sexta-feira, 29 de março de 2019



                     Relembrando a Interdisciplina de Corporeidade

        O Primeiro texto do meu blog que revisitei foi o intitulado “Reflexão sobre a Corporeidade que nos cerca e que nos habita”, que abordou importantes reflexões a partir da leitura realizada “Corporeidade: Uma Complexa Trama Transdisciplinar”.O texto nos faz parar para pensar em relação a ideia de que corpo e mente são dependentes um do outro, são um só conjunto e devem desenvolver-se gradativamente, lado a lado, complementando-se uma a outra, fazendo com que a aprendizagem aconteça por completo, de forma integral e não fragmentada, como ainda é realizada em muitas escolas da sociedade atual.

        Pensando na ideia principal, devemos trabalhar com o nosso aluno de maneira integral, envolvendo o corpo e a mente, já que os mesmos estão continuamente interligados pelos processos contidos em nosso organismo, é necessária e válido que nos lembremos que o indivíduo se comunica com o outro e com o mundo que o cerca a partir de diferentes linguagens, de diferentes formas a partir do seu corpo.

        Portanto, o ensino-aprendizagem precisa ser pensado, compreendido, entendido como desenvolvimento de competências e habilidades que vão sendo aperfeiçoadas ao longo das vivencias.

       No meu estágio não foi diferente, pensei e planejei constantemente, atividades desafiadoras e que surpreende se os docentes, motivando os a participar e interagir com o grupo criando conexões entre os conhecimentos adquiridos e utilizados nos momentos significativos de aprendizagens. Fiz uso de atividades que envolvessem movimentos combinatórios tanto do corpo como da mente, já que são um só, ofertando situações reais de desenvolvimento da corporeidade dos alunos.

Segue o link da postagem no blog: https://kasandra280386.blogspot.com/2015/08/


Referências:






Nenhum comentário:

Postar um comentário