domingo, 31 de março de 2019

Estágio


ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Discorrer sobre a alfabetização e letramento requer que se compreenda a diferenciação existente nesses dois processos. Enquanto aquela objetiva desenvolver a habilidade de ler e escrever. O letramento desenvolve o uso competente da leitura e da escrita como práticas sociais.
Compreende-se que o aluno alfabetizado sabe codificar e decodificar o sistema de escrita. No entanto, indo além, o aluno letrado é capaz de dominar a linguagem no seu cotidiano, nos mais diferentes contextos.
No decorrer do estágio, as atividades proporcionaram trabalhar os dois processos. Através dos jogos com letras houve o reforço no reconhecimento dessas, assim como, os alunos montaram os nomes dos animais relacionando-os com as figuras correspondentes a esses. As atividades com os números contribuíram para que os alunos os reconhecessem e associassem a contagem de objetos.
Tratando-se do letramento, inúmeras atividades contribuíram para que os alunos interagissem entre eles e conversassem sobre os temas apresentados, tais como: sobre a importância dos animais, atitudes a serem tomadas para preservar o meio ambiente, bem como o reconhecimento do habitat, da alimentação, do cuidado que se deve ter com os animais domésticos, assim como eles conheceram, embora por figuras animais em extinção. Outro momento que proporcionou atividades de letramento corresponde à hora do conto e leitura para os colegas. Destaca-se que após cada leitura, os alunos deveriam comentar sobre o que entenderam sobre o livro, apresentando a sua interpretação.
Há de se mencionar que o trabalho do professor é orientar a criança para que ela aprenda a ler e escrever convivendo com práticas reais de leitura e escrita. Para Freire (2001), aprender a ler e a escrever é aprender a ler o mundo. Assim, não se podem dissociar esses dois processos, eles se interdependem, Uma pessoa pode ser alfabetizada e não letrada ou vive-versa. Cabe aos docentes criarem condições para que os contextos onde se desenvolvem as atividades estejam de acordo com a realidade do aluno, proporcionando que ele possa ler o mundo em sua volta, interaja socialmente e construa caminhos para se desenvolver como sujeito de sua própria história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário