante seguinte coloca uma barrinha da sequência, o seguinte outra, e assim por diante.
Se algum participante não tiver a barrinha que segue a sequência, passa a vez de jogar. O jogo termina quando acabar o monte de um deles ou todos os participantes trancarem.
Cada participante conta o número de barrinhas que sobrou e registra numa ficha como a que segue:
NOME
1° RODADA
2° RODADA
3° RODADA
.....................
TOTAL













Ganha o participante que totalizar o menor número de barrinhas.
       
        5. Jogo da tira numérica

Formar filas com 2 barrinhas quaisquer. Recortar os números de uma tira, cujo modelo será distribuído pela professora, e escolher aquele que corresponde ao tamanho da fila formada, colocando-o ao lado da mesma.
Observação: Se as crianças pintarem os números, verificar se houve
uma relação com a cor das barrinhas utilizadas nas filas por elas construídas.

        6. Baralho Colorido

O Baralho Colorido é constituído de, no mínimo, 61 cartas. Para confeccioná-lo, recortam-se 30 cartões no tamanho de cartas de baralho (preferivelmente de papel cartaz que tem um lado de cor parda e outro de diferentes cores). Do lado A, todos devem ser da mesma cor (a cor parda, por exemplo) e do lado B, as cartas devem ter as cores das barrinhas do Material de Cuisenaire, no mínimo, três cartas de cada cor. Confeccionam-se outras 31 cartas (com papel cartaz bege, por exemplo) com, no mínimo, 3 cartas de cada um dos números de 1 a 10, e uma outra em branco que, em determinados jogos, será o “mico” . Com o Baralho Colorido podem ser jogados vários jogos, 13 como Memória, Batalha, Bate-bate, Rouba-monte, Mico, cujas regras estão
descritas no texto do baralho numérico de 0 a 12.

FACE A                                                        FACE B
(papel pardo)                                     (amarelo, azul, verde, etc...)

(papel bege)                                        ( números ou branca)

Sugestões de fichas didáticas

Ficha 1
 Disponibilizar aos alunos o contorno de todas as barras em uma folha de ofício. Colorir as barrinhas com as cores que elas têm no Material de Cuisenaire e ligar cada barrinha ao número que lhe é correspondente:

Ficha 2
a  a)    Colorir a escadinha abaixo representada, com as cores do Material de Cuisenaire:



 


b) Marcar com uma cruz cada uma das barrinhas que são maiores do que a amarela e menores do que a azul:
c) Marcar corretamente qual o número de cores que há no Material de Cuisenaire :
8 ( ) 5 ( ) 10 ( ) 7 ( )


d) Desenhar as barrinhas vizinhas da barra 6 e pintá-las com as cores correspondentes.

Um comentário:

  1. Bom dia Professora Kassandra. Interesso-me e muito pelo material das atividades: Material Cuisenaire. Deparei-me com seu blog e peço permissão para "copiar" algumas atividades e anexar ao meu trabalho sobre as Barrinhas de Cuisenaire.
    Obrigado pela atenção.
    Abraços.
    tonhoverdi@gmail.com

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