domingo, 31 de março de 2019





OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Compreendendo a ludicidade como uma necessidade do ser humano em qualquer idade. No decorrer do estágio, organizou-se o projeto com diferentes jogos e brincadeiras que pudessem contribuir para o processo de ensino aprendizagem.
Somando-se a essa necessidade, consultou-se diferentes documentos e legislação que pudessem dar um embasamento teórico ao trabalho desenvolvido na escola. Como o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil-RCNEI (BRASIL, 1998, p. 23) “Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagem orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal [...]”.
Acredita-se que na alfabetização, o educar não se limita em passar informações ou mostrar apenas um caminho, mas sim, propiciar aos alunos, diferentes instrumentos para que eles possam encontrar um caminho para aprender.
A construção dos jogos e brinquedos foi desenvolvida de forma coletiva, buscando a interação e o desenvolvimento das crianças. Segundo ISCHKANIAN (2013, p.05):

A introdução de jogos e atividades lúdicas no cotidiano escolar é muito importante devido à influência que os mesmos exercem frente aos alunos, pois quando eles estão envolvidos emocionalmente na ação, torna-se mais fácil e dinâmico o processo de ensino aprendizagem. O lúdico enquanto recurso pedagógico na aprendizagem deve ser encarado de forma séria, competente e responsável. Os jogos, as brincadeiras e os brinquedos, quando usado de maneira correta, poderão oportunizar ao educador e ao educando, importantes momentos de aprendizagem em múltiplos aspectos.

Evidenciou-se no estágio, que os alunos se mostraram motivados no decorrer das atividades que envolviam jogos e brincadeiras. Tanto jogando, brincando, como também colaborando para que os outros colegas compreendessem as regras do jogo ou das brincadeiras. Foram desenvolvidos jogos de quebra-cabeça, caça-palavras, com fantoches e máscaras, danças, entre outras atividades.




Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998, volume: 1 e 2.
 BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/Secretaria de Educação Básica-Brasília: MEC, SEB, 2010.
ISCHKANIAN, Simone Helen Drumond. O Significado do Jogo, Brincadeira e do Brinquedo no Desenvolvimento e Formação da criança na Educação Infantil. (2013) Disponível em: Acesso em: 12 de dezembro de 2016.


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