AVALIAÇÃO NO DECORRER DO ESTÁGIO
Tratar
sobre avaliação se torna uma tarefa bastante complexa se o professor não tiver
os seus critérios definidos a priori, ou seja, antes das atividades práticas que
pretende realizar com os alunos.
Nesse sentido, antes da aplicação das
atividades do projeto de estágio, busquei definir de que forma os alunos seriam
avaliados. Através de leituras e anotações, organizei os critérios. Entre eles
cito: teste de nível, a participação do aluno, a cooperação e a colaboração
para o desenvolvimento das atividades.
Considerando
o primeiro critério, ao observar a não participação do aluno, buscava uma maior
aproximação a partir do diálogo, para compreender o porquê do não envolvimento.
Por acreditar em uma educação mais humanizada, creio que o diálogo e o carinho
com os alunos que não se envolvem nas propostas pedagógicas, contribuem para
motivá-los no decorrer das aulas.
Além
da visão mais humanizada da educação, isso também na questão da avaliação. Cabe
mencionar a abordagem qualitativa ao processo avaliativo, ou seja, não há como
medir, somar ou dividir notas, sendo que a aprendizagem dos alunos é uma
constante.
Somando-se
a isso, cada aluno possui o seu tempo e seu desenvolvimento. Conhecendo o
aluno, o professor pode trazer para todos novos conhecimentos e direcionar os
projetos de forma a oportunizar diferentes tarefas, tais como: jogos, colagens,
leitura, teatro, leitura e escrita.
Com o
planejamento das aulas, as tarefas são organizadas, e a avaliação pode ser
contínua e diária. Ainda, podem-se considerar as múltiplas inteligências, um
aluno pode se destacar na música, outro na leitura e comunicação. Assim, cabe
ao professor conhecer os seus alunos, inventando e reinventando as atividades
para encantá-los e, consequentemente, avaliá-los, pois a avaliação faz parte do
processo de aprendizagem, e também, pode ser reinventada diariamente.
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