sábado, 23 de março de 2019

Geração High Tech


Geração High Tech

Na contemporaneidade, observa-se que as crianças e os adolescentes fazem uso de diferentes tecnologias, smartphones, notebooks, tablets, entre outros, ou seja, são uma geração que já nasceram em um período em que o acesso as redes sociais, por exemplo, é bastante natural para eles.
Segundo o Centro de Regional de Estudos (Cetic.br), de oito em cada dez crianças e adolescentes tem acesso à internet no Brasil. Segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2017, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGl.br), 85% das pessoas entre 9 e 17 anos podem acessar a rede, número que era de 82% em 2016. O meio de acesso utilizado foram os dispositivos móveis, 93%, valor que era de apenas 21% há cinco anos, o que mostra a popularização desses dispositivos.
Nesse sentido, ao chegarem à escola, deparam-se com uma realidade bem diferente, o ensino ainda encontra-se arraigado a um modelo tradicional, com o professor sendo o único a transmitir o conhecimento, a fonte do saber.
Dessa forma, com o acesso às novas tecnologias, percebe-se que há necessidade do professor adequar-se aos novos tempos. Não se trata de desmerecer o trabalho desse profissional, pois ele sempre será peça fundamental no ambiente escolar, mas se trata de utilizar novas tecnologias em seu planejamento, para que assim, possa se aproximar mais dos estudantes, organizar projetos de pesquisas e direcionar seus alunos no caminho do conhecimento.
De acordo com Karnal, as redes sociais, tão utilizadas ultimamente, causaram um impacto na vida das pessoas. Mais ainda, essa geração de adolescentes nasceu na era digital e utiliza diferentes equipamentos com maestria, e por mais que teimemos em acreditar que eles não se comunicam, as crianças e os adolescentes se comunicam muito entre eles, seja com aqueles que estão por perto, quanto com pessoas de longe, de outros países.
Sendo assim, nota-se que o papel do professor também vem se transformando, passando a ser mediador do conhecimento. Há de se mencionar ainda, o papel das instituições escolares, que devem proporcionar formação continuada aos docentes para que assim, possam acompanhar essa geração high tech, proporcionando-lhes alternativas adequadas para a utilização das novas tecnologias voltadas para a educação.

Referências
AUTRAN, Felipe. Oito em cada dez crianças e adolescentes tem acesso à internet, 2018. Disponível em: www.tecmundo.com.br Acesso em: 02 de fev. de 2019.

Vídeo: Leandro Karnal no Ponto a Ponto. O impacto das redes sociais na vida das pessoas. Site: htpps: //www. youtube.com/watch?time-continue=2&crlhoz7IVeY

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