ALFABETIZAÇÃO
E LETRAMENTO
Discorrer sobre a
alfabetização e letramento requer que se compreenda a diferenciação existente
nesses dois processos. Enquanto aquela objetiva desenvolver a habilidade de ler
e escrever. O letramento desenvolve o uso competente da leitura e da escrita
como práticas sociais.
Compreende-se que o aluno
alfabetizado sabe codificar e decodificar o sistema de escrita. No entanto,
indo além, o aluno letrado é capaz de dominar a linguagem no seu cotidiano, nos
mais diferentes contextos.
No decorrer do estágio, as
atividades proporcionaram trabalhar os dois processos. Através dos jogos com
letras houve o reforço no reconhecimento dessas, assim como, os alunos montaram
os nomes dos animais relacionando-os com as figuras correspondentes a esses. As
atividades com os números contribuíram para que os alunos os reconhecessem e
associassem a contagem de objetos.
Tratando-se do letramento,
inúmeras atividades contribuíram para que os alunos interagissem entre eles e
conversassem sobre os temas apresentados, tais como: sobre a importância dos
animais, atitudes a serem tomadas para preservar o meio ambiente, bem como o
reconhecimento do habitat, da alimentação, do cuidado que se deve ter com os
animais domésticos, assim como eles conheceram, embora por figuras animais em
extinção. Outro momento que proporcionou atividades de letramento corresponde à
hora do conto e leitura para os colegas. Destaca-se que após cada leitura, os
alunos deveriam comentar sobre o que entenderam sobre o livro, apresentando a
sua interpretação.
Há de se mencionar que o
trabalho do professor é orientar a criança para que ela aprenda a ler e
escrever convivendo com práticas reais de leitura e escrita. Para Freire
(2001), aprender a ler e a escrever é aprender a ler o mundo. Assim, não se
podem dissociar esses dois processos, eles se interdependem, Uma pessoa pode
ser alfabetizada e não letrada ou vive-versa. Cabe aos docentes criarem
condições para que os contextos onde se desenvolvem as atividades estejam de
acordo com a realidade do aluno, proporcionando que ele possa ler o mundo em
sua volta, interaja socialmente e construa caminhos para se desenvolver como
sujeito de sua própria história.
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