domingo, 31 de março de 2019


AVALIAÇÃO NO DECORRER DO ESTÁGIO

Tratar sobre avaliação se torna uma tarefa bastante complexa se o professor não tiver os seus critérios definidos a priori, ou seja, antes das atividades práticas que pretende realizar com os alunos.
 Nesse sentido, antes da aplicação das atividades do projeto de estágio, busquei definir de que forma os alunos seriam avaliados. Através de leituras e anotações, organizei os critérios. Entre eles cito: teste de nível, a participação do aluno, a cooperação e a colaboração para o desenvolvimento das atividades.
Considerando o primeiro critério, ao observar a não participação do aluno, buscava uma maior aproximação a partir do diálogo, para compreender o porquê do não envolvimento. Por acreditar em uma educação mais humanizada, creio que o diálogo e o carinho com os alunos que não se envolvem nas propostas pedagógicas, contribuem para motivá-los no decorrer das aulas.
Além da visão mais humanizada da educação, isso também na questão da avaliação. Cabe mencionar a abordagem qualitativa ao processo avaliativo, ou seja, não há como medir, somar ou dividir notas, sendo que a aprendizagem dos alunos é uma constante.
Somando-se a isso, cada aluno possui o seu tempo e seu desenvolvimento. Conhecendo o aluno, o professor pode trazer para todos novos conhecimentos e direcionar os projetos de forma a oportunizar diferentes tarefas, tais como: jogos, colagens, leitura, teatro, leitura e escrita.
Com o planejamento das aulas, as tarefas são organizadas, e a avaliação pode ser contínua e diária. Ainda, podem-se considerar as múltiplas inteligências, um aluno pode se destacar na música, outro na leitura e comunicação. Assim, cabe ao professor conhecer os seus alunos, inventando e reinventando as atividades para encantá-los e, consequentemente, avaliá-los, pois a avaliação faz parte do processo de aprendizagem, e também, pode ser reinventada diariamente.



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