A
FORMAÇÃO DO JOVEM LEITOR
Não se pode tratar de educação
nas séries iniciais sem mencionar a formação dos jovens leitores, visto que, o
ato de ler implica a interação. E essa se envolve diretamente com a
aprendizagem, pois ao lerem, os alunos adentram ao mundo da imaginação, contam
histórias para os colegas e se constroem historicamente com as trocas.
Filipouski e Marchi (2009,
p.10-11) explicam que:
As atividades de
leitura, desde as primeiras etapas escolares, visam ao desenvolvimento de
competências que permitam compreender o texto como manifestação de um ponto de
vista autoral, assumido a partir do contexto histórico. Pretendem também
colocar o aluno em relação com o ponto de vista e o conjunto de valores
expresso no texto.
Considerando esses aspectos
citados, a leitura permite o desenvolvimento do aluno, construir-se
historicamente, condiz com a interação com outras ideias e outros saberes.
Fazer uma leitura individual ou em grupo e depois compartilhá-la com os colegas
permite diferentes formas de aprendizagem.
No decorrer do estágio com a
turma foi oportunizado diferentes momentos para a leitura. Os alunos fizeram
leitura individual e em grupo, depois compartilhavam com os colegas. Também foi
organizado a hora do conto, em que eles prestavam a atenção na história contada
pela professora, depois faziam perguntas sobre o tema do livro.
Além, a fim de fazer uma
abordagem interdisciplinar, os alunos fizeram desenhos das histórias, cartazes,
máscaras e brincadeiras.
Durante o estágio os alunos do 1° ano
também desfrutaram de um período semanal dedicado a leitura. A
professora planejava e oferecia diferentes situações que envolvessem leitura,
familiarizando os com a prática e fomentando o gosto deles pela mesma. Os
benefícios foram notáveis, pois os alunos enriqueceram o seu vocabulário, bem como
a leitura e escrita, no processo de alfabetização e letramento.
Entre as atividades
realizadas pelos alunos nesse período destinado a leitura estavam a hora do
conto, dramatização, brincadeiras, curiosidades, músicas, registros etc. Todas
essas atividades foram realizadas pelos alunos, desenvolvendo autonomia e o
trabalho em equipe, tornando os cada vez mais pro ativos no ensino aprendizagem
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FILIPOUSKI,
Ana Mariza Ribeiro; MARCHI, Diana Maria. A formação do jovem leitor: temas e
gêneros da Literatura. Erechim, RS: Edelbra, 2009
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