EDUCAÇÃO
AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS
O projeto desenvolvido no decorrer do estágio surgiu a partir da
necessidade de acrescentar novas vivências sociais, possibilitando a construção
de conhecimento sobre os animais, seu habitat, suas características peculiares
e coletivas, alimentação, locomoção, reprodução, etc. Uma gama de
especificidades que traz conhecimentos pertinentes ao mundo atual.
Diante de inúmeros acontecimentos que vêm destruindo o meio ambiente,
a fauna e a flora, tratar sobre os animais e cuidado que devemos ter com eles,
torna-se essencial. Além disso, se tratarmos desse assunto com alunos das
séries inicias, sensibilizando-os desde a mais tenra idade. Na idade adulta,
acredita-se que haverá mais chances de uma conscientização maior.
Nesse sentido, objetivo geral do projeto foi reconhecer a importância
dos animais e suas interdependências a outras espécies, como princípio
fundamental de cuidado e respeito com o meio ambiente.
Compreende-se que a educação ambiental é uma das peças chave para a
aquisição de valores e de uma nova visão de mundo, pautada na reflexão
ambiental e valorização do ser em sua subjetividade e coletividade (TELES e
OLIVEIRA, 2015).
No decorrer das atividades buscou-se fazer um trabalho
interdisciplinar, com conteúdo que os fizessem refletir sobre o que é a
natureza?, por que ela é importante para todos nós? Assim como, o que são seres
vivos e não-vivos?
Na espontaneidade, os alunos começaram a interagir e pensar sobre
esses temas. Além disso, eles jogaram um quebra-cabeça sobre os animais, o que
possibilitou a eles o reconhecimento de letras e palavras.
Portanto, acredita-se que a consciência ambiental deve ser despertada
desde a infância, os professores devem participar como mediadores do
conhecimento e proporcionar a eles o crescimento a partir da interação com os
outros colegas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário