quinta-feira, 28 de março de 2019





A FORMAÇÃO DO JOVEM LEITOR

Não se pode tratar de educação nas séries iniciais sem mencionar a formação dos jovens leitores, visto que, o ato de ler implica a interação. E essa se envolve diretamente com a aprendizagem, pois ao lerem, os alunos adentram ao mundo da imaginação, contam histórias para os colegas e se constroem historicamente com as trocas.
Filipouski e Marchi (2009, p.10-11) explicam que:

As atividades de leitura, desde as primeiras etapas escolares, visam ao desenvolvimento de competências que permitam compreender o texto como manifestação de um ponto de vista autoral, assumido a partir do contexto histórico. Pretendem também colocar o aluno em relação com o ponto de vista e o conjunto de valores expresso no texto.

Considerando esses aspectos citados, a leitura permite o desenvolvimento do aluno, construir-se historicamente, condiz com a interação com outras ideias e outros saberes. Fazer uma leitura individual ou em grupo e depois compartilhá-la com os colegas permite diferentes formas de aprendizagem.
No decorrer do estágio com a turma foi oportunizado diferentes momentos para a leitura. Os alunos fizeram leitura individual e em grupo, depois compartilhavam com os colegas. Também foi organizado a hora do conto, em que eles prestavam a atenção na história contada pela professora, depois faziam perguntas sobre o tema do livro.
Além, a fim de fazer uma abordagem interdisciplinar, os alunos fizeram desenhos das histórias, cartazes, máscaras e brincadeiras.
Durante o estágio os alunos do 1° ano também desfrutaram de um período semanal dedicado a leitura. A professora planejava e oferecia diferentes situações que envolvessem leitura, familiarizando os com a prática e fomentando o gosto deles pela mesma. Os benefícios foram notáveis, pois os alunos enriqueceram o seu vocabulário, bem como a leitura e escrita, no processo de alfabetização e letramento.
Entre as atividades realizadas pelos alunos nesse período destinado a leitura estavam a hora do conto, dramatização, brincadeiras, curiosidades, músicas, registros etc. Todas essas atividades foram realizadas pelos alunos, desenvolvendo autonomia e o trabalho em equipe, tornando os cada vez mais pro ativos no ensino aprendizagem

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FILIPOUSKI, Ana Mariza Ribeiro; MARCHI, Diana Maria. A formação do jovem leitor: temas e gêneros da Literatura. Erechim, RS: Edelbra, 2009

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