Geração
High Tech
Na contemporaneidade, observa-se que as crianças e os
adolescentes fazem uso de diferentes tecnologias, smartphones, notebooks, tablets, entre outros, ou seja, são uma
geração que já nasceram em um período em que o acesso as redes sociais, por
exemplo, é bastante natural para eles.
Segundo o Centro de Regional de Estudos (Cetic.br), de oito
em cada dez crianças e adolescentes tem acesso à internet no Brasil. Segundo a
pesquisa TIC Kids Online Brasil 2017, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet
no Brasil (CGl.br), 85% das pessoas entre 9 e 17 anos podem acessar a rede,
número que era de 82% em 2016. O meio de acesso utilizado foram os dispositivos
móveis, 93%, valor que era de apenas 21% há cinco anos, o que mostra a
popularização desses dispositivos.
Nesse sentido, ao chegarem à escola, deparam-se com uma
realidade bem diferente, o ensino ainda encontra-se arraigado a um modelo
tradicional, com o professor sendo o único a transmitir o conhecimento, a fonte
do saber.
Dessa forma, com o acesso às novas tecnologias, percebe-se
que há necessidade do professor adequar-se aos novos tempos. Não se trata de desmerecer
o trabalho desse profissional, pois ele sempre será peça fundamental no
ambiente escolar, mas se trata de utilizar novas tecnologias em seu
planejamento, para que assim, possa se aproximar mais dos estudantes, organizar
projetos de pesquisas e direcionar seus alunos no caminho do conhecimento.
De acordo com Karnal, as redes sociais, tão utilizadas
ultimamente, causaram um impacto na vida das pessoas. Mais ainda, essa geração
de adolescentes nasceu na era digital e utiliza diferentes equipamentos com
maestria, e por mais que teimemos em acreditar que eles não se comunicam, as
crianças e os adolescentes se comunicam muito entre eles, seja com aqueles que
estão por perto, quanto com pessoas de longe, de outros países.
Sendo assim, nota-se que o papel do professor também vem se
transformando, passando a ser mediador do conhecimento. Há de se mencionar
ainda, o papel das instituições escolares, que devem proporcionar formação
continuada aos docentes para que assim, possam acompanhar essa geração high
tech, proporcionando-lhes alternativas adequadas para a utilização das novas
tecnologias voltadas para a educação.
Referências
AUTRAN,
Felipe. Oito em cada dez crianças e
adolescentes tem acesso à internet, 2018. Disponível em: www.tecmundo.com.br Acesso em: 02 de fev.
de 2019.
Vídeo:
Leandro Karnal no Ponto a Ponto. O
impacto das redes sociais na vida das pessoas. Site: htpps: //www. youtube.com/watch?time-continue=2&crlhoz7IVeY
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